Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Uma boa iluminação é essencial

Publicado em: 16/11/2009
Além de valorizar o ambiente, a iluminação destaca pontos fortes na decoração

Escolher bem a iluminação é uma das tarefas mais importantes na hora de decorar. É fundamental sempre destacar os pontos mais marcantes como obras de arte e esculturas, porém deixando a luz agradável aos olhos.  Para um bom projeto luminotécnico, é necessário atender os diferentes usos de cada ambiente a ser projetado, ou seja, quarto, banheiro e sala não são as mesmas coisas e necessitam de iluminações distintas.

Cada tipo luminária tem uma finalidade. Os spots, por exemplo, são utilizados para dar destaques a móveis e objetos. Arandelas, abajures e as mangueiras de luz embutidas, dão ao ambiente um ar de aconchego e conforto. Os lustres centrais, que normalmente são as peças mais fortes e marcantes, produzem um cenário homogêneo, porém não tão interessante. Balizadores e focos orientáveis no piso marcam ambientes de passagem como corredores, escadas e jardins.

Uma boa dica para quem gosta de ler são as luminárias articuláveis de piso que podem ser transportadas para qualquer ambiente da casa e possuem um foco próprio para leitura.

As cores das luminárias, o material do que é feita e a tonalidade da lâmpada também são fatores muito importantes, pois elas podem refletir uma luz diferente da esperada e modificar o efeito desejado.

Além de tudo isso, existe hoje no mercado estações de controle que garantem uma iluminação inteligente. Funcionam por painéis de LCD touchscreen e produzem inúmeras cenas diferentes já pré-estipuladas. Se você está construindo ou reformando, vale à pena conhecer!

Através da iluminação é possível criar cenários de ambientes que proporcionam ao morador a sensação de aconchego, luxo ou simplicidade, além de tornar os lugares mais agradáveis e inspiradores.