Composta por duas chapas metálicas e núcleo isolante, a solução fornecida pela Thermo-Iso permite acabamentos que combinam com ambientes internos e externos
Além de colaborarem com o conforto do ambiente interno, as telhas termoacústicas tipo forro da Thermo-Iso são protagonistas no visual do empreendimento. Estão disponíveis em diferentes cores — metálica, preta, branca, amarela, azul, verde e vermelha — e oferecem a possibilidade de duas tonalidades distintas. Ou seja, o forro possui aparência que combina com o acabamento das paredes e do mobiliário, e a parte superior tem uma cor que “conversa” com os elementos externos da edificação.
O uso da própria telha como forro é possível graças ao seu perfil inferior, que é retilíneo e substitui outros acabamentos tradicionais, como o drywall. O sistema é, ainda, composto por uma segunda chapa de aço galvalume (superior) e recheio com material isolante. Esse núcleo pode ser de poliestireno expandido (EPS), poliuretano (PUR), poliisocianurato (PIR) ou lã de rocha, dependendo das necessidades do ambiente. A solução tem espaço em qualquer tipo de projeto, seja residencial, comercial ou industrial.
A espessura das chapas varia entre 0,43 mm, 0,50 mm e 0,65 mm. Já o comprimento máximo é conforme a necessidade do cliente — desde que não interfira no transporte e no manuseio das peças. Bastante leves e fáceis de instalar, não acrescentam muito peso às estruturas do edifício. Tudo isso sem abrir mão da resistência mecânica. Além disso, o aço galvalume combina a durabilidade do alumínio com a resistência estrutural do aço, resultando em uma liga que dura até quatro vezes mais, com melhor resistência à oxidação.
As telhas da Thermo-Iso estão disponíveis nos modelos TR 25/1020, TR 35/1000, TR 40/980 e TR 100/950.
Uma das premissas da norma de desempenho ABNT NBR 15.575 é a especificação de isolantes térmicos. Esse requisito é atendido pelas telhas termoacústicas tipo forro da Thermo-Iso, que também rendem pontos para o programa “Selo Azul Caixa”, mantido pela Caixa Econômica Federal e que reconhece as boas práticas de construções que utilizam materiais sustentáveis.
Devido à capacidade de bloquear a passagem de calor para o ambiente interno, o material otimiza o uso do ar-condicionado, mesmo naqueles dias mais quentes. Em determinadas situações, dependendo de outras particularidades, a simples instalação das telhas pode eliminar totalmente a necessidade de equipamentos de climatização. Resulta, assim, em uma economia considerável de energia elétrica.
Mesmo expostas às chuvas, as telhas termoacústicas tipo forro da Thermo-Iso não desenvolvem bolor ou mofo, da mesma maneira que o material isolante do núcleo não permite a procriação de microrganismos ou insetos.