Concreto colorido gera versatilidade no design arquitetônico do Emirates Palace

Bayferrox® proporciona cores que combinam com as diferentes tonalidades da areia do deserto árabe.

Bayferrox® proporciona cores que combinam com as diferentes tonalidades da areia do deserto árabe.

Estudo de Caso: Emirates Palace / Abu Dhabi – Emirados Árabes Unidos.

Concreto colorido gera versatilidade no design arquitetônico do Emirates Palace

Proprietário da obra: Private Board of Directors representing the Government of Abu Dhabi.
Contratante: Private Board of Directors representing the Government of Abu Dhabi.
Local da obra: Hotel Emirates Palace, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.
Data da obra: Início: Dezembro de 2001 / Término: Fevereiro de 2005.
Fornecedor: LANXESS.
Nome do Produto: Bayferrox®.

DESCRIÇÃO DO LOCAL

O Emirates Palace, em Abu Dhabi , é um hotel cinco estrelas que ocupa um perímetro de 2,5 km . Com 40 m de altura, o imponente arco da entrada principal é mais alto que o Portão de Brandeburgo, em Berlim. O interior do hotel também está repleto de superlativos estruturais: 102 elevadores transportam os hóspedes para os 302 quartos e 92 suítes. Os longos corredores, com quilômetros de comprimento, são equipados com milhares de placas indicativas para que os hóspedes se orientem no interior do hotel.

DESAFIO

A fachada do empreendimento necessitava acompanhar o aspecto grandioso e peculiar do complexo. O revestimento deveria ser executado por meio de técnicas modernas e arabescos tradicionais, com cores que combinassem com as diferentes tonalidades da areia do deserto árabe.  Para alcançar os objetivos, o projeto inicial previa a utilização de um concreto integralmente colorido, combinado com mármores, granito e pedra arenosa. O produto precisava aliar grande poder de tingimento e durabilidade.

Concreto colorido gera versatilidade no design arquitetônico do Emirates Palace

SOLUÇÃO

Para uma superfície base de 243 mil m² foram utilizados 250 mil m³ de concreto colorido com pigmentos Bayferrox®, da LANXESS. Os elementos simulam a textura e a tonalidade das diferentes cores de granito, como Rosa Pink de Salisbury, Royal Red (Vermelho Real) e Juparana, e se combinam harmoniosamente com a pedra natural.

Na superfície foram aplicados elementos decorativos reforçados com fibra de vidro no concreto colorido, enquanto que para os detalhes especiais e para área da entrada foi utilizada pedra natural.

“O Emirates Palace mostra o concreto na sua melhor forma. O uso de matrizes e moldes flexíveis permite grande versatilidade de design arquitetônico, ao mesmo tempo que oferece economia”, enfatiza o Dr. Bernd Trompeter, Diretor-Presidente da Reckli GmbH.

No total, foram utilizadas 60 toneladas de pigmentos Bayferrox® 920, Bayferrox® 960 e Bayferrox® 130. Os pigmentos foram adicionados à pasta de cimento, a fim de obter um aspecto monolítico e homogêneo das cores. Os elementos pré-fabricados de concreto foram produzidos pela Fibrex Co., em Abu Dhabi.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

Ecologicamente correto e inorgânico, o Bayferrox® é um pigmento de alta performance utilizado na coloração de artefatos de concreto, pisos intertravados, painéis de fachada, blocos, argamassas e outros. Destaca-se por oferecer alto poder de tingimento e resistência às intempéries nas peças, sem perder a tonalidade da cor. Disponível em diferentes tonalidades que garantem sofisticação aos projetos.


Clique para obter catálogo e outras informações deste produto.

Veja mais produtos da LANXESS disponíveis no Canal de Especificação Online.
Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Bayferrox®

Estudos de Casos

Informativos Técnicos