A Metax desenvolveu para a Replan um elevador com custo inferior, que propiciou menor tempo de ‘parada’ e maior segurança.
Proprietário da obra: Petrobras – Petróleo Brasileiro S.A. – REPLAN.
Contratante: Petrobras – Petróleo Brasileiro S.A. – REPLAN.
Local da obra: Paulínia – SP.
Data da obra: Início - março 2010 / Conclusão - maio 2010.
Fornecedor: Andaimes Metax Equipamentos Ltda.
Nome do Produto: Elevador de Cremalheira Especial.
LOCAL DA OBRA
Interior da Chaminé da Unidade Revamp U-200, com 60 m de altura e 5 m de diâmetro. A função da chaminé é a extração e o tratamento de gases gerados no processo da unidade da Petrobras, em Paulínia-SP.
DESAFIO
“Projetar um elevador especial para funcionar no interior da chaminé, com limitações de dimensões e dificuldades de acesso, em substituição aos andaimes utilizados tradicionalmente pela Petrobras para a troca do material refratário”, explica o engenheiro Robson Madsen, da área de Manutenção e Montagem Industrial da Metax. Segundo ele, as ‘paradas’ para manutenção na Replan ocorrem, em geral, duas vezes por ano. Essa, da Revamp U-200, de maior vulto, é feita a cada cinco anos aproximadamente.
SOLUÇÃO
“A troca do material refratário do interior da chaminé na Replan é feita com a montagem de um grande andaime, operação que envolve um tempo precioso da ‘parada’ em sua montagem e desmontagem. Como o espaço interno da chaminé é reduzido, há problemas de segurança relativos à remoção de feridos, em caso de acidente, e, também, problemas na velocidade de execução do serviço com dificuldades de movimentação no espaço dos andaimes”, afirma Robson Madsen.
A montagem de um elevador no interior da chaminé foi uma solução inédita dentro do sistema Petrobras, que ganhou muito mais agilidade na execução dos serviços.
Com a montagem de um elevador no interior da chaminé, solução até então inédita dentro do sistema Petrobras, foram minimizados os tempos de montagem e desmontagem do acesso para as obras. Ganhou-se muito mais agilidade na execução dos serviços e foi incrementada fortemente a segurança das operações. Segundo o engenheiro, cada plataforma comporta cinco operários, além do operador do elevador e dos equipamentos. “O custo-benefício do uso do elevador desenvolvido pela Metax foi excelente. A começar pelo custo, 30% menor se comparado ao da montagem e desmontagem dos andaimes. Foi reduzido em 50% o tempo necessário para essa reforma da chaminé com o emprego do elevador, que levará dois meses – os andaimes exigiriam mais 30 dias para montagem e desmontagem. O processo de remoção dos refratários e a posterior recolocação de novos é cerca de 20% mais rápido com o uso do elevador. Há ganhos significativos também com segurança, pois a remoção de um acidentado leva 2 minutos com o elevador, enquanto que com os andaimes levaria de 10 a 40 minutos. E as chances de acidentes diminuíram com uma operação mais limpa proporcionada pelo elevador”, observa o engenheiro. O elevador da Metax foi locado para a Replan.
Além de diminuir as chances de acidentes, o elevador tornou as operações mais limpas e eficientes.
DESCRIÇÃO DO PRODUTO
Elevador com duas cabines montado no interior da chaminé. As cabines são, na prática, plataformas especiais em formato de meia-lua, com proteções do tipo guarda-corpo e teto. As características que as diferenciam das cabines normais é o formato e o fato de não ter portas ou ser fechada com tela. Essas plataformas são desmontáveis para que possam entrar pelas estreitas passagens que levam ao interior da chaminé.
Redação AECweb