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Espargidores De Asfalto
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Espargidores de asfalto

O espargidor de asfalto é um veículo especial cuja função é imprimar a pista de ruas e rodovias no processo de pavimentação. Também é utilizado para imprimação de quadras e estacionamentos e para operações"tapa-buraco". A imprimação é feita após a execução da camada de base. Essa espécie de caminhão possui um tanque com emulsão asfáltica à base de petróleo com ou sem polímeros.

O espargidor de asfalto pode ser manual, eletrônico ou pneumático. No manual, um operador controla a vazão da aspersão do material e a velocidade do caminhão (fundamental para o sucesso da aplicação) da mesa espargidora, que fica na parte de trás do veículo. Esse tipo possui um tacômetro, que direciona a rotação da bomba. O operador insere a rotação calculada pelo fiscal da obra e o motorista dirige e controla os níveis do tacômetro.

No espargidor de asfalto eletrônico, a barra ou caneta espargidora, que fica na parte posterior do veículo, pode ser acionada por controle remoto e controlada por GPS (algumas máquinas possuem os dois tipos de aspersão: barra e caneta). Nesse modelo, o operador apenas acompanha, de dentro da cabine, as informações mostradas num painel lógico programado (PLC), que é ligado a uma bomba de fluxo variável - à qual bombeia a emulsão - , e a um motor hidráulico. O alinhamento correto do PLC, da bomba de fluxo variável e do motor hidráulico garantem maior exatidão e rapidez na aplicação do material.

Já no espargidor de asfalto pneumático, as bombas que acionam o espagidor são substituídas por um sistema de pressurização, que faz com que a emulsão saia dos bicos espargidores de modo uniforme.

Há diferentes modelos no mercado, com variação na capacidade do tanque de armazenamento, na vazão do bico, na pressão de trabalho, no tipo e na potência do motor, na isolação térmica, na dimensão e no peso do veículo e dos componentes. Eles podem ser, ainda, mais ou menos tecnológicos.

Manutenção preventiva do espargidor de asfalto

Para que o espargidor de asfalto não pare de funcionar no meio da pavimentação, os fabricantes recomendam a manutenção preventiva a cada seis meses. Devem ser verificados, principalmente, os filtros da bomba de engrenagem, os bicos espargidores e os maçaricos que agem no tanque de armazenamento. Os bicos e barras que liberam a emulsão asfáltica na pista devem ser frequentemente calibrados.

Também é importante que, no fim de cada turno de trabalho do espargidor de asfalto, seja feita a limpeza do circuito da tubulação com óleo diesel a fim de retirar todo o resíduo de asfalto.