Estudo de Caso: Pigmento Bayferrox® / Soccer City Stadium – África do Sul.
Painéis em concreto reforçado com fibra de vidro e coloridos com pigmentos Bayferrox® conferem ao Estádio visual único e proteção contra intempéries.
Proprietário da obra: Município de Johannesburgo
Contratante: Rieder Smart Elements GmbH
Local da obra: Johannesburgo – África do Sul
Data da obra: Instalação da fachada: de agosto de 2008 a julho de 2009
Fornecedor: Lanxess Energizing Chemistry
Nome do Produto: Pigmento Bayferrox®
DESCRIÇÃO DO LOCAL
O Soccer City Stadium, um dos maiores estádios de futebol do mundo, localizado na cidade de Johannesburgo e com capacidade para 88.958 espectadores, é o principal palco da Copa do Mundo de Futebol da África do Sul. Construído em 1984 com o nome de “National Stadium South Africa”, foi sede dos jogos finais da Copa das Nações Africanas, disputada em 1996. Desde 2004, passou a ser chamado oficialmente de “First National Bank Stadium”.
DESAFIO
O estádio precisava ser totalmente remodelado para atender as especificações da FIFA e sediar a abertura da Copa. O desafio foi, então, criar um projeto que aliasse modernidade e inovação a traços da cultura africana. A fachada, cartão de visitas do Soccer City, apresentava uma dificuldade a mais: os ventos fortes da região, combinados com a poeira das minas de ouro próximas, provocavam um efeito abrasivo de jato de areia que deterioraria qualquer pintura.
SOLUÇÃO
Inspirados em um tradicional vaso de barro africano, a calabaça, os arquitetos Bob van Bebber e Piet Boer, do escritório Boogertman Urban Edge + Partners, juntamente com o arquiteto Dam on Lavelle, do escritório de arquitetura Populous, projetaram uma fachada de alta tecnologia em concreto colorido com pigmentos Bayferrox®, da LANXESS, reforçado com fibra de vidro.