A construção do Vista Bella Residencial Club, em Barueri, na grande São Paulo, apresenta um grande diferencial: os 19 andares das duas torres que compõem o empreendimento estão sendo executadas com o método construtivo parede de concreto.
O sistema, muito utilizado no Brasil em construções populares e prédios com até 5 pavimentos, ajudou a construtora RICAM Incorporações e Empreendimentos Imobiliários a cumprir os prazos de conclusão exigidos.
“A alvenaria convencional necessita de muito mais tempo para execução da obra. Com a parede de concreto consigo manter um ciclo produtivo eficiente e com muito mais agilidade”, ressalta Paulo Marra, Gerente de Obras da RICAM.
No total, o vista Bella Residencial Club possui 294 apartamentos, todos com área útil de 53 e 55 metros quadrados e dois dormitórios.
Cumprir rigorosamente o prazo acordado para a entrega da obra, prevista para setembro de 2015 é o maior desafio, pois ao mesmo tempo em que a agilidade é fundamental, a qualidade dos materiais e processos construtivos deveriam ser mantidos, bem como os custos operacionais, a segurança dos profissionais e organização do canteiro de obras.
A solução encontrada pela RICAM foi a utilização o sistema LUMIFORM® da SH. “Sem dúvida uma opção inteligente, já que o sistema proporciona alta produtividade e deixa o canteiro mais limpo, por minimizando a geração de entulhos”, garante o supervisor de contratos da SH, Fernando Grassmann.
O método construtivo parede de concreto consiste inteiramente em conceitos de industrialização, mecanização, modulação e controle dos materiais e equipamentos. As formas montadas in loco são preenchidas de concreto e após o tempo de cura, podem ser retiradas e reutilizadas em outro pavimento, mantendo assim uma sequencia lógica de produção.
Para atender a obra em Barueri, a SH capacitou e treinou durante 30 dias os profissionais da construtora para auxiliá-los na montagem e desmontagem de fôrmas, além de ensinar o passo a passo dos processos de concretagem e limpeza.
“Este é o segundo empreendimento que usamos o sistema Lumiform SH. Ele sempre atendeu a todas as nossas necessidades”
Na visão do supervisor de contratos da SH, Fernando Grassman, o treinamento é imprescindível para os profissionais atingirem um nível de aprendizagem compatível com o ciclo de concretagem desejado pela construtora, que por sua vez, se mostra muito satisfeita com os resultados.
“Este é o segundo empreendimento que usamos o sistema Lumiform SH. Ele sempre atendeu a todas as nossas necessidades” , afirma Paulo Marra, da RICAM.”A opção pelo LUMIFORM SH é muito positiva em virtude da redução no custo de mão de obra, rapidez e segurança na montagem e desmontagem.
O sistema Lumiform® SH da SH Fôrmas é produzido em alumínio. Pode ser aplicado nos mais variados tipos de projetos, como construção de casas, sobrados e edifícios, com qualidade e ganhos significativos de produtividade. Sua montagem é manual sem necessidade de mão de obra especializada. Os painéis não têm rebites nem emendas na face que faz contato com o concreto, além disso, pesam menos de 18kg/m2 e possuem vãos para janelas e portas.