Painéis isotérmicos respondem as exigências de projeto arquitetônico

Produto garantiu isolamento térmico e estética moderna ao supermercado Condor

Estudo de caso: Painel Isojoint® Wall PUR / Condor Supercenter – Curitiba – PR

A utilização dos painéis Isojoint® Wall PUR no Condor Supercenter garantiu uma obra rápida e isolamento térmico à loja de estética moderna

Painéis isotérmicos respondem as exigências de projeto arquitetônico

Proprietário da obra: Condor Supercenter
Contratante: Condor Supercenter
Local da obra: Curitiba – PR
Data da obra: Novembro 2008
Fornecedor:
Isoeste – Construtivos Isotérmicos
Nome do Produto: Painel Isojoint® Wall PUR               

DESCRIÇÃO DO LOCAL

O Condor Supercenter foi construído na região leste de Curitiba, no bairro Uberaba, em terreno situado na esquina das ruas Comendador Franco (Avenida das Torres), importante ligação do centro da cidade como aeroporto em São José Dos Pinhais, e Henrique Mehl.

DESAFIO

A intenção do proprietário foi construir uma loja moderna, com tecnologia e bom grau de sustentabilidade, e área de vendas em torno 6 mil m2, próximo à dimensão da concorrência, de acordo com o arquiteto Waldeny Fiúza, do escritório Dória Lopes Fiúza Arquitetura. Na divisa norte existe uma faixa de drenagem não edificável de 4 m, parcialmente tubulada e, na testada da Avenida das Torres, um posto de gasolina desativado. A taxa de ocupação de 50% e a obrigatoriedade documental de manter o posto de abastecimento de combustíveis não permitiram um salão de vendas muito grande. “Procuramos projetar uma edificação que se destacasse da concorrência muito próxima, visto que não poderíamos atingir a área de vendas desejada”, explica.

SOLUÇÃO

“Criamos uma obra diferenciada em volume e tecnologia. O partido plástico expressa a tecnologia utilizada na sua construção: um sistema construtivo industrializado e materiais como aço, vidro, alumínio. A leveza e flexibilidade destes materiais permitiram construir volumes e planos inclinados em várias direções e sentidos, que se juntam acima em uma única aresta que percorre todo o perímetro do volume da loja e simplifica o seu encontro com o céu. A cor escolhida para os painéis de vedação, similar ao alumínio natural, provoca reflexões variadas nos seus planos e conseqüentes múltiplas do cinza. A cor do ‘dia’ também colabora para alterar a cor dos volumes. Desta forma, marcamos aquela esquina com contemporaneidade e originalidade a um tema chamado de ‘caixotão’ por muitos anos”, explica o arquiteto.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

Os painéis Isojoint® Wall PUR são constituídos de núcleo de PUR (poliuretano) ou PIR (Poliisocianurato) de alta densidade, revestidos com chapa de aço pré-pintado. Possuem um sistema de fixação com parafuso escondido, proporcionando um excelente acabamento estético para fachadas e fechamentos laterais, industriais e comerciais. Além de grande agilidade na execução, os painéis têm excelente acabamento estético e proporcionam isolamento térmico, resultando em economia de energia e redução de custo na aquisição de equipamentos para climatização. O dimensionamento de um sistema de climatização leva em conta a carga térmica, que é a quantidade de calor gerada internamente no ambiente e/ou recebida do meio externo pelas paredes e cobertura. Com a utilização de painéis isotérmicos nos fechamentos laterais, como é o caso do painel Wall Pur, a carga térmica se reduz no ambiente devido às características deste produto, como o alto poder de retenção de calor. Desta forma, os equipamentos de climatização serão subdimensionados e, conseqüentemente, mais baratos, quando comparados ao mesmo cálculo para ambientes sem materiais térmicos.

Outros benéficos agregados ao produto fizeram a diferença na especificação, como diminuição de resíduos, rapidez na montagem e economia na estrutura.

Painéis isotérmicos respondem as exigências de projeto arquitetônico

Os painéis possuem uma autoportância de 2400mm. Ao exceder esta medida entre apoios, é recomendável que seja instalada uma terça para fixação dos painéis. Esta terça deverá suportar somente cargas de vento, sendo assim uma peça leve e de fácil instalação. Muitas vezes, o painel é modulado para utilização da própria estrutura de contraventamento já existente, ou vice-versa. O ideal é a instalação em estrutura metálica, porém pode ser instalado em estruturas de concreto, através de chumbadores especiais.

Os painéis são compostos de chapas de aço pré-pintada, nas espessuras 0,43 mm ou 0,50 mm, e moduladas com largura útil de 1100 mm. O comprimento é determinado pela necessidade da obra, pois a fabricação em sistema contínuo permite o corte do painel no tamanho determinado em projeto.

Os acabamentos utilizam chapas de aço pré-pintada na mesma cor do painel, com variação nas espessuras, de acordo com a necessidade de uso. Há, também, os acabamentos especiais em alumínio.

Redação AECweb



Conheça mais produtos da Isoeste disponíveis no Canal de Especificação Online
Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Porta de Correr Passagem de Trilho

Download de catálogo

Porta de Correr Industrial

Download de catálogo

Porta Industrial Vertical Seccional

Download de catálogo

Painel Isofachada

Estudos de Casos

Informativos Técnicos