Kits elétricos contribuem para racionalização da obra

Foram especificados mais de 144 kits de chicotes elétricos da Astra S/A, que diminuíram etapa de execução da obra e racionalizaram o consumo de cabos

Kits elétricos - Astra S/A - Laje

Situado em Jundiaí, município de São Paulo, o Residencial Contemporâneo é constituído por duas torres, 144 unidades de 66 a 117 m² e ampla gama de itens de lazer e infraestrutura, como sala de ginástica, espaço multiuso, salões de festa e de jogos, churrasqueira, piscinas infantil e de adulto, solarium, playground, minicampo de futebol gramado e outros equipamentos. Conta, ainda, com 259 vagas cobertas de estacionamento, bicicletários e depósitos.

Construído pela F A Oliva Empreendimentos Imobiliários Ltda em um terreno de quase 5 mil m², o empreendimento está no bairro do Retiro, bem próximo a centros comerciais e a estabelecimentos de serviços variados. A localidade também permite acesso às principais rodovias que cortam o estado de São Paulo.

Desafio

Chicotes elétricos

“Deveríamos apostar na racionalização dos processos construtivos para reduzir os custos – inclusive com a mão de obra –, organizar a produção e acelerar as etapas de execução. Uma das iniciativas era a adoção da alvenaria estrutural com pré-lajes de concreto. Evidentemente, tudo isso sem perder a qualidade”, relata o engenheiro civil Leonardo Zilioli Delgado, da F A Oliva.

Seguindo esse conceito, para as instalações elétricas dos edifícios exigia-se a especificação de kits industrializados, também conhecidos como chicotes elétricos, que facilitassem a aplicação e garantissem segurança. Ao mesmo tempo, o fornecimento deveria respeitar o cronograma escasso da obra e ter o apoio técnico full time de uma empresa especializada no mercado.

Delgado conta, ainda, que “nesse caso, as principais implicações eram em relação as quebras de paradigmas, como costumes e práticas já utilizadas no planejamento e na execução de obras. Ou seja, a utilização de um novo sistema construtivo sempre implica em novos treinamentos e conscientização da equipe”.

Solução

Aplicação - Instalação elétrica

Foram especificados 144 kits de chicotes elétricos da Astra S/A para uso nas unidades autônomas e 34 halls da área comum das torres. Como os fios já chegam passados e conectados aos kits, foi possível não apenas diminuir uma etapa da obra, mas também racionalizar o consumo de cabos e o espaço para estocagem dos materiais no almoxarifado.

“Um grande diferencial para a especificação desse sistema foi poder contar com a assessoria técnica da Astra S/A desde o planejamento elétrico adaptado ao sistema de kits industrializados, além do acompanhamento da logística acordada entre a obra e o fornecedor, contando também com o treinamento da equipe de obra para a correta instalação dos chicotes elétricos”, elogia o engenheiro da F A Oliva.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

O uso de chicotes elétricos da Astra S/A proporciona ao construtor uma grande economia em materiais utilizados na instalação elétrica. Os kits são dimensionados conforme projeto e facilitam a instalação, pois permitem que a mão de obra, geralmente especializada, seja feita por qualquer operário com um pequeno treinamento. Além disso, o chicote elétrico é feito sob gabaritos que garantem sua precisão dimensional. São produzidos em material antichama e atendem aos quesitos das normas brasileiras ABNT NBR.

Descrição da Obra
Local: Jundiaí (SP)
Data da obra: Início: 2015 / Término: 2018 (previsão)
Contratante: FA Oliva Empreendimentos Imobiliários Ltda
Proprietário: FA Oliva Empreendimentos Imobiliários Ltda
Fornecedor: Astra / SA
Produto: Kit Elétrico Industrializado (Chicote Elétrico)


Clique para obter catálogo e outras informações deste produto
Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb

Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Tê com Saída Macho

Download de catálogo

Cotovelo com Base Fixa Corpo Extra Longo

Download de catálogo

Cotovelo Removível Longo

Download de catálogo

Tê com Saída Rosca Fêmea

Estudos de Casos

Informativos Técnicos