Em Itupeva, a 60 km da capital paulista, há um galpão industrial de 9 mil m² para locação. Ele está inserido em uma região que contempla um dos maiores pólos empresariais do país e fica próximo às cidades interioranas de Jundiaí e Campinas.
Implantado em um terreno que supera 32 mil m², com 12,5 mil m² de área construída, o partido abrange, além da área fabril, escritórios, vestiários, cabine primária, portaria, edifícios de suporte com salas multiuso, áreas de lazer (churrasqueira e campo de futebol) e amplo estacionamento para carros e caminhões.
Após o inquilino deixar o local, detectou-se a necessidade de fazer uma revitalização de todo o complexo, visando além da manutenção corretiva e preventiva, a completa modernização do empreendimento.
“No início nossa intenção era apenas resolver os problemas mais críticos, como os grandes vazamentos existentes no local, mesmo em período de chuva moderada. A alta temperatura interna em dias muito quentes também era uma adversidade. Assim, observamos que o custo-benefício seria maior a longo prazo se realizássemos uma intervenção completa. A reforma foi realizada com um conjunto de produtos capaz de recuperar desde os painéis do lado externo, com limpeza, reparação e preparação da superfície e pintura, até as telhas, muito desgastadas – algumas quebradas e trincadas, com parafusos frouxos, sem nenhuma calafetação”, detalha Luiz Henrique Ferrari, responsável pela área comercial da MFX2 Participações e Empreendimentos, empresa proprietária do galpão.
A Wurth permitiu à obra ter acesso a um pacote completo de produtos que atendeu todas as necessidades de intervenções, dispensando a necessidade de envolver outros fornecedores. Entre as soluções disponibilizadas, destaca-se o revestimento Isotérmic.
“Sobre a escolha do Isotérmic, nós queríamos um produto que atuasse tanto na impermeabilização, quanto na climatização, além do fator estético proporcionado pela cobertura branca. Pouco tempo após a reforma ocorreram fortes chuvas, comprovando a excelente estanqueidade do telhado. Com relação ao conforto térmico, as primeiras medições mostraram uma média de, pelo menos, 12°C a menos, em comparação a dias com temperatura similar, antes da aplicação. Isso proporciona um aumento de produtividade e maior aproveitamento do espaço físico”, destaca Luiz.
Essa etapa da obra (revitalização da cobertura) durou aproximadamente 90 dias. Após a preparação da superfície e calafetação dos parafusos e juntas, que é a parte mais demorada, foram necessários cerca de três a quatro semanas para a aplicação do revestimento.
Ainda de acordo com Luiz, os componentes foram de fácil aplicação. Sem contratempos relacionados aos materiais, a redução na temperatura superou as expectativas do projeto.
“A experiência foi bastante positiva. Todas as nossas necessidades foram atendidas e a equipe de assistência técnica da Wurth sempre esteve à disposição para ajudar nossos colaboradores, tanto através de visitas técnicas (rotineiras, mas bastante importantes), quanto de contatos telefônicos a qualquer hora do dia. Os produtos foram entregues conforme a data estipulada e sempre que houve a necessidade de algum produto ou informação extra, a entrega ocorreu com rapidez e agilidade, sem comprometer nosso cronograma”, conclui.
• Revestimento Isotérmic
• Manta asfáltica
• Poliuretano (PU) para vedações e calafetações
• Removedor e convertedor de ferrugem
• Detergentes apropriados para limpeza e preparação da superfície
• Tela de poliéster para reforço de vedação