Brises garantem proteção e luz natural a interior de prédio

Os brises da Sulmetais proporcionaram alta performance técnica e atenderam às necessidades arquitetônicas no projeto do novo edifício da faculdade

brise
O edifício ocupa uma área de 5.652,47 m² (foto: divulgação/Sulmetais)

Em 2018, o Campus de São Caetano do Sul (SP) do Instituto Mauá de Tecnologia ganhou um novo prédio – anexado ao edifício H –, que ocupa uma área de 5.652,47 m². Sua construção foi idealizada considerando o contexto climático do local.

Com layout operacional inteligente e estética que favorece às necessidades ambientais, o edifício possui espaços para laboratórios que ampliam o atendimento a cursos já existentes na instituição. O projeto é assinado pelo arquiteto Silvio Garrucho, diretor do escritório S C Garrucho Arquitetura.

brise
O prédio ganhou soluções produzidas conforme às necessidades do projeto (foto: divulgação/Sulmetais)

DESAFIO

Um dos grandes desafios do projeto era especificar os brises, pois esse elemento de fachada precisava atender às necessidades de proteção aos ambientes internos e garantir iluminação natural, integração entre as áreas internas e externas, além de transparência.

"Por decisão do projeto, os espaços tinham que operar com luz natural difusa, filtrada, refletida e sem carga térmica, de modo a controlar a incidência de radiação direta e excessiva. Alguns espaços também exigiram ventilação natural permanente, como a escada principal", explica Garrucho.

Além disso, o material deveria ser produzido sob medida para atender ao processo de racionalização construtiva previsto no projeto, considerando a execução e a montagem ao mesmo tempo das outras fases da obra.

SOLUÇÃO

A empresa escolhida para fornecer os brises foi a Sulmetais, que já havia trabalhado com o arquiteto em outros projetos. E para atender às exigências da obra, a empresa forneceu três modelos: especial (fabricado sob medida), tipo veneziana perfurada e colmeia. Sendo que o primeiro foi especificado para as fachadas principais – faces frontal e lateral direita. Após a instalação, o produto proporcionou uma dinâmica interessante, com diferentes tons de cinza.

"Sobre os painéis nas fachadas, coroamos o espaço entre as mísulas e os planos do edifício com o brise colmeia em alumínio 150 mm x 150 mm", conta o arquiteto. Já nas faces laterais e frontais do bloco da escada principal, foi utilizado o brise tipo veneziana perfurada SM C40E.

Após a conclusão da obra, constatou-se a eficiência dos brises na proteção solar das áreas internas e o melhor aproveitamento de iluminação natural, tornando o edifício mais econômico e confortável.

"Havia a desconfiança, por exemplo, em relação à performance dos brises perfurados nas fachadas principais, entre outros questionamentos. Alguns achavam que o brise especial era um alto investimento, outros consideravam muito grande – e se de fato seria necessário. No final, agradou a todos. Sua utilização foi marcante para a personalidade do edifício, que possui arquitetura minimalista, com abordagem bioclimática e de nível internacional", conclui o arquiteto.

brise
Os brises SM C40E proporcionaram ganho de luz e ventilação natural ao edifício (foto: divulgação/Sulmetais)

Além disso, o uso dos brises da Sulmetais proporcionou uma linguagem contemporânea, leve, transparente, moderna e com ganhos de luz natural difusa – e sem carga térmica. O alumínio (matéria-prima dos produtos) também foi importante para o melhor desempenho técnico na obra.

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

Os brises da Sulmetais são concebidos conforme às necessidades de cada projeto. Dessa forma, proporcionam valor e eficiência em todas as suas aplicações. Feitos com alumínio ou galvalume (aluzinc), podem receber acabamento liso ou perfurado, além de várias cores.

Também se destacam pelo desempenho térmico e por garantirem privacidade e elevado padrão estético, assim como redução nos custos com energia elétrica, pois conferem iluminação e ventilação natural aos ambientes.

DescriÇÃo da Obra

Obra: Edifício para Laboratórios - Bloco W
Contratante e proprietário da obra: Instituto Mauá de Tecnologia
Local: São Caetano do Sul (SP)
Data: Início: abril de 2017 | Término: outubro de 2018
Projeto arquitetônico: S C Garrucho Arquitetura
Fornecedor: Sulmetais Revestimentos
Produtos: Brise especial | Brise veneziana | Brise colmeia

Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb

Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

SM 84

Download de catálogo

SM B30 | B57 | BC57 | BT57

Download de catálogo

SM 75 | SM 150

Download de catálogo

SM V100 | V200

Estudos de Casos

Informativos Técnicos