Com fácil instalação, telha shingle traz série de vantagens para a cobertura

Solução permite a criação de telhados visualmente atraentes, estanques, com elevada durabilidade e extremamente resistente as intempéries

Telha shingle
A telha shingle está disponível com diferentes cores (Foto: Divulgação/Brasilit)

Comum nos Estados Unidos e na Europa, a telha shingle está conquistando espaço no mercado brasileiro. Composta por lâminas de fibra de vidro revestidas por betume asfáltico – com acabamento de grânulos de rochas vulcânicas –, a telha destaca-se pela leveza, flexibilidade e fácil instalação. Conta, ainda, com proteção antifungos que evita o escurecimento e permite que a aparência de telhado novo seja mantida por anos.

Trata-se de um produto que amplia a durabilidade e a beleza da cobertura. Possui aspecto luxuoso e alta disponibilidade de cores — resultado dos revestimentos sintéticos que abrem um imenso leque de combinações.

Extremamente resistente as intempéries, esse tipo de telha colabora com a estanqueidade e com o conforto térmico e acústico. Todas essas caraterísticas fazem da shingle a opção ideal para telhados planos, curvos, com muitos recortes, entre outros.

TELHA SHINGLE DA BRASILIT

A Brasilit, desde 2007, comercializa esse sistema de cobertura em todo o Brasil. Com diversas alternativas de cores, texturas e designs, são fornecidas em diferentes modelos.

A telha shingle XT25 é indicada para projetos que priorizam a elegância. Resistente a ventos de até 100 km/h, está disponível com sete cores distintas:

Telha shingle

A telha shingle laminada permite a montagem de uma cobertura nobre, criada a partir de telhas sobrepostas. O resultado é um telhado com relevo e sombreamento únicos, além do formato assimétrico que gera um belo efeito na construção. Resiste a ventos de até 210 km/h e está disponível em duas cores:

Telha shingle

INSTALAÇÃO

Pelo fato de ser flexível, a telha shingle pode ser instalada sobre estruturas mais leves do que as tradicionais. Com isso, é possível empregá-la em reformas de telhados executados com peças cerâmicas ou de concreto sem a necessidade de obras de reforço.

O procedimento pode ser dividido em quatro etapas: instalação e fixação dos painéis de madeira sobre a estrutura; instalação da subcobertura niveladora (que também protege a edificação de infiltrações) e das proteções de borda; instalação das telhas shingle; instalação das peças de acabamento, como a cumeeira ventilada.

A fixação da shingle é feita com pregos anelados próprios para a solução, além da existência da película autoadesiva na telha, que facilita o encaixe e diminui os riscos de espaços entre uma peça e outra.

Já para a base de madeira, é recomendado o uso de pregos espiralados ou de parafusos autobrocantes (no caso de estruturas metálicas). As subcoberturas e as telhas shingle devem ser ancoradas à base de madeira seguindo as recomendações indicadas em cada modelo.

Telha shingle
O procedimento de instalação da telha shingle pode ser dividido em quatro etapas (Foto: Divulgação/Brasilit)

MANUTENÇÃO

Quando a instalação das telhas shingle é realizada de acordo com as recomendações do manual técnico (disponível no site da Brasilit), dificilmente será necessária alguma manutenção específica além da limpeza/lavagem periódica do telhado. Porém, em qualquer cobertura, é recomendada a realização de inspeções preventivas. Nas estruturas mais antigas, essas análises prévias precisam acontecer com frequência ainda maior.

REVESTIMENTO

Além das coberturas, a telha shingle pode ser aproveitada como acabamento decorativo de ambientes internos ou externos, como paredes de TV, área gourmet, piscinas ou lareiras. A instalação das peças nesses casos deve seguir as mesmas orientações dos telhados, mas com maior quantidade de pregos e vedação das abas com adesivo, além de inclinação acima de 60°.

Telha shingle
Shingle laminada areia, da Brasilit (Foto: Divulgação/Brasilit)

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Telha de Fibrocimento Ondina Plus

Download de catálogo

Telha de Fibrocimento Fibrotex

Download de catálogo

Telha de Fibrocimento Onda 50

Download de catálogo

Telha de Fibrocimento Maxionda

Estudos de Casos

Informativos Técnicos