Estudo avalia o desempenho térmico de aviários com lã de vidro

Os galpões com a Lã de Vidro Midfelt Agro, da Isover, obtiveram uma temperatura bem mais amena do que os locais sem o uso do isolamento

Fazenda Alta Conquista
Com o isolamento térmico adequado é possível melhorar a performance dos frangos e reduzir despesas (Foto: Divulgação/Vida de Granja)

Com 40 mil m² de extensão, a Fazenda Alta Conquista trabalha desde 1850 com monoculturas. Localizada em Ribeirão Preto, é especializada na criação de frangos de corte e possui 14 galpões aviários, cada um com uma área útil de 2,9 mil m².

Para Luciana Dalmagro, produtora rural da fazenda, a climatização é uma das etapas mais importantes e desafiadoras dos aviários.

A criação dos pintinhos pede uma temperatura mais alta, enquanto a dos frangos adultos demanda ambientes mais frios. Caso a climatização esteja desregulada, há grandes chances de os frangos não performarem bem, além de acarretar aumento de gastos com energia elétrica, gás, água, pellet e lenha.

“A questão do isolamento envolve um pensamento de longo prazo. Por exemplo: quanto eu vou gastar para aquecer ou para resfriar um galpão que é pouco eficiente ao longo dos anos? É essa conta que a gente precisar fazer. E a tecnologia está aí para nos ajudar”, comenta Dalmagro.

PESQUISA

Lã de Vidro Midfelt Agro
A Lã de Vidro Midfelt Agro foi escolhida pela qualidade e resistência, além de ser uma solução mais sustentável (Foto: Divulgação/Vida de Granja)

Um estudo está sendo feito para avaliar o desempenho térmico e energético (capacidade de reduzir a entrada e a saída de calor de um ambiente para o outro) de aviários em várias condições de uso e clima com diferentes soluções de cobertura, inclusive com lã de vidro.

Por já ter sido utilizada na Fazenda Alta Conquista e ter sua qualidade comprovada e aprovada, a Lã de Vidro Midfelt Agro, da Isover (do Grupo Saint-Gobain), foi escolhida como o produto principal para os testes.

RESULTADOS

Imagens da câmera termográfica
Há uma diferença de mais de 20°C entre os galpões com e sem isolamento térmico (Foto: Divulgação/Vida de Granja)

Após dez meses de pesquisa, já é possível ter resultados preliminares que demonstram as diferenças entre os galpões com e sem isolamento térmico proporcionado pela Lã de Vidro Midfelt Agro.

Foram observados dois galpões – com diferentes soluções térmicas – a partir de uma câmera termográfica (equipamento que mostra a variação de temperatura de diferentes superfícies, objetos e seres vivos). Assim, foi possível obter os seguintes resultados:

• O forro do galpão sem isolamento térmico chegou a ter uma temperatura máxima de 54,3°C. Já o forro do galpão com a lã de vidro da Isover teve como temperatura máxima 31,4°C (mais de 20°C de diferença entre um e outro);

• O isolamento tem a capacidade de aumentar a resistência térmica ou o fator “R” de uma cobertura de aviários em até 12 vezes;

• A Lã de Vidro Midfelt Agro mantém a temperatura interna mais estável ao longo do tempo e melhora a ambientação das aves.

AMBIÊNCIA E STRESS TÉRMICO

A produtividade na criação de frango se deve a um conjunto de fatores, entre eles a ambiência, a genética e a nutrição. A estrutura das instalações fornece um ambiente controlado, o que proporciona condições ideais para o desenvolvimento das aves, com baixo nível de estresse térmico e ganho de peso.

Com isso, o frango é mais produtivo e saudável.

MERCADO BRASILEIRO DE AVICULTURA

Recentemente, o Brasil assumiu a segunda posição entre os maiores produtores mundiais de carne de frango. Em 2022, foram mais de 14,5 mil toneladas produzidas, sendo que 66,8% desse total é destinado ao mercado interno. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) / Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Por ser uma proteína leve, saudável, versátil e acessível, a carne de frango ganha cada vez mais protagonismo na mesa dos brasileiros. Em 2022, o consumo médio foi de 45,2 kg por habitante — aumento expressivo quando comparado com o número registrado em 1986, quando a média era de 10 kg.

MAIS SOBRE MIDFELT

Ideal para telhados de ambientes com grandes metragens, como galpões e espaços de ambiência animal, a Lã de Vidro Midfelt Agro é fácil de instalar (embora necessite de mão de obra certificada). Além disso, é leve, não sobrecarrega a estrutura e é sustentável — afinal, é composta de 80% de material reciclado, além de colaborar com a economia de insumos e a baixa emissão de gases do efeito estufa (pela redução no consumo de ração e energia).

Resistente contra a proliferação de fungos e bactérias, tem excelente maleabilidade e resistência mecânica. Todas essas características ajudam na otimização de recursos produtivos e aumentam o desempenho ambiental.

FICHA DA OBRA

Local: Ribeirão Preto (SP)

Início dos estudos: 01/07/2022

Término dos estudos (previsão): 31/07/2023

Projeto: Fazenda Alta Conquista

Fornecedor: Isover

Produto: Lã de Vidro Midfelt Agro

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Decorsound

Download de catálogo

Wallfelt

Download de catálogo

Midfelt Isover

Download de catálogo

Midfelt Agro Isover

Estudos de Casos

Informativos Técnicos