Impermeabilização moderna, prática e duradoura para lajes

A Membrana de Silicone Enduris 3500, GE Silicones, foi utilizada na laje de uma residência sustentável e acabou com os problemas de infiltração

Residência autossuficiente
Legenda: Com 370 m², a laje passava por infiltrações, mesmo com o sistema de impermeabilização acrílico (Foto: Divulgação/Impercoat)

Um engenheiro elétrico projetou sua casa na cidade de Embu das Artes (SP). Mas não é qualquer residência. Trata-se de uma moradia autossuficiente, econômica e sustentável.

Com estilo contemporâneo, o imóvel tem uma laje de 370 m², com 50 células fotovoltaicas que geram energia para todas as necessidades da casa, incluindo a alimentação de dois carros elétricos.

Ainda possui lajes e paredes com 20 cm de espessura para isolar a temperatura interna dos ambientes.

A laje ainda possui um sistema hidráulico independente para água de coleta e reúso, com uma estação de tratamento. Inclusive, para receber todos esses equipamentos, ela foi projetada com baixo índice de caimento.

DESAFIO

Originalmente, o proprietário optou por utilizar um sistema de impermeabilização moldado no local com membrana acrílica 100% estruturada na laje. O sistema convencional com manta asfáltica poderia enfrentar problemas com os futuros equipamentos e dificultar a manutenção, já que ficaria sob o contrapiso.

No entanto, como havia pontos de empoçamento (não aceitos pelo sistema acrílico), a estanqueidade da laje não superou o período de dois anos.

Mesmo com sucessivas reaplicações do material, ocorreram: pontos de perda de adesão; perda do sistema por conta de reemulsionamento; enrijecimento e craquelamento (por conta do ataque dos raios UV) e, consequentemente, infiltrações.

Assim, foi necessário encontrar um sistema que conseguisse suportar empoçamentos, resistisse às intempéries e garantisse estabilidade contra os raios UV, sem perder capacidade de alongamento, adesão e estanqueidade.

SOLUÇÃO

Após analisar outras tecnologias, o proprietário percebeu que um sistema com base de silicone muito utilizado nos Estados Unidos, mas ainda novo no Brasil, possuía características que poderiam atender às necessidades do projeto. Dessa maneira, entrou em contato com a Impercoat – pioneira na comercialização de membranas de silicone no Brasil.

Para impermeabilizar a laje, a empresa indicou a Membrana de Silicone Enduris 3500, da multinacional GE Silicones – ideal para recuperação e impermeabilização de grandes telhados nos segmentos industrial, comercial e que também pode ser usado em lajes residências.

Laje de residência autossuficiente
Legenda: A Membrana de Silicone Enduris 3500 não gera entulhos, lixo ou barulhos de obra (Foto: Divulgação/Impercoat)

A membrana possui estabilidade, dureza e flexibilidade por décadas. Não craquela nem se desfaz, mesmo com empoçamentos de água ou exposta ao forte sol, ao calor, ao frio ou, até mesmo, à maresia.

O contato inicial entre o proprietário e a empresa ocorreu em fevereiro de 2023, época de muitas chuvas na região. Assim, foi necessário aguardar dois meses para aplicar a membrana da melhor maneira possível.

“Resistir às pressões, ter paciência e agir no momento certo foram pontos fundamentais para a aplicação eficaz e duradoura da Membrana de Silicone Enduris 3500 nesse projeto”, comenta Gabriel Rodrigues, diretor da Impercoat.

Como foi a aplicação da Membrana de Silicone Enduris 3500?

A Impercoat é um elo entre o consumidor, o fabricante e o aplicador. Ou seja, a empresa trabalhou para proporcionar o melhor resultado.

Passado o período chuvoso, a ONSITE Estruturas – empresa aplicadora credenciada da GE Silicones – fez a preparação da laje para depois aplicar da membrana de silicone.

Conheça as etapas:

  • Lavagem com hidrojateadora profissional com 3600 psi;
Lavagem de laje com hidrojateadora profissional
  • Remoção de todas as camadas do sistema acrílico estruturado da laje;
Remoção de camadas de sistema acrílico estruturado da laje
  • Reparo do contrapiso em alguns trechos mais danificados;
Reparo do contrapiso em laje
  • Tratamento das fissuras da platibanda com o Selante SWS;
  • Aplicação dos reforços nos ralos e nos cantos de 90° com o sistema de três camadas da Impercoat (RF100 + Enduris + RF100);
Reforços em ralos e cantos de 90°

Após essa etapa, a Membrana de Silicone Enduris 3500 foi aplicada com rolo de lã de carneiro sobre toda a laje, subindo pelo menos 10 cm nos ângulos de 90°, com espessura de 610 microns e consumo de 25 m² por balde de 19 L.

Aplicação do Enduris 3500 em laje

Quais foram os resultados obtidos pela obra com o Enduris 3500?

Laje impermeabilizada com Enduris 3500
Os produtos SWS, RF100 e Liquid Flashing também foram aplicados na laje (Foto: Divulgação/Impercoat)

Com garantia de 10 anos e sem poluentes, a membrana dispensou a remoção da proteção mecânica ou da manta asfáltica pré-existente, não gerando lixo ou entulhos que ficariam por anos em aterros sanitários, além de barulho e outros desconfortos comuns em obras.

Assim, com a aplicação da membrana de silicone, o proprietário resolveu em poucas semanas um grande problema com infiltrações (que durou anos), aumentou a vida útil da laje e não gerou mais CO2 e lixo.

Quais foram os resultados obtidos pela obra com o Enduris 3500?

  • Membrana de Silicone Enduris 3500 – feita 100% de silicone com alto teor de sólidos, mais de 500% de alongamento e altíssima resistência UV. É aplicada a frio, não tem solventes na formulação e prolonga a vida dos telhados por décadas;
  • Selante SWS – a prova de intempéries de cura neutra, monocomponente e de baixo módulo. Ideal para todos os tipos de substratos usados em selagens de perímetro, juntas de fachada de cortina de vidro e aplicações de envidraçamento;
  • RF100 – conhecido como reinforcing fabric RF100, trata-se de uma tela de reforço de alta resistência à ruptura e alta tração para formação de camada extra de proteção em áreas críticas, obras ou restauração;
  • Liquid Flashing – selante de silicone que forma uma vedação completa e impermeável sobre emendas, penetrações, parafusos e fixações.

DESCRIÇÃO DA OBRA

Local: Embu das Artes (SP)

Fornecedor: Impercoat

Aplicação: On-Site

Produtos: Membrana de Silicone Enduris 3500, Selante SWS e RF100

Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Estudos de Casos

Informativos Técnicos