Linha de produtos em poliestireno expandido de alta densidade garante eficácia ainda maior do que os modelos em poliestireno extrudado
A linha de produtos de poliestireno expandido (EPS) de alta densidade produzida pela Isorecort é uma das mais eficazes do mercado. O preço competitivo e as excelentes propriedades técnicas resultam em uma solução de excelente custo-benefício, não só em relação aos materiais moldados, como também aos produtos de poliestireno extrudado (XPS).
Seja para isolação térmica ou impermeabilização, as placas de EPS da Isorecort se destacam pelo corte padronizado ou personalizado (de acordo com a necessidade do projeto) efetuado por equipamentos CNC de alta precisão. A empresa possui, também, uma ampla variedade de densidades e alta capacidade produtiva para atender qualquer demanda.
A Resistência Térmica (R) de um material corresponde à dificuldade de transmissão de calor e é determinada pelo quociente entre a espessura do material (E) e a sua condutibilidade térmica (λ). Logo: R=E/ λ.
Dessa forma, o que determina a eficiência do isolamento térmico de determinado material é a Resistência Térmica do conjunto, a relação entre coeficiente e a espessura, e não apenas o coeficiente de condutibilidade isoladamente. Portanto, temos:
De acordo com a ABNT:NBR 11752, a absorção de água exigida pelos dois materiais é exatamente a mesma: menor que 1 g/cm² x 100. Logo, ao contrário do que muitos acreditam, XPS e EPS possuem a mesma exigência para resistência à absorção de água. Para o mesmo índice, sua empresa pode economizar muito mais com EPS Isorecort.
Estudos realizados pela EPS Industry Alliance concluíram que, ao longo do tempo, o XPS perde suas propriedades de resistência térmica devido à incapacidade de manter o desempenho quando há absorção de umidade.
O mesmo estudo demonstra que o poliestireno expandido (EPS) apresenta melhor capacidade de manutenção de suas propriedades, mesmo em ambientes úmidos. Isso se deve à sua maior permeabilidade, que permite que o material perca umidade gradativamente para o ambiente, secando mesmo quando utilizado em paredes, forros ou sob o solo.
Nesse último caso, os dados são ainda mais marcantes. Após 15 anos instalados, EPS e XPS mostraram dados de retenção de umidade bem diferentes: enquanto o EPS apresentou um índice de umidade retida de 4,8%/Vol, o XPS possuía 18,9%/Vol. E, após 30 dias de secagem, os números finais foram: EPS = 0,7%/Vol e XPS = 15,7%/Vol.
Esses dados demonstram que além do custo inferior e da resistência térmica constante, o EPS possui facilidade para secagem e, consequentemente, melhor desempenho em ambientes úmidos.
Clique para obter catálogo e outras informações deste produto Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb