Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Telha shingle: o que é, vantagens, custos e mais

Solução mescla diferentes vantagens, como resistência, alta durabilidade, versatilidade no acabamento e baixa necessidade de manutenção

Publicado em: 20/03/2023

Texto: Redação AECweb/e-Construmarket

Detalhe da telha shingle instalada
A telha shingle é muito utilizada na Europa e nos EUA (Foto: ungvar/Shutterstock)

A telha shingle tem se tornado cada vez mais “popular” no Brasil. Suas características mais marcantes são a alta resistência, a longa vida útil e os diversos padrões e cores que proporcionam um visual moderno e elegante para qualquer cobertura.

Sua composição em asfalto e fibra de vidro impede danos significativos mesmo em contato com ventos e chuvas intensas, além de ajudar a reter o calor (nos meses mais frios) e a deixar a temperatura mais fresca (nos dias de verão).

Já o granulado mineral – que recobre toda a telha – garante a proteção contra a ação dos raios solares, aumentando ainda mais a sua durabilidade.

Quais os acabamentos da telha shingle?

Como já citado, a telha shingle é encontrada em uma ampla variedade de cores e padrões. Assim, pode ser facilmente aproveitada em diferentes estilos de arquitetura e decoração. Além disso, como é muito flexível, permite uma adaptação perfeita às diversas águas do telhado (facilitando o acabamento dos espigões, dos rufos e das águas-furtadas).

Como instalar telha shingle?

A instalação da telha shingle é simples e rápida. As peças são presas diretamente na superfície do telhado com pregos – evitando que a cobertura seja danificada pelo vento ou pela água. E mais: o tempo de trabalho é menor, assim como o custo da obra.

A solução também é mais leve do que outros modelos disponíveis no mercado. Isso significa que a sua instalação pode ser feita sobre diversos tipos de estruturas e sem a necessidade de reforços adicionais.

Como é feita a manutenção?

A manutenção da telha shingle é relativamente fácil, uma vez que elas são resistentes e duráveis, não exigindo reparos frequentes ou substituições. Entretanto, é importante realizar uma limpeza periódica para remover sujeiras e detritos que podem se acumular. Esse cuidado ajuda a manter a aparência e a durabilidade da cobertura.

Qual o preço da telha shingle?

A telha shingle tem custo superior em relação aos materiais convencionais, como os de cerâmica. Porém, a durabilidade, a resistência e a baixa manutenção compensam o investimento inicial e a tornam opção econômica a longo prazo. O valor médio por metro quadrado varia entre R$ 150 e R$ 250.

Vantagens da telha shingle

• Elevada resistência
• Alta durabilidade
• Versatilidade no acabamento
• Baixa necessidade de manutenção
• Contribui para o conforto térmico
• Fácil instalação
• Produto leve

Você sabia?

A telha shingle foi desenvolvida no Canadá, há mais de 150 anos. Atualmente, está entra as opções mais utilizadas em obras residenciais da América do Norte e da Europa, cobrindo cerca de 90% dos telhados nessas regiões.