Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Responsabilidade ambiental em divisórias piso teto

Estruturada em alumínio, as divisórias da Linha ÁREA podem ter vidros laminados, fechamento em aglomerado de madeira (certificação FSC®), lã de PET e tintas isentas de metais pesados, contribuindo para a pontuação LEED

Divisórias - Linha ÁREA
Divisórias Piso Teto linha AREA atendem às diferentes configurações de projeto (Fotos: Divulgação Marcetex)

As Divisórias Piso Teto linha ÁREA, da Marcetex, garantem versatilidade à montagem de espaços em ambientes corporativos. Atendem às mais diferentes configurações de projeto com qualidade e funcionalidade. Trata-se de um sistema construtivo completo e inteligente, disponível em vários acabamentos.

Com estrutura em alumínio na espessura final de 86 mm, as divisórias possibilitam a modulação horizontal adequada para qualquer situação. Os painéis podem ser cegos, duplos (em aglomerado de 15 mm), em vidro simples ou duplo e mistos. Permitem a composição com portas de folhas em aglomerado maciço, batentes, ferragens e acessórios.

Um dos diferenciais da linha ÁREA é a capacidade de atender aos requisitos térmicos, acústicos (42 dB) e de luminosidade. Otimizam o uso de sistemas de climatização, pois minimizam as perdas do ar-condicionado e evitam ganhos de calor provenientes das áreas externas.

Divisórias - Acabamento
Marcetex fornece divisórias em vários acabamentos que garantem estética diferenciada aos ambientes (Foto: Divulgação Marcetex)

 

PRODUTO SUSTENTÁVEL

As divisórias Marcetex estão em conformidade com a NBR 15.141:2008. Têm em sua composição matérias-primas certificadas e material reciclado, reduzindo o impacto ambiental e contribuindo para a pontuação na certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) do Green Building Council (GBC). Além disso, a marcenaria especial é feita com madeiras em conformidade com o selo FSC®.

Confira na Galeria da Arquitetura projetos sustentáveis inovadores

Confira alguns benefícios sustentáveis e técnicos das matérias-primas utilizadas para a produção das divisórias Marcetex:

Alumínio – Liga 6063
• Cerca de 20% da liga é de material reciclado, sem perder a qualidade
• 100% reciclável no descarte
• Para cada kg de alumínio reciclado, deixa-se de extrair 5 kg de minério de bauxita
• Para reciclar 1 kg de alumínio, gasta-se apenas 5% de energia elétrica utilizada na produção da mesma quantidade do alumínio primário

Os perfis de alumínio são desenvolvidos a partir de equipamentos de corte e usinagem de última geração, comandados pelo sistema CNC (Computer Numeric Control). Destacam-se por apresentarem exatidão dimensional e angular do corte ou da usinagem, o que influencia positivamente na qualidade de montagem do componente.

Vidros - Divisórias
Vidros utilizados nas divisórias têm espessuras de 6 mm,
8 mm e 10 mm (Foto: Divulgação Marcetex)

Vidro de segurança – laminado
• 100% reciclável no descarte
• Sobras de processo (quebras) são enviadas para empresas de reciclagem

Os vidros utilizados nas divisórias têm espessuras de 6 mm, 8 mm e 10 mm. A configuração pode ser combinada com persianas e películas vinílicas, permitindo alterar a visibilidade e a privacidade de acordo com a necessidade do projeto. Além disso, contribuem com o conforto térmico e acústico do ambiente.

A Marcetex realiza o beneficiamento dos vidros. Desde o recebimento da matéria-prima (feito em pontes rolantes), até o processo de corte, há um cuidado substancial para diminuir as quebras e eventuais acidentes.

Madeira
• 100% reciclável
• Certificada pelo FSC® (manejo florestal responsável)
• Marcenaria com selo de rotulagem ambiental (contempla a gestão correta de resíduos)

O beneficiamento das madeiras é automatizado por sistema CNC. Assegura perfeição do paralelismo e perpendicularidade entre as arestas, extraindo os melhores rendimentos e aproveitamento das chapas. Permite, ainda, cortes pré-definidos.

Divisórias - Madeira
Madeira utilizado é 100% reciclável e certificada pelo
selo FSC (Foto: Divulgação Marcetex)

Lã de PET
• 100% reciclável
• Sem extração de minérios de rochas
• Contribui para pontuações LEED, ACQUA e PROCEL EDIFICA

A lã de PET proporciona isolamento térmico e acústico aos ambientes. Não se deteriora nem mofa ao entrar em contato com a umidade. Sua manipulação no momento da instalação não oferece riscos, dispensando luvas, mangas longas e máscaras de proteção.

Contribui para a otimização do sistema de ar-condicionado, diminuindo perdas do ar refrigerado e os ganhos excessivos de calor.

Tintas
• Isentas de metais pesados
• Baixo teor de voláteis
• Com catalizadores que garantem baixos teores de isocianato (TDI) livre

Fábrica - Marcetex
Fábrica da Marcetex e processo de pintura (Fotos: Divulgação Marcetex) 

A Marcetex possui três cabines de pintura, com sistemas de iluminação e exaustão, devolvendo ao ambiente um ar livre de partículas de tinta e de poeira. Também possui áreas específicas para lixamento, aplicação de fundos, aplicação de acabamentos e secagem.

Dispõe, também, de um laboratório de tintas com capacidade de produção para mais de duas mil cores, em acabamentos lisos, foscos, brilhantes e goffrato.

OBRAS DE REFERÊNCIA

Alfa - Bravo
Itaú Personnalité Digital e Teatro Porto Seguro (Fotos: Divulgação Marcetex)

Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb

Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Informativos Técnicos