Fachada do Soccer City recebe pigmentos coloridos e agrada esteticamente

Painéis em concreto reforçado com fibra de vidro e coloridos com pigmentos Bayferrox® conferem ao Estádio visual único e proteção contra intempéries.

Estudo de Caso: Pigmento Bayferrox® / Soccer City Stadium – África do Sul.

Painéis em concreto reforçado com fibra de vidro e coloridos com pigmentos Bayferrox® conferem ao Estádio visual único e proteção contra intempéries.

Fachada do Soccer City recebe pigmentos coloridos e agrada esteticamente

Proprietário da obra: Município de Johannesburgo
Contratante: Rieder Smart Elements GmbH
Local da obra: Johannesburgo – África do Sul
Data da obra: Instalação da fachada: de agosto de 2008 a julho de 2009
Fornecedor: Lanxess Energizing Chemistry
Nome do Produto: Pigmento Bayferrox®

DESCRIÇÃO DO LOCAL

O Soccer City Stadium, um dos maiores estádios de futebol do mundo, localizado na cidade de Johannesburgo e com capacidade para 88.958 espectadores, é o principal palco da Copa do Mundo de Futebol da África do Sul. Construído em 1984 com o nome de “National Stadium South Africa”, foi sede dos jogos finais da Copa das Nações Africanas, disputada em 1996. Desde 2004, passou a ser chamado oficialmente de “First National Bank Stadium”.

DESAFIO

O estádio precisava ser totalmente remodelado para atender as especificações da FIFA e sediar a abertura da Copa. O desafio foi, então, criar um projeto que aliasse modernidade e inovação a traços da cultura africana. A fachada, cartão de visitas do Soccer City, apresentava uma dificuldade a mais: os ventos fortes da região, combinados com a poeira das minas de ouro próximas, provocavam um efeito abrasivo de jato de areia que deterioraria qualquer pintura.

Fachada do Soccer City recebe pigmentos coloridos e agrada esteticamente

SOLUÇÃO

Inspirados em um tradicional vaso de barro africano, a calabaça, os arquitetos Bob van Bebber e Piet Boer, do escritório Boogertman Urban Edge + Partners, juntamente com o arquiteto Dam on Lavelle, do escritório de arquitetura Populous, projetaram uma fachada de alta tecnologia em concreto colorido com pigmentos Bayferrox®, da LANXESS, reforçado com fibra de vidro.

“Um aspecto importante a ser destacado é que, mesmo com toda tecnologia usada para criar essa gigantesca estrutura que é o Soccer City, o estádio não destoa da paisagem africana, pelo contrário, ele se integra totalmente ao seu entorno”, comenta Givanildo Ferreira, gerente de produtos da linha Bayferrox® da LANXESS.

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

A empresa austro-alemã Rieder Smart Elements forneceu painéis “fibreC” (concreto reforçado com fibra de vidro) para o total de 28 mil m² da capa exterior da fachada do Soccer City. Foram instalados 2.100 módulos, cada um deles composto por 16 painéis “fibreC”. Para a fabricação dos painéis coloridos foram utilizadas dispersões líquidas da empresa Harold Scholz, formulados com pigmentos inorgânicos da linha Bayferrox®, mundialmente conhecida.
Clique para obter informações e catálogo deste produto

Clique para fazer o download do catálogo deste Estudo de Caso

Conheça mais produtos da Lanxess disponíveis no Canal de Especificação Online
Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Bayferrox®

Estudos de Casos

Informativos Técnicos