Indispensáveis em projetos de docas por garantirem o controle da temperatura, a segurança do ambiente e a conservação dos materiais armazenados, as portas seccionais isotérmicas também proporcionam elevados índices de vedação e limpeza. Parte dessas vantagens é assegurada pelo material isolante empregado em sua produção, que pode ser o poliestireno expandido (EPS), o poliuretano (PUR) ou o poliisocianurato (PIR) — esses dois últimos presentes nas portas seccionais isotérmicas desenvolvidas pela Rayflex.
A empresa opta por utilizar painéis de 40 mm de espessura de PIR ou PUR por conta do desempenho superior em relação ao EPS. Além da alta resistência contra umidade, a dupla de materiais tem melhor eficiência no isolamento térmico e acústico (o PIR destaca-se, ainda, por não emitir fumaça tóxica quando em contato com o fogo em situações de incêndio).
As portas seccionais isotérmicas da Rayflex também contribuem para a economia de energia do empreendimento, pois evitam a troca de calor entre os ambientes. Outro benefício está no sistema de molas tensionadas, que faz com que a movimentação seja fluida e leve. E mais: o dispositivo de catraca de segurança evita que as portas se desenrolem em caso de quebra.
Com operação silenciosa, as portas seccionais isotérmicas têm abertura vertical, high lift ou standart lift. O acionamento pode ser manual, por talha (abertura realizada por transmissão indireta, acoplada ao eixo do motor) ou motorizado (por meio de botão com três estágios: “sobe”, “para” e “desce”).
Outra opção é o recurso automatizado, que utiliza sistema eletromecânico do tipo “industrial” e possui central eletrônica de comando e acionamento. Ele permite o destravamento para movimentação da porta em caso de falta de energia e pode ser acionado por controle remoto, botão etc. Também tem painel de comando com microprocessador dedicado e interface “amigável”, com integração total homem/porta por meio do display (IHM). Já o inversor de frequência é opcional.
Há, ainda, painéis com reforço interno para que as dobradiças não se soltem durante a movimentação da porta. Eles são equipados com sistema de mola de torção e cabos de aço que equilibram constantemente o peso da porta e permitem que a abertura e o fechamento possam ser interrompidos a qualquer momento.
Com borrachas instaladas em todo seu perímetro, as portas promovem o isolamento completo do ambiente e evitam a entrada de impurezas e microrganismos nocivos. Compactas, são produzidas sob medida e atendem a vários tipos de edificações, realizando o fechamento da área de carregamento com eficiência, modernidade e segurança.
Equipadas com componentes submetidos a rigorosos testes de qualidade – e certificadas por importantes órgãos nacionais e internacionais de fiscalização –, as portas seccionais isotérmicas da Rayflex estão disponíveis na cor epóxi branca (outras tonalidades sob consulta).