Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Lições de uma tragédia

Publicado em: 17/07/2015

Há algumas semanas, a notícia da explosão ocorrida em um apartamento em São Conrado, bairro da cidade do Rio de Janeiro, ganhou destaque no noticiário nacional.

O evento, de grandes proporções, causou destruição em vários apartamentos do mesmo edifício e o proprietário da unidade onde ocorreu a explosão ficou gravemente ferido e veio a falecer dias depois.

Conforme noticiado, os peritos do ICCE – Instituto de Criminalística Carlos Eboli – concluíram que a explosão teve origem por conta do gás que vazou para o interior do apartamento em razão de deficiência na instalação de “rabicho” que conectava fogão ou aquecedor à tubulação de gás e que teria sido substituído pelo próprio dono da unidade, pouco antes da ocorrência.

Embora muitas vezes não venham para as manchetes dos sites, dos jornais ou das televisões, acidentes domésticos dessa natureza são muito mais frequentes do que se imagina.

Reparos que parecem simples podem se transformar em fontes poderosas de tragédias, que podem acontecer imediatamente, ou demorar algum tempo para ocorrer.

Vazamentos devidos a deficiências em reparos em instalações de gás, sobrecargas ou falta de isolamento em reparos elétricos inadequados ou mal executados, dentre outros problemas, têm muito mais chance de ocorrer quando os trabalhos são feitos por quem não tem experiência.

Embora a tentação de executar certas intervenções seja grande – principalmente por parecerem muito simples – é necessário sempre buscar quem efetivamente tenha conhecimento, exigindo que sejam usados materiais de qualidade e que os reparos sejam devidamente testados.

Ainda assim, é recomendável que o desempenho dos reparos mais delicados seja avaliado durante algum tempo depois de concluídos, para se assegurar que não há riscos.