Concreto colorido expressa elementos típicos da natureza

Pigmento da Lanxess foi utilizado na construção de sede de uma grande empresa de TI, representando elementos da natureza típica da ilha de Jeju, na Coreia do Sul

DAUM Space - LanxessPigmentos inorgânicos de óxido de ferro da linha Bayferrox em diferentes tonalidades revestiram sede da Daum (Foto: Divulgação Lanxess)

Denominada como Daum Space.1, a sede corporativa da Daum – uma das maiores empresas sul-coreanas de TI – representa uma Data Highway (superautoestrada) a partir de uma arquitetura moderna e imponente, que se destaca na vasta paisagem da ilha de Jeju, na Coreia do Sul. O projeto, assinado por Minsuk Cho, titular do escritório Mass Studies, estabelece a edificação fora de um espaço metropolitano e o integra com os elementos da natureza que dão vida à região.

O desenho arquitetônico do complexo também representa a organização moderna e plana da gigante de tecnologia de informação, com um prédio horizontal de 132 mil m² para 350 funcionários, que divide o local entre uma zona rural e urbana.

Desafio

Concreto pigmentado
Com uma aparência quente, produto substituiu
acabamentos mais complexos de fachadas
(Foto: Divulgação Lanxess)

“Durante o processo de design fomos guiados pela visão de uma estrutura que refletisse o entorno do local, com a utilização de materiais que expressassem as cores e as texturas geológicas típicas da região”, afirma Cho.

Para concretizar esse vínculo, a busca era por elementos arquitetônicos que também se destacassem do ponto de vista técnico, atendendo a propriedades como resistência, flexibilidade, durabilidade e estética. Outra preocupação era atender ao conceito ecológico do projeto.

 

Solução

O arquiteto optou por um material e uma cor que melhor representam a ilha: o concreto, com uma pigmentação que expressa as rochas vulcânicas de Jeju. A Lanxess foi a empresa escolhida para fornecer a solução: os pigmentos inorgânicos de óxido de ferro da linha Bayferrox. A mistura foi obtida com as tonalidades Bayferrox 318, Bayferrox 920 e Bayferrox 4130.

Além disso, o concreto integralmente colorido possibilitou formas criativas e texturas características da superfície. Trouxe, ainda, benefícios à imagem do projeto, ambientalmente correto, pois os pigmentos da Lanxess são os únicos no mundo que possuem a certificação de conteúdo reciclável do Instituto SCS (Scientific Certification Systems).

DAUM Space - Escritório - ConcretoConcreto integralmente colorido possibilitou formas criativas e texturas características da superfície (Foto: Divulgação Lanxess)

O produto, com uma aparência quente, substituiu acabamentos mais complexos de fachadas. Foram utilizados 40 toneladas de pigmento da Lanxess em mais de 6 mil m³ de concreto.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

Bayferrox é um pigmento inorgânico de óxido de ferro que possui alto poder de tingimento. É resistente à ação da luz e de intempéries. Está disponível em pó, líquido e grânulos . É utilizado para adicionar cor em muitos mercados – construção, tintas, plásticos e outras aplicações especiais.

Descrição da Obra
Local: Ilha de Jeju (Coreia do Sul)
Data: Início da obra: 2009 | Término da obra: 2012
Escritório de arquitetura: Mass Studies
Fornecedor: Lanxess
Produto: Bayferrox®
Clique para obter catálogo e outras informações deste produto Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb
Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Bayferrox®

Estudos de Casos

Informativos Técnicos