Pista na Serra do Cafezal é duplicada com conjunto de formas e treliças da SH

Mais de 735 m² das formas Concreform SH® e 250 m² das treliças SH 300® resultaram em uma construção ágil, segura e econômica, em Juquitiba, interior de São Paulo

SH

No km 348, da Rodovia Régis Bittencourt, localiza-se o projeto de duplicação da pista na Serra do Cafezal, em Juquitiba (SP). O trecho é parte de uma grande obra de infraestrutura que engloba nove viadutos, túnel e demais vias recentemente licitadas.

Na Serra do Cafezal, a execução contempla oito vãos de 240 m de extensão. Essa obra teve início em junho de 2013 e a estrutura foi concluída em abril de 2014.

Desafio

shÉ possível compreender o desafio da obra em duas etapas. A primeira abrange a necessidade de contar com um sistema de forma prático, eficiente e de rápida montagem. Só assim seria possível atender as vigas longitudinais, uma vez que, pelas características do terreno, praticamente não havia a necessidade de escoramento.

“Essa questão se justifica pelo fato da laje do tabuleiro ser formada por vigotas pré-moldadas e transversais ao vigamento longitudinal. Por serem autoportantes, dispensavam o escoramento e serviam de apoio para as pré-lajes que receberiam o concreto usado na consolidação do conjunto. Como o terreno exigiu muitos cortes, o remanejamento de terra eliminou o escoramento sob o fundo da viga”, explica o engenheiro Ricardo Ferreira Baptista, gerente técnico comercial da empresa SH.

A outra etapa do desafio estava relacionada ao vão 2 situado sobre um córrego e marcado por taludes íngremes. Nesse caso, exigia-se um escoramento à base de treliças, já que não existia a possibilidade de utilizar torres.

“O escoramento do vão 2 pedia um sistema de treliças de alta resistência, além de um atendimento técnico qualificado que, com o cliente, pudesse analisar a maneira mais segura de execução da etapa. Existiam muitas dificuldades técnicas para solucionar o problema de apoio das treliças, impossível de ser executado com o uso de consoles nos pilares. Além disso, era eminente o risco de descalçar a pista existente, muito próxima da viga maior”, conta.

Solução

Para atender a todas essas necessidades, a SH forneceu 735 m² de formas Concreform SH® (atuaram como forma das vigas longarinas) e 252 m² das treliças SH 300® (executaram o escoramento de três vigas inclinadas longitudinalmente no vão 2, com 40 cm de espessura, 2 m de altura e 1,40 m de largura).

Com o uso do Concreform SH®, a obra ganhou concretagens mais rápidas devido ao alto nível de pressão (60 kN/m²), economia de mão de obra – uma vez que dispensa o uso de perfis alinhadores, pois o próprio grampo de união dos painéis alinha o conjunto – e redução na quantidade de equipamentos, já que esse sistema possui painéis maiores e exige menor quantidade de ancoragens por m².

Aliada a essas vantagens, a SH disponibilizou uma equipe técnica que orientou os profissionais da obra na utilização dos equipamentos, assim como montar, desmontar e guardar os materiais, evitando ao máximo a ocorrência de indenizações.

SH

Nos escoramentos, as treliças SH 300® asseguraram excelentes resultados. Cada viga foi escorada com quatro treliças que se apoiaram em torres sobre as lajes dos vãos adjacentes previamente concretadas. O engenheiro Ricardo Ferreira relata como as etapas aconteceram:

“Para cada viga eram montados dois pares de treliças contraventadas sobre a laje do 1º vão, deixando o devido espaço para a entrada do guindaste. Cada par de treliças, com comprimento médio de 31 m, foi montado por quatro profissionais acompanhados pelo supervisor técnico da SH. Após o içamento e o posicionamento das treliças, dava-se início à montagem ‘in loco’. Utilizamos os perfis MF-12 transversais superiores. Eles sustentavam – por meio de barras de ancoragens – a plataforma inferior, também feita com perfis MF-12 longitudinais e vigas metálicas C12 transversais. Em seguida, um contraventamento adicional transversal e longitudinal era executado para tirar toda e qualquer possibilidade de movimentação da plataforma, e o fundo da viga era feito com a devida contraflecha de projeto, somada à contraflecha prevista, devido à carga nas treliças. Uma vez feita a armação, fechava-se a forma. Completamos o trabalho em cinco dias”.

Mais do que o fornecimento dos equipamentos, a SH destacou-se pela rapidez do carregamento mecanizado a partir de um planejamento logístico de cargas, principalmente das treliças enviadas diretamente à obra, saindo de três unidades (Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba), o que otimizou prazos e custos.

Além disso, a SH forneceu assistência técnica em todos os momentos da obra, desde o planejamento até a concretagem da última viga.

Descrição dos produtos

Concreform SH®
Sistema composto por painéis em chassis de aço galvanizado e forrados com compensado plastificado. Os painéis são conectados com apenas três grampos que os unem e alinham simultaneamente, dispensando perfis extras. Leve e ao mesmo tempo rígido, o sistema Concreform SH® pode ser movimentado manualmente ou com auxílio de grua. Fácil de manusear, ele permite a redução de até 70% da mão de obra na montagem e desmontagem da forma.

Treliças SH
As Treliças da SH são utilizadas em construção e recuperação de viadutos e pontes, execução de passarelas, escoramentos aéreos e balanços sucessivos. A medida do vão livre entre apoios do modelo SH100 vai de 2 a 15 m, com intervalo de 1 m. Os modelos SH200 e SH300 alcançam vãos livres de até 30 m.

Descrição da Obra
Proprietário: Latina Manutenção de Rodovias Ltda (Concessionária Arteris)
Contratante: Latina Manutenção de Rodovias Ltda (Concessionária Arteris)
Local da obra: Juquitiba (SP)
Data da obra: Início: junho de 2013 / Conclusão: abril de 2014
Fornecedor: SH
Nome do Produto: Concreform SH® e Treliças SH
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