Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Equipamentos Tyrolit realizaram cortes em estruturas com dimensões diferenciadas

Na maior obra de demolição controlada da América Latina, cortadoras, perfuratrizes e fios diamantados contribuíram para que funcionamento da estação de metrô não fosse impedido.

Na maior obra de demolição controlada da América Latina, cortadoras, perfuratrizes e fios diamantados contribuíram para manter a estação de metrô em operação.

Estudo de Caso: Equipamentos Tyrolit / Linha 4 do metrô de São Paulo.

Equipamentos Tyrolit realizaram cortes em estruturas com dimensões diferenciadas

Proprietário da obra: Cia do metropolitano – Metrô.
Contratante: Consórcio Via Amarela.
Local da obra: Linha 4 do metrô de São Paulo.
Data da obra: Início: 2006 – Término: ainda em finalização.
Fornecedor – Tyrolit.
Nome do Produto – Equipamentos Tyrolit.

DESCRIÇÃO DO LUGAR

A obra foi realizada na Linha 4 do metrô de São Paulo. Este trecho vai do pátio Vila Sônia (zona sul) até o poço João Teodoro (centro). A primeira estação é a Morumbi e a última é a Luz. Iniciada em 2006, a obra está em fase de conclusão.

DESAFIO

A fase de demolição da obra, que se iniciou em 2008, necessitava de equipamentos que suportassem situações de trabalho adversas e que realizassem grandes profundidades de cortes nos elementos estruturais. “As lajes tinham 1,0 m de espessura; os pilares apresentavam 1,20 m de diâmetro e 6,0 m de altura; e as vigas possuíam 1,60 x 1,0 x 10,0 m de comprimento. É preciso enfatizar que essas dimensões são totalmente diferenciadas”, afirmou Josias Oliveira, da Eco Demolições, empresa que realizou a obra.

Os equipamentos também precisavam ser confiáveis, resistentes e com alta produtividade, pois a obra exigia deles um funcionamento praticamente permanente.

SOLUÇÃO

A construção utilizou 100% os equipamentos Tyrolit, entre máquinas e insumos (cortadoras, perfuratrizes e fio diamantado). Para Oliveira, os produtos permitiram uma execução mais fácil, gastando-se menos tempo e dinheiro. “O fio diamantado BS-421 foi uma excelente alternativa no que diz respeito à relação custo beneficio. Já as perfuratrizes (com motor dk32) merecem uma medalha de esforço e perseverança, pois suportaram situações de trabalho muito adversas e que exigiram o máximo de cada equipamento”, afirmou.

Os equipamentos da Tyrolit contribuíram para que a demolição rodasse em 3 turnos, não impedindo o funcionamento da estação. Outro ponto importante da demolição ocorreu na estação Luz, onde, além das aberturas para o tatusão, foram feitos muitos cortes para integrar a estação de metrô à estação CPTM. “Executamos o corte de estruturas de concreto através de disco ou fio diamantado em praticamente todas as estações e poços de ventilação. Portanto, esta é a maior obra de demolição controlada da América latina. Foram mais de 2 km de fios diamantados, responsáveis pelo corte de cerca de 3 mil m² de estruturas”, concluiu Josias.

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

A Tyrolit possui uma linha de equipamentos para construção civil que se destaca pela excelente qualidade, durabilidade e eficiente desempenho durante a sua aplicação. São brocas, discos diamantados, perfuratrizes e máquinas de corte que proporcionam simplicidade de manutenção, confiabilidade e segurança em seu manuseio.

Os produtos possuem diferentes aplicações, tais como: extração de corpos cilíndricos de concreto em aplicações de demolições controladas, abertura de passagens de tubulações de água, esgoto, refrigeração, elétrica, caracterização de resistência de concreto por ruptura dos corpos, furação para ancoragem de barras para arranques de pilares e ancoragem, operações de cortes de junta de dilatação, aberturas de canais de drenagem, cortes de pisos industriais, cortes de pavimentos asfálticos, reparos em rodovias, cortes e furos e prestadores de serviços em geral.

Veja mais produtos da Tyrolit disponíveis no Canal de Especificação Online

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Perfuratriz DME22SU**

Download de catálogo

Perfuratriz DME20PW*** e DME20PU***

Download de catálogo

Perfuratriz DME24MW*** e DME24UW***

Download de catálogo

Perfuratriz DME33MW*** e DME33UW***

Estudos de Casos

Informativos Técnicos