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As retroescavadeiras são máquinas versáteis. Basta adicionar a ela alguns acessórios - como perfuratriz, vassoura hidráulica, rompedor hidráulico, garfo pallet, placa vibratória e caçambas com tamanhos e funções variadas - para que se torne multifuncional.
Essa espécie de trator pesa cerca de 10 toneladas e tem uma caçamba na parte da frente (para pequenos deslocamentos) e um braço articulado na parte de trás, ao qual ferramentas diversas podem ser acopladas de acordo com a necessidade.
As retroescavadeiras são bastante usadas em construções residenciais e industriais, em galpões, estradas e obras de saneamento básico, assim como em atividades agrícolas. Os modelos atuais são ergonômicos, duráveis e econômicos (consomem menos combustível do que os antigos).
Embora pareça uma pá-carregadeira, a função e o desempenho das retroescavadeiras são bem diferentes: enquanto a primeira é usada para deslocar grande quantidade de materiais com rapidez, a segunda é empregada na abertura de valas, pequenas demolições e deslocamento de objetos pequenos.
As retroescavadeiras precisa de um plano de manutenção preventiva. A lubrificação deve ser feita diariamente. Já a periodicidade da aplicação de graxas específicas recomendadas pelo fabricante e da análise e troca do óleo hidráulico, do motor, do eixo, da transmissão etc. depende das condições de uso, como tempo de trabalho e local onde é empregada.
Também é necessário regular a válvula do motor, testar a pressão, limpar ou trocar o sistema de respiro do motor, do tanque hidráulico e do tanque de combustível. Um profissional técnico pode, ainda, checar o painel, o sistema de iluminação e as mangueiras (à procura de vazamentos).
Para que a retroescavadeira tenha vida útil longa, é preciso tomar certos cuidados. Por exemplo, caçambas e martelos são componentes que desgastam o equipamento, assim como o uso em brejos e áreas íngremes. Nesses casos, a manutenção tem que ser mais frequente.
Esse tipo de máquina suporta inclinação de até 35°. Se for empregada em terrenos acidentados por muito tempo, o motor pode travar, pois ele aspira muito ar e fica com óleo acumulado em apenas um lado. Consequentemente, a lubrificação não é feita adequadamente. O motor travado é perigoso, pois pode fazer a retroescavadeira tombar.
O braço da máquina merece atenção especial por ser a parte mais vulnerável. é preciso verificar se pinos e buchas não estão folgados. Esses dois elementos podem sofrer com trincas e desgaste, principalmente se forem usados rompedores hidráulicos mal dimensionados.