Complexo Praça das Artes: sintonia entre o velho e o novo com concreto colorido

Edifício no centro de São Paulo ganha beleza e durabilidade com a aplicação de 39 toneladas de Bayferrox®



Estudo de Caso: Complexo Praça das Artes / São Paulo – SP

Complexo Praça das Artes: sintonia entre o velho e o novo com concreto colorido

Proprietário da obra: Secretaria Municipal de Cultura (SMC)
Contratante: Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB)
Local da obra: Complexo Praça das Artes / São Paulo – SP
Data da obra: Início: 2009 / Término: 2013
Fornecedor: LANXESS
Nome do Produto: Bayferrox®

DESCRIÇÃO DO LOCAL

O complexo Praça das Artes faz parte de um projeto de revitalização da região central de São Paulo, com o objetivo de promover a arte e lazer entre os ‘arranha-céus’ da cidade.

Engloba a construção e o restauro de um conjunto de edifícios marcado por três módulos culturais. Juntos, cobrem uma área total de quase 30 mil m².

Módulo I: Um prédio de onze andares com salas para ensaio dos corpos artísticos que reproduzem as dimensões do palco do Teatro Municipal.

Módulo II: Estacionamento de dois pisos com capacidade para 200 vagas. Tem aproximadamente 8 m de altura (na parte mais profunda, chega a 12 m). Conta com uma praça na laje superior.

Módulo III: Prédio do antigo Conservatório de Música de São Paulo, dedicado à escola de música e centro de documentação.

DESAFIO

A construção do edifício está em uma área exposta a grande quantidade de poluição. Dessa forma, o projeto precisava de uma solução que preservasse a obra contra ações de intempéries, proporcionando maior durabilidade e resistência às fachadas com custos de manutenção reduzidos.

Complexo Praça das Artes: sintonia entre o velho e o novo com concreto colorido

SOLUÇÃO

Ao contrário da pintura, o concreto integralmente colorido com os pigmentos Bayferrox® diferenciam-se por sua alta resistência e pelo baixo custo de manutenção. Adicionado diretamente ao concreto, Bayferrox® proporciona – além da cor – a preservação da textura característica do concreto, assegurando beleza à edificação.

O complexo Praça das Artes teve toda a sua estrutura da fachada colorida em duas cores de pigmentos Bayferrox®: Marrom Adobe, aplicado na maior parte do edifício, e vermelho, que coloriu o centro administrativo.

No total, a LANXESS forneceu cerca de 39 toneladas de pigmentos Bayferrox®.

Complexo Praça das Artes: sintonia entre o velho e o novo com concreto colorido

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

Ecologicamente correto, Bayferrox® é um pigmento de alta performance utilizado na coloração de artefatos de concreto, pisos intertravados, painéis de fachada, blocos, argamassas e outros. Destaca-se por oferecer alto poder de tingimento e resistência às intempéries, sem perder a cor. Disponível em diferentes tonalidades que garantem sofisticação aos projetos.


Clique para obter catálogo e outras informações deste produto.

Veja mais produtos da LANXESS disponíveis no Canal de Especificação Online.
Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Bayferrox®

Estudos de Casos

Informativos Técnicos