Fôrmas plásticas Atex deixam obra sustentável e econômica

Obra de edifício misto utilizou o Sistema Planex para substituir a madeira da laje e obteve economia de R$ 130 mil, rapidez e canteiro limpo

Sistema Planex
Obra do Alameda Jardins utilizou o Sistema Planex (Foto: Divulgação/Atex)

Com uma área construída que supera 38 mil m², o complexo Alameda Jardins é composto por um edifício residencial e outro comercial. Localizada no badalado bairro dos Jardins, em São Paulo (SP), a obra foi realizada pela construtora Rocontec e projetada pelo escritório aflalo/gasperini arquitetos.

A torre residencial é composta por apartamentos de metragem variável (91 m², 175 m², 178 m², 196 m² e 266 m²). Além disso, possui academia de ginástica, quadra de squash, bike station, salões de jogos e de festas, brinquedoteca, playground, lounge, piscina e sauna. Já a torre comercial é composta por 28 pavimentos, cobertura e quatro subsolos.

Sistema Planex
O sistema de fôrmas da Atex dispensa mão de obra especializada (Foto: Divulgação/Atex)

DESAFIO

Segundo o engenheiro Rafael Peloi, da Rocontec, era crucial adotar materiais sustentáveis (principalmente para evitar o uso excessivo de madeira) e econômicos. Além disso, era necessário aumentar a produtividade para entregar as torres o mais rápido possível, sem perder a qualidade.

SOLUÇÃO

Para solucionar todos os desafios, a construtora decidiu utilizar o Sistema Planex, que é composto por fôrmas plásticas. Ideal para substituir a madeira na construção de lajes maciças, vigas e pilares.

O sistema da Atex conseguiu reduzir a mão de obra, os ciclos de concretagem e os materiais. Isso possibilitou um canteiro mais limpo, organizado e ecológico (tem certificado para mais de 100 usos). Além disso, proporcionou um visual translúcido, possibilitando a passagem de luz natural, o que resultou em maior eficiência energética e reduziu o descarte de lâmpadas.

Os painéis medem 120 cm x 60 cm, 60 cm x 60 cm, 15 cm x 60 cm e 5 cm x 60 cm. Apoiados diretamente sobre barrotes (igual aos compensados), são leves e fáceis de transportar.

Sistema Planex
Sistema Planex aumenta a produtividade em até 20% na montagem das fôrmas (Foto: Divulgação/Atex)

Para Rafael, a construção da Alameda Jardins sem os produtos da Atex seria totalmente diferente. “Com o sistema de fôrmas convencional, o ciclo de execução da estrutura seria de um dia a mais por pavimento. Também poderia ter uma variação maior nas deformações de estrutura”.

A obra teve uma economia total de R$ 130 mil, graças às soluções apresentadas pelo Sistema Planex.

VANTAGENS DO SISTEMA PLANEX

Além das vantagens citadas, vale ressaltar que Planex é um sistema que pode reduzir o consumo de energia, a emissão de CO2 e o uso de madeira na laje em, aproximadamente, 95%. Também é fácil de instalar (dispensa mão de obra especializada).

Sistema Planex
O Sistema Planex necessita de menos pregos e de outros materiais (Foto: Divulgação/Atex)

Descrição da Obra
Local: Jardins, São Paulo (SP)
Prazo: Julho de 2019 a abril de 2022
Projeto: Alameda Jardins
Execução: Construtora Rocontec
Fornecedor: Atex
Produto: Sistema Planex
Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Planex

Download de catálogo

Gabarito Posicionador PC

Download de catálogo

Fixador de Eletroduto PC

Download de catálogo

Espaçador Circular para Parede de...

Estudos de Casos

Informativos Técnicos