Estudo de Caso: Produtos e mão de obra da SH Fôrmas / Metrô General Osório – RJ
A SH Fôrmas forneceu diversos equipamentos e mão de obra para a construção das duas torres de acesso a Comunidade do Cantagalo.
Proprietário da obra: Metrô Rio
Contratante: CBPO – Companhia Brasileira de Projetos e Obras (Uma empresa do grupo Odebrecht)
Local da obra: Estação General Osório – Ipanema – RJ
Data da obra: Início: 07/2009 / Término: 06/2010
Fornecedor: SH Fôrmas Andaimes e Escoramentos
Nome do Produto: Topec, torres de carga LTT, perfis metálicos, andaimes de encaixe MODEX, tubos e braçadeiras. A SH forneceu mão de obra para montagem e desmontagem dos andaimes do elevador, do pilar intermediário, das escadas metálicas e das passarelas metálicas.
DESCRIÇÃO DO LOCAL
A estação General Osório do Metro Rio possui quatro acessos, três dos quais já se encontram totalmente prontos. O último, ainda em construção e com inauguração prevista para junho, está localizado na esquina da rua Barão da Torre com a Teixeira de Melo, em Ipanema, e liga a estação ao topo do morro da favela Pavão Pavãozinho através de elevador panorâmico.
DESAFIO
Para transportar os passageiros da estação até o topo do morro da favela foram construídas duas torres, uma de 64 m e outra de 28 m, ligadas por uma passarela de 48 m. “O desafio da SH Fôrmas nessa obra foi montar uma estrutura de apoio para acesso e outra, metálica, para a construção da passarela. O terreno onde as estruturas foram fixadas era inclinado e sem consistência: uma parte dele era rocha e a outra, barro. Para se conseguir o mínimo de estabilidade necessária, a Odebrecht precisou fazer um jateamento de concreto magro na área, preparando o terreno para agüentar o peso das estruturas” explica Antônio Augusto Júnior, engenheiro da SH.
A SH também montou um pilar intermediário de 30 m para dar sustentação a laje, que era plana, utilizando painel Topec® SH (estrutura de alumínio forrada com compensado de madeira), produto exclusivo da empresa.
SOLUÇÃO
A SH forneceu material para toda obra da estação General Osório, do Mêtro Rio, que foi inaugurada em dezembro de 2009. Contratada novamente para a construção do elevador de acesso, a empresa instalou no local fôrmas para lajes Topec SH, fôrmas para pilares e escoramentos de vigas, além de toda mão-de-obra de montagem dos equipamentos. “A equipe técnica da SH esteve presente durante toda a obra, propondo soluções que aliassem a eficiência exigida pela Odebrecht e a segurança necessária para a população e para aqueles que trabalharam no projeto”, complementa Antônio Augusto.
Para transportar os passageiros, duas torres foram construídas: uma de 64 m e outra de 28 m, ligadas por uma passarela de 48 m.
DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS
Topec® SH - Composta por painéis de alumínio forrados com compensado plastificado, a fôrma Topec® SH permite a montagem de lajes, sem a necessidade de cortes, pregos e emendas. O sistema formado por duas peças básicas - painel e escora, montados sem necessidade de ferramenta especial – dispensa mão de obra especializada e revestimento de teto.
DropHead - um cabeçal preso à escora que torna possível a desforma da laje, sem que em nenhum momento a escora perca o contato com o concreto, permite a retirada segura dos painéis em cerca de três dias. Acoplado em cima de torres, Topec® SH também pode ser usado em pé direito alto.
LTT - A mais simples e rápida torre de carga. O acoplamento dos seus cinco componentes básicos permite a montagem de torres com modulações de 1,00 x 1,25 m a 1,00 x 2,50 m para cargas de até 12 ton em qualquer altura.
Modex SH - Composto por torres com travessas e diagonais unidas por rosetas e modulação a cada 50 cm, o Modex® SH pode ser montado em qualquer dimensão e duas travessas fixadas em qualquer direção. Sua versatilidade permite a montagem da torre em formas circulares e poligonais, e sua utilização nas mais variadas modulações facilita a distribuição de carga. Por suas características, o Modex® SH é capaz de vencer qualquer desafio de altura e modulação com extraordinária rapidez de montagem. O sistema de encaixes das travessas e diagonais confere ao conjunto estabilidade e absoluta segurança, permitindo também que a torre seja montada na horizontal e içada por grua até o seu posicionamento final.
Andaime tubular SH - A combinação de tubos e braçadeiras SH pode ser utilizada nas mais diversas situações, desde a mais simples, como a montagem de andaimes de acesso, até a mais difícil, como o escoramento especial em balanço. Os tubos em aço com diâmetro de 48 mm são galvanizados, e as braçadeiras produzidas por processos automatizados, com fornos a gás para aquecimento e controle metalúrgico, que previnem a fadiga ao longo do tempo e aumenta a vida útil do equipamento.
Redação AECweb