O Shopping Vila Velha - um gigante com área bruta locável de 64 mil m² que chegará a 108 mil m² após expansão -, foi concebido para tornar-se referência no município mais antigo do Espírito Santo. Apto a atender a crescente demanda por consumo na cidade, o empreendimento terá 185 lojas-satélite, 13 âncoras e nove megalojas; gourmet center com quatro restaurantes, praça de alimentação com 28 operações; cinema multiplex com oito salas (duas Extreme Digital e três salas 3D; game center; hipermercado com oito mil m² e mais.
A implantação do complexo compreendia a execução de grandes concretagens de lajes, principalmente as protendidas, em curto prazo. Daí a necessidade de utilizar um sistema que funcionasse com alta produtividade, agilidade e capacidade para vencer grandes vãos. Segurança e economia de materiais e mão de obra eram fatores primordiais a serem considerados na hora de especificar os elementos construtivos.
A Mesa Deslizante SH® foi um dos diferenciais da obra. Uma fôrma que dispensou as etapas de montagem e desmontagem de torres durante a execução de cada trecho, garantindo mais de 1,2 mil m² de área concretada a cada seis dias com um conjunto de seis mesas. O sistema de movimentação do equipamento para reposicionamento do novo ciclo de concretagem durava pouco mais de uma hora - bem mais rápido do que os métodos convencionais.
O peso da Mesa Deslizante SH® é de 22 toneladas - parecido com o peso de escoramento convencional -, mas exigiu um número reduzido de pessoas para movimentá-la – para cada 10 fôrmas eram necessárias somente oito pessoas.
Execução
Sirlei de Oliveira, especialista técnico da SH explica as etapas de execução com a Mesa Deslizante SH®. “As mesas são montadas no chão com toda a facilidade de acesso e sem nenhum risco de queda. Com a ajuda de gruas, elas são posicionadas em consoles montados nos pilares e permitem a concretagem. Depois que o concreto apresentar resistência suficiente e a protensão for realizada, as mesas se afastam da laje, abaixando os consoles reguláveis nos pilares. Em seguida, os apoios fixos recebem rolamentos de baixo atrito. Dessa forma, as mesas podem ser puxadas para a próxima concretagem: basta subi-las para o nível adequado e terminar o arremate entre elas”.
Ainda de acordo com Sirlei, o sistema padronizado da SH atendeu vãos de lajes de 8 m x 10,5 m com mesas de 7,50 m de largura e 23 m de comprimento.
As 27 mesas foram fabricadas para o cliente, totalizando quase 600 toneladas de material entregue na obra, iniciando a entrega em abril e terminando em junho de 2013.
Além da Mesa Deslizante SH®, foram utilizados 7,3 mil painéis Topec® SH e escadas modulares Modex® SH (aproximadamente 200 m). A empresa foi a única a executar o escoramento de toda a construção do Shopping.