menu-iconPortal AECweb

Hotel reduz em 16% o consumo de água e tem payback de 8 meses com soluções DRACO

Redutores de chuveiro, arejadores e torneiras de pressão foram utilizados em todos os apartamentos e nas áreas sociais do Santana Gold Flat.



Estudo de Caso: Santana Gold Flat / Draco.

Hotel reduz em 16% o consumo de água e tem payback de 8 meses com soluções DRACO

Proprietário da obra: Santana Gold Flat.
Contratante: Santana Gold Flat.
Local da obra: Apartamentos e área social do hotel, em São Paulo (SP).
Data da obra: 2011.
Fornecedor: Draco Eletrônica Indústria e Comércio Ltda.
Nome dos produtos: Redutores de chuveiro, arejadores e torneiras de pressão.

DESCRIÇÃO DO LUGAR

Santana Gold Flat, localizado em São Paulo, é um hotel de administração familiar. Desde 2001 atende o público de negócios que participa de feiras nos centros de exposição. Tem 91 apartamentos de 36 m², sala de ginástica, duas salas de convenções e garagem.

DESAFIO

Era crucial reduzir o consumo de água com produtos que não prejudicassem o conforto dos hóspedes e o layout dos apartamentos. Marylin Pádua, responsável pelo departamento financeiro do Santana Gold Flat, fez um estudo para encontrar alternativas que trouxessem um impacto em curto período nos custos decorrentes da elevada quantidade de água utilizada: no biênio 2009/2010, houve um aumento de consumo de 9,23%, equivalente a cerca de 13 mil reais.

“A princípio, procuramos conscientizar os próprios funcionários para diminuir o consumo interno. Mas isso não deu resultados muito satisfatórios. Depois, quando foi decidido que deveríamos procurar por soluções que trabalhassem em conjunto com as torneiras e chuveiros, entendemos que não poderíamos colocar produtos que influenciassem de forma negativa na higiene pessoal dos hóspedes, durante o banho, por exemplo. Além disso, não era possível mexer na estética das acomodações do hotel”, afirma.

Hotel reduz em 16% o consumo de água e tem payback de 8 meses com soluções DRACO

SOLUÇÃO

Foram instalados 100 redutores de chuveiro, 200 arejadores e 7 torneiras de pressão. No total, mais de 300 peças fornecidas pela DRACO, especializada em produtos sanitários automáticos profissionais para grande fluxo. “Após uma pesquisa, a DRACO foi a única empresa que se dispôs a vir até aqui para mostrar como realmente funcionavam os produtos. Não foi apenas uma cotação, ou um envio de e-mail. Eles tinham interesse em mostrar o diferencial das suas soluções”, destaca Marylin.

Em um mês, todos os apartamentos e a área social do Santana Gold Flat receberam os arejadores e os redutores. A instalação foi simples e não danificou as torneiras e as tubulações de chuveiros.

Ricardo Dutra, gerente comercial da DRACO, explica como foi o processo de implantação dos produtos no hotel:“O nosso trabalho iniciou-se por uma visita, na qual foi verificado o consumo no período. Apontamos os pontos potenciais de economia e apresentamos opções com investimento e payback. O Santana Gold Flat optou por uma redução parcial nos chuveiros e nas torneiras. Tínhamos uma estimativa de diminuir 10% a 15% a conta de água, com rtorno em menos de um ano”.

Dito e feito: o relatório de análise do desempenho dos produtos DRACO, concluído oito meses depois, comprovou uma redução drástica no consumo de água de 16%, com payback no mesmo período. “Não esperávamos alcançar esses números. Tínhamos a previsão de atingir uma diminuição de, até, 10%. Por isso, foi muito gratificante. E o melhor é que o investimento já se pagou com a economia que os produtos proporcionaram. Hoje, o que era despesa se transformou em lucro para nós”, ressalta Maylin.

Com o redutor de chuveiro, quase metade do consumo total foi reduzido: de 20 litros para 12 litros. E nas torneiras também. “Entendemos que não precisamos de toda aquela quantidade de água que usávamos para enxaguar a mão. É muito importante as empresas estarem ligadas para esse lado de sustentabilidade, como a DRACO”, conclui Marylin.

Hotel reduz em 16% o consumo de água e tem payback de 8 meses com soluções DRACO

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

Hotel reduz em 16% o consumo de água e tem payback de 8 meses com soluções DRACO

A DRACO oferece o que há de mais moderno em tecnologia sustentável disponível na automação completa de metais para sanitários e lavatórios. São chuveiros, duchas, válvulas de descarga e torneiras que atendem à certificação LEED, AQUA e ISO 14.024.

São ideais para shoppings, aeroportos e rodoviárias, restaurantes e escritórios, escolas e academias, hotéis, hospitais e indústrias. A aplicação resulta em uma significativa redução do consumo de água, com índices que chegam a 70%.
Clique para obter catálogo e outras informações deste produto.

Veja mais produtos da DRACO disponíveis no Canal de Especificação Online.
Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Torneira Eletrônica Anti-vandálica Eco

Download de catálogo

Torneira Eletrônica Kúbica

Download de catálogo

Torneira Eletrônica Luxo

Download de catálogo

Torneira Eletrônica Polo

Estudos de Casos

Informativos Técnicos