Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Placas de EPS Isorecort: alternativa de excelente custo-benefício ao XPS

Linha de produtos em poliestireno expandido de alta densidade garante eficácia ainda maior do que os modelos em poliestireno extrudado

IsorecortA linha de produtos de poliestireno expandido (EPS) de alta densidade produzida pela Isorecort é uma das mais eficazes do mercado. O preço competitivo e as excelentes propriedades técnicas resultam em uma solução de excelente custo-benefício, não só em relação aos materiais moldados, como também aos produtos de poliestireno extrudado (XPS).

Seja para isolação térmica ou impermeabilização, as placas de EPS da Isorecort se destacam pelo corte padronizado ou personalizado (de acordo com a necessidade do projeto) efetuado por equipamentos CNC de alta precisão. A empresa possui, também, uma ampla variedade de densidades e alta capacidade produtiva para atender qualquer demanda.

CUSTO-BENEFÍCIO: A MESMA RESISTÊNCIA TÉRMICA PELO MENOR PREÇO

A Resistência Térmica (R) de um material corresponde à dificuldade de transmissão de calor e é determinada pelo quociente entre a espessura do material (E) e a sua condutibilidade térmica (λ). Logo: R=E/ λ.

Dessa forma, o que determina a eficiência do isolamento térmico de determinado material é a Resistência Térmica do conjunto, a relação entre coeficiente e a espessura, e não apenas o coeficiente de condutibilidade isoladamente. Portanto, temos:

  • Para uma Resistência Térmica de 1,11 m².K/W podemos utilizar uma placa de XPS Tipo I com 30 mm de espessura ou uma de EPS Tipo VII de 37 mm. Com a adição de apenas 7 mm na espessura do isolante, sua obra pode utilizar placas de EPS de alta densidade Isorecort com a mesma isolação térmica e economia de até 30% do custo do material – o EPS pode ser até 30% mais barato que o XPS equivalente.
  • Além disso, estudos realizados em abril de 2014 pela EPS Industry Alliance (EPS-IA) atestaram que o XPS, tanto em aplicações sob o solo como em coberturas, não mantém constante o seu valor R ao longo do tempo, perdendo seu desempenho como isolante. Esta depreciação está diretamente relacionada à incapacidade do XPS em manter suas propriedades quando há absorção de umidade.

EPS ISORECORT E XPS: A MESMA ABSORÇÃO DE ÁGUA

De acordo com a ABNT:NBR 11752, a absorção de água exigida pelos dois materiais é exatamente a mesma: menor que 1 g/cm² x 100. Logo, ao contrário do que muitos acreditam, XPS e EPS possuem a mesma exigência para resistência à absorção de água. Para o mesmo índice, sua empresa pode economizar muito mais com EPS Isorecort.

EPS: SECA MAIS RÁPIDO E É MELHOR PARA A IMPERMEABILIZAÇÃO

Estudos realizados pela EPS Industry Alliance concluíram que, ao longo do tempo, o XPS perde suas propriedades de resistência térmica devido à incapacidade de manter o desempenho quando há absorção de umidade.

O mesmo estudo demonstra que o poliestireno expandido (EPS) apresenta melhor capacidade de manutenção de suas propriedades, mesmo em ambientes úmidos. Isso se deve à sua maior permeabilidade, que permite que o material perca umidade gradativamente para o ambiente, secando mesmo quando utilizado em paredes, forros ou sob o solo.

Nesse último caso, os dados são ainda mais marcantes. Após 15 anos instalados, EPS e XPS mostraram dados de retenção de umidade bem diferentes: enquanto o EPS apresentou um índice de umidade retida de 4,8%/Vol, o XPS possuía 18,9%/Vol. E, após 30 dias de secagem, os números finais foram: EPS = 0,7%/Vol e XPS = 15,7%/Vol.

Esses dados demonstram que além do custo inferior e da resistência térmica constante, o EPS possui facilidade para secagem e, consequentemente, melhor desempenho em ambientes úmidos.

DADOS COMPARATIVOS – EPS e XPS

Isorecort

Clique para obter catálogo e outras informações deste produto Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb

Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Núcleo em EPS para Telha Sanduíche

Download de catálogo

Pérola e Micropérola em EPS

Download de catálogo

Peça Técnica em EPS

Download de catálogo

Calço e Cantoneira em EPS

Estudos de Casos

Informativos Técnicos