Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Conheça a versatilidade dos Tubos de PEAD da Majestic

Ideais para aterros sanitários e vários outros segmentos, os produtos são resistentes, duráveis, flexíveis e têm ótimo custo-benefício

Tubos de PEAD
Os tubos de PEAD são usados para conduzir o chorume dos aterros sanitários (Foto: Divulgação/Majestic)

Com mais de 50 anos de experiência, a Majestic é uma fabricante de mangueiras de polietileno de baixa densidade (PEBD), tubos de PVC rígido, acessórios de PVC, dutos e subdutos de PEAD (polietileno de alta densidade).

Destaque para os Tubos de PEAD, que garantem alta resistência contra tração, abrasão, substâncias químicas e amolecimento. Também são flexíveis, duráveis e econômicos. E mais: não sofrem corrosão ou incrustações.

Esses tubos substituem com vantagens os produtos convencionais, como tubos de concreto, ferro fundido, cimento e fibra de vidro. Além disso, podem ser usados em diversos segmentos:

ATERRO SANITÁRIO

Os tubos de PEAD podem ser usados na condução de chorume (sem contaminar o lençol freático e contribuindo para geração de energia limpa) e na captação de gás composto por metano (CH4) e carbono (CO2). Podem ser lisos ou perfurados.

Resistentes contra impactos, agentes corrosivos, fluídos químicos, intempéries e raios UV, os tubos de PEAD para aterros sanitários são fornecidos em rolos com diâmetro de até 110 mm (acima desse diâmetro, em barras de 6 m ou 12 m). São produzidos nos diâmetros de 20 mm a 500 mm, seguindo as normas NBR 15561-2017 e ISO 4427-2 2019.

MINERAÇÃO

Os tubos de PEAD para mineração são usados na drenagem e no transporte de minérios, porto de areias e águas servidas. Trazem grande flexibilidade (evitando emendas) e boa adaptação ao solo, além de grande resistência contra: agentes corrosivos, fluídos químicos, impactos e intempéries.

Com proteção contra raios UV, os tubos são produzidos nos diâmetros de 20 mm a 500 mm e fornecidos conforme a ISO 4427-2 2019. Os tubos com diâmetros de até 125 mm podem ser fabricados em rolos; acima desse diâmetro são produzidos em barras com comprimentos de 6 m ou 12 m.

SANEAMENTO

Ideais para: obras de drenagem pluvial; ramais prediais; adutoras de água e esgotamento sanitário; emissários terrestres e subaquáticos; transportes de produtos químicos, efluentes e resíduos; rede de incêndio para instalações industriais e redes de refrigeração.

Os tubos de PEAD para saneamento são resistentes contra agentes corrosivos e fluídos químicos. Podem ser aplicados em solos, sendo fornecidos na cor preta com faixa azul (para água); ou preta com faixa ocre (para esgoto).

Produzidos conforme as normas NBR 15561-2017, ISO 4427-2 2019 ou DIN 8074-2011, nos diâmetros de 20 mm a 500 mm. Os tubos com diâmetros de até 125 mm podem ser fabricados em rolos; acima desse diâmetro são produzidos em barras de comprimentos de 6 m ou 12 m.

Tubos de PEAD para aterro sanitário
Com o uso dos tubos de PEAD não há a contaminação dos lençóis freáticos com chorume (Foto: Divulgação/Majestic)

IRRIGAÇÃO

Os tubos de PEAD também podem ser usados para irrigação de plantações, drenagem agrícola, ramais e adutoras de água. São produzidos conforme as normas ISO 4427-2 2019 e DIN 8074-2011, nos diâmetros de 20 mm a 500 mm. Os tubos com diâmetros até 140 mm podem ser fornecidos em carretéis; acima desse diâmetro são produzidos em barras de comprimentos de 6 m ou 12 m.

Os produtos se destacam pelo ótimo custo-benefício, pois ajudam a ampliar a área agricultável e a diminuir a perda de carga, permitindo vazões e pressões maiores. Além disso, têm resistência contra intempéries e possuem proteção contra raios UV, agentes corrosivos e fluídos químicos usados na fertirrigação.

Os tubos de PEAD para irrigação possuem excelente raio de curvatura e fácil instalação nos carretéis de hidro roll.

TELECOMUNICAÇÃO

Aplicados em redes de proteção de cabos subterrâneos, cabos de energia ou telecomunicações, os tubos de PEAD são fornecidos com paredes internas lisas ou ranhuradas.

Possuem alta resistência contra impactos, agentes corrosivos, intempéries e raios UV. Os tubos são produzidos na cor preta lisa ou com faixas.

Seguem as normas NBR 14683-1-2012 (DN 32, 40 e 50) e NBR 15155-1 (DN 63, 75,90, 110, 125, 140, 160, 180 e 200) e são fornecidos em rolos (para diâmetros de até DN 125) ou em barras de 6 m ou 12 m de comprimento (para DN > 125).

INDÚSTRIA

Leves, duráveis e resistentes contra impactos, agentes corrosivos, fluídos químicos, intempéries e raios UV, os tubos de PEAD para a indústria são usados na fabricação de roletes; em redes de refrigeração; no transporte de produtos químicos, efluentes e resíduos; na utilização de redes elétricas e redes de tubulação para ar comprimido.

Estão de acordo com a norma ISO 4427-2 2019 e são produzidos nos diâmetros de 20 mm a 500 mm. Fornecidos em rolos de até 110 mm; ou em barras com 6 m ou 12 m (quando os diâmetros são acima de 110 mm).

MOLAS DE PROTEÇÃO

Os tubos de PEAD são utilizados como camada de proteção extra das molas, evitando desgastes oriundos de arraste ou atrito com superfícies ásperas, porosas ou pontiagudas.

Resistentes aos raios UV, duráveis e atóxicos, os tubos têm tamanhos variados para simples ou múltiplos feixes de mangueiras.

CONEXÕES PEAD

Ideais para solda in-loco, facilitam ajustes necessários no momento da instalação da rede, assim como a manutenção (na substituição de peças e trechos de linha). Produzidas nas dimensões conforme as normas ISO 4427-2 2019 e NBR 15593 2022.

Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Informativos Técnicos