Centro de educação de hospital ganha drenagem eficiente

Os canais Euroselfv+ e MultV+, da Ulma Architectural, foram aplicados nas áreas de acesso e paisagismo de prédio anexo ao Hospital Albert Einsten

Vista aérea do Centro de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einsten
A obra do Centro de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einsten foi atrás de sistemas modernos e eficientes de drenagem. Utilizando as soluções da Ulma Architectural, referência no assunto (Foto: Divulgação/Hospital Albert Einstein)

Desde 1989, o Hospital Albert Einsten trabalha com a educação e a formação de profissionais. Uma das ações mais recentes da instituição foi ter inaugurado, em 2021, o novo Centro de Ensino e Pesquisa da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, com cursos de graduação e pós-graduação. 

Está localizado no bairro do Morumbi, em São Paulo (SP), de forma adjacente ao hospital, com mais de 44 mil m² de área construída. 

Com capacidade para mais de 6 mil pessoas, o edifício – projetado pelo escritório Safdie Architects em parceria com o Perkins+Will – possui: salas de aula e de conferência, auditório com 4 mil assentos, quatro laboratórios, espaços para exposições e videoconferências, jardim interno, praça de alimentação e passarela (com ligação direta para o hospital). 

O centro de educação tem todas as características para se tornar um dos mais avançados da América Latina. 

Jardim interno do Centro de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einsten
Os canais de drenagem, da Ulma Architectural, têm seção em ‘V’ que melhora a eficiência hidráulica (Foto: Divulgação/Hospital Albert Einstein)

DESAFIO 

O edifício está inserido em uma região que costuma sofrer com inundações e enchentes – problemas comuns em grandes cidades que possuem muito asfalto e carecem de bons canais de drenagem. Portanto, era necessário adotar sistemas que garantissem eficiência, qualidade e praticidade no escoamento da água, além de resistência e vida útil prolongada. 

SOLUÇÃO 

A obra utilizou as soluções de drenagem de uma empresa de referência no assunto, a Ulma Architectural

Para as áreas de paisagismo, a empresa forneceu os Canais EuroselfV+. Trata-se de um sistema que possui canaletas de concreto polímero com seção otimizada em ‘V’. 

Com características técnicas especiais, o sistema otimizou as seções para atender a uma mesma vazão. Assim, garantiu melhor eficiência hidráulica, autolimpeza e versatilidade na instalação. 

Em alguns trechos do paisagismo, os Canais EuroselfV+ foram instalados com as grelhas galvanizadas ranhuradas (oculta) e, em outros, com as grelhas em ferro fundido. 

Composição do sistema de drenagem
Os canais Ulma com grelha ranhurada (oculta) unem estética e eficiência hidráulica (Fotos: Divulgação/Ulma Architectural)

Já nas áreas de acesso ao prédio, foram utilizados os Canais MultV+, que também possuem seção em ‘V’. Contam com sistema de fixação que permitiu fácil limpeza e manutenção. Ao mesmo tempo, o recurso garantiu que a grelha não se soltasse ou fizesse barulho com a passagem dos veículos. Junto, foram aplicadas as grelhas nervuradas em ferro fundido. 

Dessa maneira, os sistemas da Ulma Architectural diminuíram os riscos de enchentes e garantiram maior durabilidade. E o melhor: seu design único não comprometeu a estética dos ambientes. 

Sistema de drenagem dentro do Centro de Ensino e Pesquisa da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein
Os Canais MultV+ garantem fácil instalação e rápido fechamento (Fotos: Divulgação/Ulma Architectural)

MAIS SOBRE OS PRODUTOS 

Os Canais da Ulma são mais leves que o pré-fabricado tradicional, o que facilita a instalação e economiza na mão de obra. 

Os canais Euroselfv+ são indicados para áreas de pedestres e veículos leves. Estão disponíveis com grelhas em vários acabamentos (polipropileno, aço galvanizado, aço inoxidável ou ferro fundido). 

Já os Canais MultV+ possuem seções em várias dimensões e grelhas com sistema de fixação click RapidLock® (ou com parafusos). Os canais são ideais para áreas comerciais e estacionamentos utilizados por todos os tipos de veículos. 

DESCRIÇÃO DA OBA 

Projeto: Centro de Educação e Pesquisa Albert Einstein 

Local: São Paulo (SP) 

Execução: Safdie Architects e Perkins+Will 

Fornecedor: Ulma Architectural 

Produtos: Canais EuroselfV+ e Canais MultV+

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