Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Resistente e versátil, placa cimentícia garante vantagens durante e após a obra

Além de colaborar com a produtividade no canteiro e poder ser usada de diferentes formas, a solução tem papel importante no conforto térmico e acústico dos ambientes

Placas Cimentícias Brasilit
As placas cimentícias são tendência na construção civil (Foto: Divulgação/Brasilit)

Conforto térmico e acústico, obras rápidas e menores índices de desperdício. Essas são algumas das vantagens das placas cimentícias, solução de construção a seco indicada para diversas aplicações e capaz de proporcionar um resultado superior na comparação com os sistemas convencionais.

Outro motivo para que o material esteja nos seus próximos projetos é o relançamento dessa linha de produtos por parte da Brasilit. Cerca de 10% mais leves e com melhor qualidade estética, as novas placas possibilitam a instalação de maneira aparente e realçam o aspecto natural do cimento.

Resistentes ao impacto e ao fogo, as placas cimentícias da Brasilit são impermeabilizadas. Além disso, todos os sistemas de construção a seco da empresa são constantemente testados e homologados em laboratórios, sempre de acordo com as normas técnicas vigentes.

Paredes

Na execução de paredes, o sistema de placas cimentícias da Brasilit chega a ter apenas 1/10 do peso da estrutura em alvenaria. A redução de carga influencia diretamente no custo e no dimensionamento da fundação. E mais: assim como o visual natural do cimento, as peças podem receber pinturas lisas, texturas, cerâmicas, entre outras opções — o que dá liberdade para o arquiteto conceber o design dos espaços.

Os produtos também podem ser usados em edificações de até dois pavimentos e em superfícies curvas. Para especificá-los é necessário atenção, pois estão disponíveis em diferentes espessuras. Cada um é indicado para determinada aplicação:

• 6 mm (divisórias leves, forros e dutos de ar-condicionado);
• 8 mm (áreas secas e úmidas, revestimentos de paredes comuns ou de subsolos);
• 10 mm (áreas secas e úmidas, internas e externas);
• 12 mm (uso interno, na compatibilização com o drywall, ou em fechamentos internos ou externos que necessitam de espessura maior por questões estéticas ou físicas).

Ainda para a execução de paredes, a Brasilit tem em seu portfólio o Sistema Cimentícia para LSF com Junta Aparente, que reforça os traços e o aspecto natural do cimento (perfeito para obras que requerem um diferencial arquitetônico ou acabamento com concreto aparente). O conjunto é composto pelas placas cimentícias, cordão delimitador de juntas e selante PU 30 da Quartzolit.

Outra opção é o Sistema Cimentícia Para LSF com Massa Única, que conta com as placas cimentícias, o cordão delimitador de juntas, o primer, a massa única e a tela vertex. Trata-se da solução ideal para quem busca por praticidade e agilidade no canteiro da obra, já que permite que o acabamento seja aplicado um dia após a execução do tratamento de juntas.

Fachadas

Resistentes às intempéries, como sol e chuva, as placas cimentícias também podem ser empregadas nas fachadas. Acelerar a execução da estrutura e reduzir a transmissão do calor e de ruídos para o ambiente interno não são as únicas vantagens dessa solução. Ela é capaz, ainda, de promover o controle de custos, pois permite um planejamento otimizado e preciso da quantidade de materiais que serão utilizados.

Ao levar em consideração as condições climáticas do país, a Brasilit desenvolveu para fachadas o Sistema Cimentícia para LSF com basecoat. Além das placas, o conjunto conta com outros materiais, como perfis metálicos e de PVC, tela de reforço, basecoat acrílico da Quartzolit, isolação acústica da Isover e vedação interna da Placo.

Platibanda e outras utilidades

Versáteis e resistentes, as placas cimentícias podem ser utilizadas no fechamento de platibandas e como outros revestimentos decorativos variados. A resistência mecânica e a resistência a intempéries garantem um bom desempenho nessas aplicações. Recomenda-se o uso de perfis estruturais de steel framing dispostos de acordo com o projeto estrutural.

Pisos

As placas cimentícias podem, ainda, ser utilizadas na construção de lajes secas e mezaninos. Para esse tipo de aplicação, a Brasilit oferece os painéis Ultraboard. São peças com miolo de XPS revestido em ambas as faces por placas cimentícias, unidas com uma cola de alta tecnologia (isenta de formaldeídos) e prensadas. A solução é indicada para áreas molhadas e externas.

Também faz parte do catálogo da Brasilit o painel Masterboard. Composto por três camadas, é fabricado em um processo de colagem e prensagem de alta tecnologia. As faces externas são constituídas de placas cimentícias com cimento reforçado por fios sintéticos (CRFS) em substituição ao amianto. Já o miolo é de madeira proveniente de uma produção ecoeficiente. O produto pode, ainda, ser usado em ambientes secos e possui uma linha completa para o tratamento das juntas (composta pelo cordão delimitador de juntas e pelo selante PU 30).

Dicas para construção com painéis cimentícios

Agora que você conhece as vantagens dos painéis cimentícios e descobriu que a Brasilit tem sistemas completos para cada execução, que tal conferir algumas dicas de construção?

1. Certifique-se de quais são os produtos indicados para cada aplicação;
2. O cordão delimitador de juntas evita o desperdício de massa;
3. Esse produto também permite que as juntas se movimentem melhor;
4. O selante PU 30 da Quartzolit cria uma junta discreta e levemente marcada;
5. A Brasilit oferece, também, os melhores acessórios para a fixação dos painéis;
6. Massa única, da Brasilit, promove a elasticidade e a aderência (além de evitar trincas);
7. O primer prepara as juntas para o tratamento (melhor aderência entre massa e placa);
8. A tela de fibra de vidro álcali resistente garante o acabamento perfeito;
9. O uso da manta Tyvek® é obrigatório nas aplicações externas;
10. Opte sempre pelos sistemas completos da Brasilit para a melhor qualidade.

Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Painel Masterboard

Download de catálogo

Perfis Estruturais de Aço

Download de catálogo

Tyvek HomeWrap

Download de catálogo

Telha Estrutural Kalheta 49

Estudos de Casos

Informativos Técnicos