Conheça o moderno sistema de drenagem da Arena MRV

Foram fornecidos os canais de drenagem em cascata U100 da ULMA Architectural Solutions, para auxiliar no escoamento e na otimização das seções

Vista de cima da Arena MRV
Legenda: Localizada em Belo Horizonte (MG), a Arena MRV está inserida em uma região que enfrenta fortes chuvas, que poderiam atrapalhar a realização dos eventos (Foto: Divulgação/Farkasvölgyi Arquitetos)

Localizada em Belo Horizonte (MG), num terreno de 128 mil m², a Arena MRV tem capacidade para 46 mil pessoas. É um dos mais modernos estádios da América Latina.

O empreendimento foi construído em três anos e seu projeto arquitetônico é assinado pelo renomado escritório Farkasvölgyi Arquitetos Associados.

O complexo foi concebido com:

  • 112 camarotes;
  • 42 bares e lanchonetes;
  • 2,3 mil vagas de estacionamento;
  • 7 cozinhas;
  • 8 cabines de rádio;
  • 4 estúdios de TV;
  • Sala de imprensa para 294 jornalistas;;
  • Vestiário de 406 m²;
  • Sala de aquecimento de 116 m².

Em termos de tecnologia, destaque para as 50 mil unidades de LED coloridas e interativas na fachada, além da iluminação LED de alta qualidade no campo.

Instalação dos canais de drenagem em cascata U100 na Arena MRV
Legenda: As grelhas dos canais de drenagem U100 possuem superfície antiderrapantes e sistema de fixação, que garante maior resistência e segurança (Foto: Divulgação/ULMA Architectural Solutions)

Desafio da obra da Arena MRV

Um dos pontos cruciais na construção de um estádio de futebol é o sistema de drenagem. No caso da Arena MRV, essa etapa mereceu atenção redobrada. Afinal, a construção ocupa uma região que enfrenta fortes chuvas no verão.

Solução: canal de drenagem em concreto polímero ULMA

A ULMA Architectural Solutions é uma das referências em soluções para drenagem. Devido ao know-how no mercado, a empresa forneceu assessoria técnica e indicou o modelo ideal para atender à necessidade específica do projeto.

Originalmente, o projeto previa o uso de canais moldados in loco, com largura total de 450 mm e altura inicial de 200 mm. Porém, graças à análise do departamento técnico da ULMA (junto com o seu software multiplataforma), foi possível realizar um estudo hidráulico, que identificou o modelo e o tipo de instalação mais adequado para o estádio, com os canais U100 em cascata.

A instalação de canais em cascata é uma combinação de canais retos em diferentes alturas. Uma solução simples, econômica, leve e de alto desempenho – tudo o que a Arena MRV precisava.

Solução: canal de drenagem em concreto polímero ULMA

Fornecidos com altura que variam de 130 mm a 230 mm, os canais de drenagem em cascata U100 auxiliaram no escoamento e na otimização das seções. Também aumentaram a capacidade de vazão.

Canais de drenagem em cascata U100 na Arena MRV
Legenda: Os canais de drenagem em cascata U100 garantem rápida drenagem das águas pluviais (Foto: Divulgação/ULMA Architectural Solutions)

Produzido em concreto polímero, o produto tem uma superfície lisa, com baixa rugosidade, o que possibilita melhor escoamento e capacidade de drenagem. Com as seções otimizadas, é possível reduzir os custos e o tempo de instalação – que é simples e rápida.

Outro diferencial foi a utilização das grelhas em ferro fundido da ULMA. São antiderrapantes e têm acabamento único, que auxiliam na captação da água. Contam com um sistema de fixação específico, que garante maior segurança e resistência.

Em resumo: com todas essas soluções, a obra da Arena MRV ganhou economia, rapidez, resistência e alto desempenho no escoamento das águas pluviais.

Ficha da obra: Arena MRV

Local: Belo Horizonte (MG)

Prazo: Início: 2020 | Término: 2023

Projeto: Farkasvölgyi Arquitetos Associados

Execução: Construtora: Racional Engenharia / Gramado: Worldsports / Instaladora: Moor Construções

Fornecedor: ULMA Architectural Solutions

Produto: Canal de drenagem U100 com grelha em ferro fundido

Veja também: 5 estádios brasileiros em reforma

Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Canal de Drenagem U

Download de catálogo

Canais de Concreto Polímero

Download de catálogo

Kompaqdrain®

Download de catálogo

Canal de Drenagem KOMPAQDRAIN®

Estudos de Casos

Informativos Técnicos