Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

Saint-Gobain Nextera colabora na maior fachada em light steel frame do país

Solução em fachada leve foi utilizada pela construtora Town Maker na execução do Highline Square, localizado no Espírito Santo

Highline Square
Highline Square tem a maior fachada em light steel frame do país (Foto: Divulgação/Town Maker)

Na Enseada do Suá, um dos bairros mais nobres de Vitória (ES), está localizado o maior projeto do país com fachada em light steel frame. Com cerca de 55,6 mil m² de área construída, o Highline Square é um empreendimento de uso misto composto por duas torres residenciais (Highline Soho e Highline Tribeca), uma torre comercial (Highline Offices) e um mall (Highline Mall). No total, são 220 unidades habitacionais, 10 lajes corporativas e 54 espaços para lojas.

Executado entre julho de 2017 e fevereiro de 2021, pela construtora Town Maker, o complexo conta, ainda, com vários ambientes de lazer. Um deles é o Highline Club, que fica no andar superior do edifício comercial, sendo interligado às áreas de entretenimento das torres residenciais por passarelas. Já na vizinhança, os moradores encontram outras opções para se divertirem, como bares, restaurantes, shoppings e serviços de alto padrão.

DESAFIO

A Town Maker tem a cultura de buscar sistemas inovadores e novas tecnologias para a execução de suas obras. No Highline Square, o uso de lajes protendidas gerou grandes vãos livres e tornou bastante atrativa a opção pelo drywall e pelo light steel frame nas vedações, aliados aos kits elétricos e hidráulicos pré-montados que industrializaram a obra.

Porém, a viabilização da fachada em light steel frame revelou-se um grande desafio. O sistema nunca havia sido aproveitado anteriormente no país em um edifício com mais de 100 m de altura, localizado numa região litorânea e com alta incidência de ventos. Outro obstáculo era garantir a correta execução da fachada sem comprometer a qualidade final da obra – tudo isso com diferentes etapas da construção acontecendo simultaneamente.

O projeto demandava, ainda, a personalização das dimensões das chapas cimentícias na altura do pé-direito dos pavimentos. Além disso, eram necessárias soluções técnicas para adequação da interface entre os diferentes sistemas da fachada. Sem esquecer que todos os componentes empregados deveriam manter seu desempenho quando instalados na região próxima do mar.

Highline Square
A viabilização da fachada em light steel frame revelou-se um desafio (Foto: Divulgação/Town Maker)

O sistema de fachada foi planejado e executado para atender às questões normativas relacionadas ao desempenho e às exigências regionais, principalmente, àquelas ligadas ao Corpo de Bombeiros. Também era um desafio para o fornecedor manter o abastecimento constante do canteiro, disponibilizando os insumos necessários à execução dos serviços.

SOLUÇÃO

Todas as necessidades da fachada do Highline Square foram atendidas pelo Sistema de Fachada Leve com Placa Cimentícia Brasilit. A solução se adequou às lajes protendidas e aos kits pré-montados, assim como cumpriu os requisitos de desempenho estrutural, térmico, acústico, de estanqueidade, entre outros. E mais: permitiu a instalação de revestimentos de ACM e possibilitou a adequação das chapas ao pé-direito dos pavimentos.

O sistema foi aplicado nas fachadas do empreendimento e nas paredes de vedação externa (fachadas contínuas e varandas), com exceção das paredes da caixa de escada.

Além disso, o acompanhamento da obra foi feito pela Saint-Gobain Nextera — unidade comercial do Grupo Saint-Gobain dedicada ao mercado de fachadas leves e soluções de construção a seco.

Highline Square
O sistema, fornecido pela Saint-Gobain Nextera, foi aplicado nas fachadas do empreendimento (Foto: Divulgação/Town Maker)

“O sistema se mostrou adequado para atender aos requisitos do empreendimento, ainda com a garantia do fornecedor em acompanhar a execução, o que foi um diferencial para a construtora, uma vez que se trata de uma solução inovadora no país”, comenta Ana Luiza Valory, gerente de Qualidade da Town Maker. Ela conta que a execução foi inspecionada de perto pela equipe da construtora, que realizava treinamentos com o time responsável pelo trabalho e monitorava o andamento das atividades.

De acordo com a equipe da construtora, as principais vantagens oferecidas pelo sistema foram a rapidez na execução da obra, a baixa quantidade de resíduos gerados e a diminuição nos custos das fundações e estruturas (em comparação à alvenaria). Houve, ainda, ganho de área, eliminação de algumas etapas da construção, menores índices de desperdício e maior facilidade para execução das instalações elétricas e hidráulicas.

“Com o cumprimento dos prazos estabelecidos, a execução das fachadas ocorreu conforme planejado. A Town Maker e a Saint-Gobain realizaram uma programação logística de entrega dos diversos materiais necessários à execução do sistema, de forma a garantir o fluxo de atividades na obra”, comentam os representantes da construtora.

“A Town Maker e a Saint Gobain têm grande sinergia de trabalho para a execução de empreendimentos imobiliários e unem capacidade técnica e produtiva para o desenvolvimento de projetos inovadores, de verdadeiros ícones de arquitetura e da construção em constante evolução”, diz Bento Vivacqua, diretor-presidente da Town Maker.

Highline Square
O sistema de fachadas leves da Saint-Gobain Nextera garantiu a rapidez na execução da obra (Foto: Divulgação/Town Maker)

REPETIÇÃO

Os resultados com o Highline Square foram tão positivos que a Town Maker repetiu a experiência. A construtora já trabalha na execução do projeto do The Gallery Art Residence, também localizado no bairro Enseada do Suá, em Vitória (ES), e que será o segundo maior empreendimento com fachada em light steel frame do Brasil.

DESCRIÇÃO DO SISTEMA

O Sistema de Fachada Leve com Placa Cimentícia Brasilit está em conformidade com as exigências da Norma de Desempenho (ABNT 15.575) e proporciona uma obra mais rápida, limpa e de qualidade. A solução de construção a seco oferecida é ideal para fechamentos verticais de fachadas de prédios com as mais variadas alturas. Capaz de atender às condições climáticas brasileiras, tem performance térmica e acústica superior em relação às opções tradicionais.

Conta, ainda, com todo o suporte da Saint-Gobain Nextera — que reúne soluções das marcas já consolidadas no mercado da construção: Quartzolit, Brasilit, Placo e Isover.

Descrição da Obra

Local: Enseada do Suá, em Vitória (ES)
Data: Julho de 2017 a fevereiro de 2021
Execução: Town Maker
Fornecedor: Saint-Gobain
Produtos: Sistema de Fachada Leve com Placa Cimentícia Brasilit

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Telha de Fibrocimento Ondina Plus

Download de catálogo

Telha de Fibrocimento Fibrotex

Download de catálogo

Telha de Fibrocimento Onda 50

Download de catálogo

Telha de Fibrocimento Maxionda

Estudos de Casos

Informativos Técnicos