menu-iconPortal AECweb

Perfuratrizes EK180ES executam parede de contenção em obra de BRT

Maior construção para mobilidade urbana de Pernambuco contou com os equipamentos da CZM que permitiram a escavação de oito mil metros lineares

12,5 km de extensão. 22 estações. 126 mil passageiros diariamente. Trata-se do Corredor Leste-Oeste, uma das principais obras de mobilidade urbana do Estado de Pernambuco. A rota de ônibus rápido (BRT) atenderá os Terminais Integrados da Terceira Perimetral, de Camaragibe e da Quarta Perimetral na BR-101, em Recife.

Desafio

A construção da parede de contenção – parte da obra executada pela CGL – tinha como finalidade melhorar o tráfego que toma a Avenida Caxangá. Com a escavação abaixo do lençol freático, era necessário tirar proveito de uma solução para contenção estanque, sem vibrações e ruídos excessivos, uma vez que no cruzamento dessa avenida com a Rua Real da Torre fixava-se o Museu da Abolição – patrimônio histórico da cidade que, obviamente, não poderia sofrer danos em sua estrutura.

Outra dificuldade estava no espaço limitado para a execução e a necessidade impreterível de manter o trânsito local em operação constante.

Solução

Para atender os requisitos desse trecho, o projeto de contenção apostou na Cortina com Estacas Secantes, executada pelas Perfuratrizes EK180ES da CZM.

“Este equipamento da CZM tem a grande vantagem de ser estaque, ou seja, eliminou o fluxo de água através da Cortina. Além disso, não produziu vibração ou ruído excessivo, já que a parede foi executada por meio de escavação, não por percussão com bate-estacas. Este método com Estacas Secantes tem a vantagem de não necessitar de grande espaço para ser executado”, explica o engenheiro Lucas Lemos, da CGL.

As Perfuratrizes da CZM têm a grande vantagem de serem estaques, ou seja, eliminaram o fluxo de água através da Cortina. Além disso, não produziram vibração ou ruído excessivo, já que a parede foi executada por meio de escavação, não por percussão com bate-estacas

O profissional conta que as Estacas foram executadas de forma similar à de modelo com hélice contínua monitorada. Porém, a sequência ocorreu em duas etapas. Em um primeiro momento, executaram as estacas primárias, espaçadas entre si e não armadas. Depois, as estacas secundárias foram sobrepostas àquelas previamente escavadas, formando uma parede contínua de concreto armado.

Mais de 8 mil metros lineares foram escavados com estacas que variaram de cinco a 17 metros de profundidade, e 620 milímetros de diâmetro.

“Até poderíamos executar com parede diafragma convencional, utilizando o Clam-Shell e a Lama Bentonítica, porém as vantagens com o método das Estacas Secantes realizado pelas Perfuratrizes EK180ES da CZM foram notáveis. Posso destacar a maior produtividade; a eliminação de toda a central de lama e aparatos necessários para trabalhar com argila; a dimensão compacta dos equipamentos; e a facilidade de reduzir os resíduos”, comenta.

Outras vantagens também devem ser ressaltadas. A obra não precisou utilizar guindastes de apoio para manejar a armadura e outros equipamentos, considerando que a Perfuratriz executou todo o trabalho com alta capacidade em solos de alteração de rocha, sem a necessidade de usar martelos de impacto. Garantiu, ainda, a perfeita permeabilidade da parede.

Descrição do Produto

“EK180ES é um modelo montado sobre chassi de escavadeira hidráulica de série – categoria de 36 toneladas. É dotado de cabeçote de rotação duplo com 14 toneladas de torque total. Um cabeçote imprime o torque em uma camisa de revestimento e o outro cabeçote gira a hélice contínua por dentro do tubo camisa. Este equipamento tem a capacidade de perfurar estacas até 17 metros de profundidade com diâmetros entre 420 e 620 mm”, detalha o engenheiro.

Descrição da Obra
Contratantes: Construbem Empreendimentos Ltda e Tibério Construções e Incorporações S.A
Local da obra: Corredor Leste-Oeste – Trecho da Avenida Caxangá e Rua Real da Torre
Fornecedor: CZM Indústria de Equipamentos Ltda
Nome do Produto: Perfuratrizes EK180ES
Clique para obter catálogo e outras informações deste produto Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb
Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Perfuratriz EM800/24

Download de catálogo

Perfuratriz EM800EC

Download de catálogo

Perfuratriz EM600

Download de catálogo

Bate-estaca Hidráulico EK250HH

Estudos de Casos

Informativos Técnicos