O centro logístico para tratamento de cartas e encomendas da empresa de Correios e Telégrafos está localizado em Salvador, Bahia, em um terreno que supera 86 mil m². Próximo à rodovia BA 535 e ao Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, o complexo tem área construída de quase 27 mil m². É constituído por galpão principal (salão e gestão operacionais), bloco de apoio aos funcionários e bloco de apoio operacional (guarita, facilities e apoios de motoristas).
Para os fechamentos horizontais e verticais das edificações foi necessário encontrar uma alternativa mais eficaz às placas de concreto, a fim de atender determinadas propriedades técnicas como alto desempenho térmico e acústico, durabilidade e rápida montagem.
"A especificação do material deveria considerar diferentes aspectos, como o tipo de utilização; a quantidade de pessoas destinadas a ocupar os ambientes; os níveis de calor e ruído gerados internamente; a necessidade térmica de cada espaço; os índices de iluminação e ventilação; os ruídos externos a serem absorvidos pela cobertura e pelas fachadas; o tipo e o sistema de ar condicionado; o clima da região e a incidência de insolação; a estanqueidade; os aspectos de manutenção e conservação; a durabilidade; a resistência ao fogo; a disponibilidade e a qualidade dos produtos; a garantia do cumprimento de prazo e, finalmente, o atendimento à normalização brasileira de desempenho de edificações", detalha Leonardo Seixas Pessoa, gerente de contratos da Andrade Mendonça.
A Isoeste forneceu mais de 9 mil m² dos painéis térmicos Isofachada com núcleo de PUR (poliuretano), na espessura de 50 mm. Eles foram utilizados no fechamento dos prédios que constituem o complexo e proporcionaram instalação simples e rápida – montados em uma estrutura auxiliar fixada aos pilares de concreto, os painéis têm o exclusivo sistema de encaixe Isojoint®, que torna imperceptível os parafusos nas fachadas.
Do ponto de vista térmico, o produto da Isoeste também atendeu aos requisitos da obra e contribuiu para a otimização do sistema de climatização dos ambientes internos. A composição em aço pré-pintado com cool colors e tintas elaboradas com pigmentos frios também é um fator que contribuiu para a reflexão do calor.
Além disso, seu núcleo em PUR garantiu a resistência ao fogo solicitada no projeto, já que é um produto classificado na classe R1. Está de acordo com as normas do mercado, como ABNT MB 1562, ASTM 2126 e ASTM D 1621.
"A opção pelo sistema superou as expectativas da construtora no que se refere à limpeza da obra, à facilidade de montagem, à leveza da construção e à minimização dos riscos à segurança. Trata-se de um produto fornecido nas melhores condições comerciais pela Isoeste e que cumpriu os prazos de toda a execução", ressalta Leonardo.
De acordo com a Isoeste, a montagem dos painéis ocorreu dentro de quatro meses – nesse caso deve-se desconsiderar as interrupções causadas pelas chuvas. Dessa forma, o tempo discorrido apenas considerando o processo de instalação foi de 60 dias, pelas informações da construtora. Mesmo assim, foi possível agilizar as outras etapas da obra que dependiam dos fechamentos da edificação.
O painel térmico Isofachada siliconizado é constituído por núcleos de PUR ou PIR (poliisocianurato) e revestido com placas de aço pré-pintadas. É ideal para shopping centers, supermercados, escritórios e indústrias eletroeletrônicas, têxteis e farmoquímicas, entre outras. Tem excelente acabamento arquitetônico, cor e brilho prolongados. Além disso, promove excelente economia com os sistemas de climatização e custos de energia. A instalação é até 70% mais rápida em comparação aos sistemas convencionais.
Clique para obter catálogo e outras informações deste produto Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb