Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Iluminação cria ambientes dinâmicos

Publicado em: 10/12/2010Atualizado em: 13/12/2010

Luminosidade determina e desenha cada ambiente, seja em casa ou no escritório. Por essa razão, a iluminação exerce grande influência na hora de decorar, uma vez que interfere no ambiente, tornando-o mais bonito, aconchegante, dinâmico etc. Devemos dar muita atenção ao projeto luminotécnico e respeitar o sentido de cada espaço.

Em residências o projeto deve ser definido com mais cuidado, pois aproxima a intimidade e os gostos dos moradores. Hoje as residências exercem a função não só de moradia, mas se apresentam com a tendência multiuso; a iluminação deve corresponder a essas necessidades, sem tirar o conforto do morador.

Neste aspecto, cada luminária tem a sua finalidade e empregos em locais especificados. A iluminação poderá ser: ambiente, tarefa e destaque. Todas visam à utilização correta dos objetos de luz. Os spots, por exemplo, são utilizados para dar destaques a móveis e objetos. Arandelas, abajures e as mangueiras de luz embutidas, dão ao ambiente um ar de conforto.

Para produzir um cenário homogêneo, devem ser utilizados lustres centrais, que normalmente são as peças mais fortes e marcantes. Balizadores e focos orientáveis no piso marcam ambientes de passagem, como corredores, escadas e jardins.

Um dos fatores primordiais na hora de comprar luminárias, além das cores, é a tonalidade das lâmpadas, design e material utilizado. Elas podem refletir uma luz diferente da planejada, modificando o efeito esperado, contrapondo-se a cor do ambiente como um todo.

Para quem gosta de novidades e tecnologia, existe no mercado estações de controle, que garantem uma iluminação inteligente. Funcionam por painéis de LCD touchscreen e produzem inúmeras cenas diferentes já pré-estipuladas.

Trabalhando o espaço, a iluminação age na criação de cenários, que proporcionam ao morador a sensação de aconchego e podem valorizar ambientes, dando simplicidade ou luxo, além de tornar os lugares mais agradáveis e inspiradores, principalmente caracterizando os gostos e personalidade dos residentes.