Sunguard HP Royal Blue 40 colaborou com o desempenho energético do empreendimento, por apresentar característica Low-E de baixa emissividade.
Estudo de Caso: Edifício Landmark – SP / Sunguard® HP Royal Blue 40.
Proprietário da obra: Não divulgado
Contratante: Não divulgado
Local da obra: Avenida Nações Unidas X Flórida.
Data da obra: Setembro de 2009
Construtoras: Tishman Speyer e Brookfield.
Fornecedor: Guardian do Brasil Vidros Planos Ltda.
Nome dos Produtos: Sunguar® HP Royal Blue 40.
DESCRIÇÃO DO LOCALPróximo à Marginal Pinheiros, em São Paulo, o Edifício Landmark está localizado na esquina da avenida Nações Unidas com a rua Flórida. Destaca-se pela fachada marcada por linhas horizontais, que dão amplitude ao prédio.
Possui 56 mil m² de área construída, incluindo estacionamento com aproximadamente 830 vagas distribuídas em quatro subsolos. As lajes dos 13 andares e da cobertura possuem 2,2 mil m² cada uma. O pavimento tipo foi planejado para até 18 unidades de escritórios.
DESAFIODe acordo com o escritório de arquitetura Botti Rubin, responsável pelo projeto do edifício, o desafio foi criar uma solução que destacasse o Edifício Landmark em uma região valorizada por outros empreendimentos modernos. A preocupação com o conforto ambiental foi o ponto de partida para a criação de um projeto sustentável, de alta beleza e com maior aproveitamento da luz natural nos andares.
Aplicar um vidro que oferecesse baixa transferência de temperatura de um ambiente para o outro ajudaria na economia de energia com a diminuição do uso de ar-condicionado e da iluminação artificial.
SOLUÇÃO
O vidro Sunguard® HP Royal Blue 40 da categoria High Performance Baixo Emissivos (
Low-Es), da Guardian, foi escolhido para valorizar a forma elíptica do edifício, sem deixar de lado o objetivo principal: a sustentabilidade no empreendimento. O produto ofereceu o desempenho energético esperado para as fachadas dos andares, que se tornaram elegantes com aparência neutra.
Sua aplicação reduziu o ganho de calor e aumentou o aproveitamento da luz solar em torno de 40%. Essa baixa transferência térmica do exterior para o interior é feita por meio de condução. O vidro
Low-E não resolveria a questão sozinho, por isso foi atrelado a outro tipo de vidro de controle solar como uma camada metálica, para assim, suprir as necessidades do edifício.
DESCRIÇÃO DO PRODUTOOs vidros Sunguard® HP Royal Blue 40 da categoria High Performance, com exclusiva tecnologia Guardian, possuem característica
Low-E, que possibilitam excelente transmissão luminosa com redução da passagem de calor, permitindo economia de energia e contribuindo com a preservação do meio ambiente.
Low-E é uma abreviação de
Low Emissivity, que significa “baixa emissividade”. Em países quentes, o uso de vidros com essa característica funciona como adição aos vidros de controle solar. Ele é aplicado na parte interna do vidro para permanecer seguro contra intempéries.
Clique para obter catálogo e outras informações sobre o produto Veja mais produtos da Guardian disponíveis no Canal de Especificação Online