Placas cimentícias revitalizam as paredes de concreto de túneis e mergulhões

A Obra dos túneis do Aeroporto de Brasília contou com mais de 9 mil m² de Placas Cimentícias Impermeabilizadas da Brasilit, que garantiram resistência a intempéries e estética diferenciada.

Mergulhão - Brasília - Placas Cimentícias

No acesso ao Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek – foi executado um mergulhão (túnel) de, aproximadamente, 708 m de comprimento. Entre fevereiro e abril de 2016, a obra, sob responsabilidade da Trier Engenharia, passou pela etapa de revitalização das superfícies de concreto, executada pela NTC Construções.

Desafio

A principal necessidade estava em cobrir as irregularidades das paredes de concreto do mergulhão. Para tanto, exigia-se o uso de um material que garantisse a execução de uma fachada bem alinhada e com prumo perfeito, resistente e de fácil manutenção. No entanto, como explica Paulo Jorge Martins Antunes, diretor de produção da NTC Construções, existiam algumas implicações a serem resolvidas.

“O prazo era muito escasso, com o agravante da execução da fachada precisar ser coordenada em conjunto com outras especialidades em obra. Além disso, o passeio ainda não estava pronto, ou seja, a fachada não poderia ser apoiada no chão. Dessa maneira, precisaríamos fazer uma estrutura autoportante com apoio somente na parede”, afirma.

Estrutura AutoportanteSolução

A solução foi aplicar as Placas Cimentícias Impermeabilizadas Brasilit de 10mm com a borda quadrada na em uma área de mais de 9 mil m². O produto foi instalado o mais próximo possível à parede para manter o perfeito alinhamento e o prumo, com juntas assumidas de 1 cm. A execução completa, incluindo a estrutura, durou dois meses.

“Com as placas cimentícias da Brasilit foi possível regularizar a superfície de concreto, ocultar manchas na tonalidade do concreto, tampar a condensação nas paredes e esconder a infiltração. Posso dizer que o material custou 50% do valor a ser dispendido, caso optássemos por regularizar as paredes com massa de reboco”, explica Antunes.

Mas esses não foram os únicos benefícios, pois além de proporcionar um excelente aspecto estético diferenciado à construção, as fachadas, com Placas Cimentícias Impermeabilizadas Brasilit, garantem elevada resistência mecânica e resistência a intempéries. E com a aplicação de verniz anti-grafite (anti-pichação), a limpeza de qualquer tipo de vandalismo e manutenção fica facilitada.

Fachada Cimentícia

“A Brasilit também nos apoiou em todo o momento, desde a fase de pré-obra até o final. Essa assistência técnica, em conjunto com as condições de logística e de entrega, foi determinante para o êxito do projeto. Estamos satisfeitos”, elogia o diretor.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

As placas cimentícias desenvolvidas pela Brasilit são ideais para a construção de sistemas construtivos industrializados. Fabricadas com a tecnologia CRFS (cimento reforçado com fio sintético), não contêm amianto e são ideais para utilização em fechamento de paredes estruturais e paredes de vedação, seja em ambientes externos ou internos. A empresa oferece uma solução completa que inclui perfis, acessórios e tratamentos para juntas e está disponível em todo território nacional.

Leia mais sobre a versatilidade e estética das placas cimentícias

Descrição da Obra
Local: Brasília (DF)
Data (aplicação da placa cimentícia): Início: Março de 2016 / Término: Abril de 2016
Contratante: Trier Engenharia
Proprietário da obra: DER
Empresa que executou a obra (placa cimentícia): NTC Construções
Fornecedor: Brasilit
Produto: Placas cimentícias
Clique para obter catálogo e outras informações deste produto Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb
Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Telha Térmica de Fibrocimento -...

Download de catálogo

Placa Cimentícia

Download de catálogo

Painel Masterboard

Download de catálogo

Perfis Estruturais de Aço

Estudos de Casos

Informativos Técnicos