Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Concreto colorido cria design que combina arquitetura e natureza em museu

Pigmento Bayferrox® vermelho contrasta com o verde e permite harmonia própria ao local.



Estudo de Caso: Casa das Histórias Paula Rego / Cascais – Portugal.

Concreto colorido cria design que combina arquitetura e natureza em museu

Proprietário da obra: Não divulgado.
Contratante: Não divulgado.
Local da obra: Casa das Histórias Paula Rego – Cascais / Portugal.
Data da obra: Início: 2005 / Término: 2008.
Fornecedor: LANXESS.
Nome do Produto: Bayferrox®.


DESCRIÇÃO DO LOCAL


Com projeto do arquiteto português Eduardo Souto de Moura, a Casa das Histórias Paula Rego expõe as obras da artista, reconhecida internacionalmente, que viveu durante muitos anos em Estoril, Portugal. O local apresenta duas torres adjacentes, em forma de pirâmide. No seu interior, encontram-se salas interligadas que se agrupam em volta de um salão de exposição central, construído em posição elevada. O museu dispõe de uma área de exposição de 750 m², um auditório com 200 lugares e um café, voltado para um jardim.


DESAFIO

Concreto colorido cria design que combina arquitetura e natureza em museu


O edifício foi projetado de forma que a altura das duas pirâmides coincidisse com a altura das árvores ao redor. Para atender ao conceito arquitetônico da construção, era necessário adotar uma coloração que permitisse ao museu preencher uma lacuna no ambiente natural para se integrar à paisagem local. O produto deveria, portanto, proporcionar um contraste entre o mineral e o vegetal.


SOLUÇÃO

Um total de 3.810 m³ de concreto foi pigmentado com 15 toneladas de Bayferrox® 110 e 3 toneladas de Bayferrox® 420, ambos fornecidos pela LANXESS. Os pigmentos embalados em sacos, foram processados a cada mistura na usina de concreto.

Ao optar pelo concreto colorido em vermelho, foi possível criar uma construção que atendeu todos os requisitos estruturais e técnicos exigidos por um museu, sem sacrificar o conforto do ambiente. Intencionalmente foi utilizada essa tonalidade de concreto em contraste ao verde, o que possibilitou ao local um design atraente e que reinterpreta a arquitetura histórica da região de forma contemporânea.


As paredes internas com reboco branco também formam um contraste evidente com o concreto colorido em vermelho, resultando numa estética dos opostos e numa harmonia muito própria.


DESCRIÇÃO DO PRODUTO

Ecologicamente correto e inorgânico, o Bayferrox® é um pigmento de alta performance utilizado na coloração de artefatos de concreto, pisos intertravados, painéis de fachada, blocos, argamassas e outros. Destaca-se por oferecer alto poder de tingimento e resistência às intempérires, sem perder a tonalidade da cor. Disponível em diferentes tonalidades que garantem sofisticação aos projetos.


Clique para obter catálogo e outras informações deste produto.

Veja mais produtos da LANXESS disponíveis no Canal de Especificação Online.


Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Bayferrox®

Estudos de Casos

Informativos Técnicos