Elevador ligará a Estação do Metrô Rio ao topo do morro Pavão Pavãozinho

A SH forneceu diversos equipamentos e mão de obra para a construção das duas torres de acesso a Comunidade do Cantagalo.

Estudo de Caso: Produtos e mão de obra da SH Fôrmas / Metrô General Osório – RJ

A SH Fôrmas forneceu diversos equipamentos e mão de obra para a construção das duas torres de acesso a Comunidade do Cantagalo.

Elevador ligará a Estação do Metrô Rio ao topo do morro Pavão Pavãozinho

Proprietário da obra: Metrô Rio
Contratante: CBPO – Companhia Brasileira de Projetos e Obras (Uma empresa do grupo Odebrecht)
Local da obra: Estação General Osório – Ipanema – RJ
Data da obra: Início: 07/2009 / Término: 06/2010
Fornecedor: SH Fôrmas Andaimes e Escoramentos
Nome do Produto: Topec, torres de carga LTT, perfis metálicos, andaimes de encaixe MODEX, tubos e braçadeiras. A SH forneceu mão de obra para montagem e desmontagem dos andaimes do elevador, do pilar intermediário, das escadas metálicas e das passarelas metálicas.

DESCRIÇÃO DO LOCAL

A estação General Osório do Metro Rio possui quatro acessos, três dos quais já se encontram totalmente prontos. O último, ainda em construção e com inauguração prevista para junho, está localizado na esquina da rua Barão da Torre com a Teixeira de Melo, em Ipanema, e liga a estação ao topo do morro da favela Pavão Pavãozinho através de elevador panorâmico.

DESAFIO

Para transportar os passageiros da estação até o topo do morro da favela foram construídas duas torres, uma de 64 m e outra de 28 m, ligadas por uma passarela de 48 m. “O desafio da SH Fôrmas nessa obra foi montar uma estrutura de apoio para acesso e outra, metálica, para a construção da passarela. O terreno onde as estruturas foram fixadas era inclinado e sem consistência: uma parte dele era rocha e a outra, barro. Para se conseguir o mínimo de estabilidade necessária, a Odebrecht precisou fazer um jateamento de concreto magro na área, preparando o terreno para agüentar o peso das estruturas” explica Antônio Augusto Júnior, engenheiro da SH.

A SH também montou um pilar intermediário de 30 m para dar sustentação a laje, que era plana, utilizando painel Topec® SH (estrutura de alumínio forrada com compensado de madeira), produto exclusivo da empresa.

SOLUÇÃO

A SH forneceu material para toda obra da estação General Osório, do Mêtro Rio, que foi inaugurada em dezembro de 2009. Contratada novamente para a construção do elevador de acesso, a empresa instalou no local fôrmas para lajes Topec SH, fôrmas para pilares e escoramentos de vigas, além de toda mão-de-obra de montagem dos equipamentos. “A equipe técnica da SH esteve presente durante toda a obra, propondo soluções que aliassem a eficiência exigida pela Odebrecht e a segurança necessária para a população e para aqueles que trabalharam no projeto”, complementa Antônio Augusto.

Elevador ligará a Estação do Metrô Rio ao topo do morro Pavão Pavãozinho
Para transportar os passageiros, duas torres foram construídas: uma de 64 m e outra de 28 m, ligadas por uma passarela de 48 m.

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

Topec® SH - Composta por painéis de alumínio forrados com compensado plastificado, a fôrma Topec® SH permite a montagem de lajes, sem a necessidade de cortes, pregos e emendas. O sistema formado por duas peças básicas - painel e escora, montados sem necessidade de ferramenta especial – dispensa mão de obra especializada e revestimento de teto.

DropHead - um cabeçal preso à escora que torna possível a desforma da laje, sem que em nenhum momento a escora perca o contato com o concreto, permite a retirada segura dos painéis em cerca de três dias. Acoplado em cima de torres, Topec® SH também pode ser usado em pé direito alto.

LTT - A mais simples e rápida torre de carga. O acoplamento dos seus cinco componentes básicos permite a montagem de torres com modulações de 1,00 x 1,25 m a 1,00 x 2,50 m para cargas de até 12 ton em qualquer altura.

Modex SH - Composto por torres com travessas e diagonais unidas por rosetas e modulação a cada 50 cm, o Modex® SH pode ser montado em qualquer dimensão e duas travessas fixadas em qualquer direção. Sua versatilidade permite a montagem da torre em formas circulares e poligonais, e sua utilização nas mais variadas modulações facilita a distribuição de carga. Por suas características, o Modex® SH é capaz de vencer qualquer desafio de altura e modulação com extraordinária rapidez de montagem. O sistema de encaixes das travessas e diagonais confere ao conjunto estabilidade e absoluta segurança, permitindo também que a torre seja montada na horizontal e içada por grua até o seu posicionamento final.

Andaime tubular SH - A combinação de tubos e braçadeiras SH pode ser utilizada nas mais diversas situações, desde a mais simples, como a montagem de andaimes de acesso, até a mais difícil, como o escoramento especial em balanço. Os tubos em aço com diâmetro de 48 mm são galvanizados, e as braçadeiras produzidas por processos automatizados, com fornos a gás para aquecimento e controle metalúrgico, que previnem a fadiga ao longo do tempo e aumenta a vida útil do equipamento.

Redação AECweb


Conheça mais produtos da SH Fôrmas disponíveis no Canal de Especificação Online

Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

New Jersey SH®

Download de catálogo

Multiform SH®

Download de catálogo

Fôrma para Pilar Circular SH®

Download de catálogo

Mesa Deslizante SH®

Estudos de Casos