Escoramento metálico de ponte absorveu o peso de carretas de até 170 ton.

A Metax realizou escoramento, evitando a falência estrutural da ponte, na passagem dos equipamentos usados na construção do gasoduto

Estudo de Caso: Escoramentos Metálicos Metax / Túnel de Dutos do Gasoduto Caraguatatuba-Taubaté.

A Metax realizou escoramento metálico com tubo de aço galvanizado equipado de 48mm, reforçando a estrutura da ponte.

Escoramento metálico de ponte absorveu o peso de carretas de até 170 ton.

Proprietário da obra: Petrobras.
Contratante: Petrobras.
Local da obra - Rodovia SP 55, km 105, Fazenda Serramar.
Data da obra: maio 2009.
Fornecedor: Andaimes Metax Equipamentos.
Nome do Produto: Escoramento Metálico em Tubo de Aço Galvanizado Equipado 48 mm (tubo e braçadeira).

DESCRIÇÃO DO LOCAL

A construção do túnel de dutos do Gasoduto Caraguatatuba-Taubaté se localiza nas dependências da fazenda Serramar, ‘zona rural’ com estradas de terra e pontes construídas sem projetos, restritas à passagem de veículos leves e movidos à tração animal.

DESAFIO

“O equipamento para escavação do túnel é transportado em partes e montado no local de utilização, implicando a utilização de várias carretas, sendo a maior com peso total de 170 ton distribuído nas rodas”, explica o engenheiro Mauricio Melo, gerente de Assistência Técnica da Metax. Foi realizado estudo na região para identificar a estrada com solo capaz de suportar tal esforço e, a partir daí, traçar o percurso das carretas. “Todas as interferências existentes foram analisadas, principalmente as pontes, pois não há projetos e nenhuma informação quanto a capacidade de carga e detalhes construtivos da ponte que estava no trajeto”, diz.

SOLUÇÃO

A solução encontrada foi reforçar a ponte para que as carretas pudessem trafegar com segurança, e de forma a impedir a falência de sua estrutura. “A maneira mais eficiente de atingir esses objetivos está na utilização de escoramento metálico com tubo de aço galvanizado equipado de 48 mm (tubo e braçadeira), acessórios e perfil metálico instalado sob a ponte, além de reforço de todas as partes estruturais. Como não havia nenhuma informação construtiva da ponte, o projeto de escoramento foi realizado como se a ponte não absorvesse nenhuma carga. Ou seja, o escoramento seria a única estrutura para suportar o peso das carretas, resultando numa estrutura superdimensionada que garantiu a segurança com uma determinada folga”, revela Mauricio Melo.

Escoramento metálico de ponte absorveu o peso de carretas de até 170 ton.
Após a aplicação dos Escoramentos Metálicos Metax, foi possível liberar a ponte improvisada para a passagens de caminhões pesados.

Outro aspecto importante para a utilização do equipamento da Metax se deve às interferências encontradas sobre o rio. Segundo o engenheiro, não havia como utilizar um material modular com encaixes definidos, o que levou ao uso de uma estrutura que pudesse ser adaptada a qualquer situação e, ao mesmo tempo, suportasse cargas elevadas. “Ainda mais quando se precisa apoiar quase que 100% desta estrutura dentro do riacho sobre dormentes de madeiras”, destaca. A possibilidade de as chuvas aumentarem a vazão do riacho, trazendo junto entulho, formariam uma verdadeira parede em contato com a estrutura do escoramento. “Essa massa aumentaria de forma exponencial e receberia esforços horizontais elevados e indesejáveis, devido a pressão da água, já que o escoramento não suporta este tipo de esforço. Para evitar o problema, foi criada uma barreira com telas que teve a função reter todo o entulho e, caso houvesse um acúmulo, poderia simplesmente ser removido”, conclui Melo.



DESCRIÇÃO DO PRODUTO

O serviço de escoramento metálico é composto por barras cilíndricas de tubos de aço galvanizado com diâmetros 48 mm e comprimento variável; acessórios como braçadeiras fixas e giratórias para conexão entre as barras cilíndricas de tubo; luvas de emenda dos tubos; bases de apoio com ajuste de altura; forcados para fixação dos perfis metálicos de apoio na estrutura; e reforço da ponte. Execução de projeto e memória de cálculo com a solicitação desejada. Montagem e desmontagem do escoramento realizada por equipe especializada, composta por encarregado e montadores de estruturas tubulares, e acompanhamento técnico por engenheiro civil com ênfase em estruturas.


Redação AECweb

Clique para obter catálogo e mais informações deste produto

Conheça mais produtos da Metax disponíveis no Canal de Especificação Online
Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Escoramento – Metax

Download de catálogo

Andaime Multidirecional Speed

Download de catálogo

Escadas e Passarelas

Download de catálogo

Escoras Pontuais

Estudos de Casos

Informativos Técnicos