Com uma área construída que supera 38 mil m², o complexo Alameda Jardins é composto por um edifício residencial e outro comercial. Localizada no badalado bairro dos Jardins, em São Paulo (SP), a obra foi realizada pela construtora Rocontec e projetada pelo escritório aflalo/gasperini arquitetos.
A torre residencial é composta por apartamentos de metragem variável (91 m², 175 m², 178 m², 196 m² e 266 m²). Além disso, possui academia de ginástica, quadra de squash, bike station, salões de jogos e de festas, brinquedoteca, playground, lounge, piscina e sauna. Já a torre comercial é composta por 28 pavimentos, cobertura e quatro subsolos.
Segundo o engenheiro Rafael Peloi, da Rocontec, era crucial adotar materiais sustentáveis (principalmente para evitar o uso excessivo de madeira) e econômicos. Além disso, era necessário aumentar a produtividade para entregar as torres o mais rápido possível, sem perder a qualidade.
Para solucionar todos os desafios, a construtora decidiu utilizar o Sistema Planex, que é composto por fôrmas plásticas. Ideal para substituir a madeira na construção de lajes maciças, vigas e pilares.
O sistema da Atex conseguiu reduzir a mão de obra, os ciclos de concretagem e os materiais. Isso possibilitou um canteiro mais limpo, organizado e ecológico (tem certificado para mais de 100 usos). Além disso, proporcionou um visual translúcido, possibilitando a passagem de luz natural, o que resultou em maior eficiência energética e reduziu o descarte de lâmpadas.
Os painéis medem 120 cm x 60 cm, 60 cm x 60 cm, 15 cm x 60 cm e 5 cm x 60 cm. Apoiados diretamente sobre barrotes (igual aos compensados), são leves e fáceis de transportar.
Para Rafael, a construção da Alameda Jardins sem os produtos da Atex seria totalmente diferente. “Com o sistema de fôrmas convencional, o ciclo de execução da estrutura seria de um dia a mais por pavimento. Também poderia ter uma variação maior nas deformações de estrutura”.
A obra teve uma economia total de R$ 130 mil, graças às soluções apresentadas pelo Sistema Planex.
Além das vantagens citadas, vale ressaltar que Planex é um sistema que pode reduzir o consumo de energia, a emissão de CO2 e o uso de madeira na laje em, aproximadamente, 95%. Também é fácil de instalar (dispensa mão de obra especializada).