Os galpões com a Lã de Vidro Midfelt Agro, da Isover, obtiveram uma temperatura bem mais amena do que os locais sem o uso do isolamento
Com 40 mil m² de extensão, a Fazenda Alta Conquista trabalha desde 1850 com monoculturas. Localizada em Ribeirão Preto, é especializada na criação de frangos de corte e possui 14 galpões aviários, cada um com uma área útil de 2,9 mil m².
Para Luciana Dalmagro, produtora rural da fazenda, a climatização é uma das etapas mais importantes e desafiadoras dos aviários.
A criação dos pintinhos pede uma temperatura mais alta, enquanto a dos frangos adultos demanda ambientes mais frios. Caso a climatização esteja desregulada, há grandes chances de os frangos não performarem bem, além de acarretar aumento de gastos com energia elétrica, gás, água, pellet e lenha.
“A questão do isolamento envolve um pensamento de longo prazo. Por exemplo: quanto eu vou gastar para aquecer ou para resfriar um galpão que é pouco eficiente ao longo dos anos? É essa conta que a gente precisar fazer. E a tecnologia está aí para nos ajudar”, comenta Dalmagro.
Um estudo está sendo feito para avaliar o desempenho térmico e energético (capacidade de reduzir a entrada e a saída de calor de um ambiente para o outro) de aviários em várias condições de uso e clima com diferentes soluções de cobertura, inclusive com lã de vidro.
Por já ter sido utilizada na Fazenda Alta Conquista e ter sua qualidade comprovada e aprovada, a Lã de Vidro Midfelt Agro, da Isover (do Grupo Saint-Gobain), foi escolhida como o produto principal para os testes.
Após dez meses de pesquisa, já é possível ter resultados preliminares que demonstram as diferenças entre os galpões com e sem isolamento térmico proporcionado pela Lã de Vidro Midfelt Agro.
Foram observados dois galpões – com diferentes soluções térmicas – a partir de uma câmera termográfica (equipamento que mostra a variação de temperatura de diferentes superfícies, objetos e seres vivos). Assim, foi possível obter os seguintes resultados:
• O forro do galpão sem isolamento térmico chegou a ter uma temperatura máxima de 54,3°C. Já o forro do galpão com a lã de vidro da Isover teve como temperatura máxima 31,4°C (mais de 20°C de diferença entre um e outro);
• O isolamento tem a capacidade de aumentar a resistência térmica ou o fator “R” de uma cobertura de aviários em até 12 vezes;
• A Lã de Vidro Midfelt Agro mantém a temperatura interna mais estável ao longo do tempo e melhora a ambientação das aves.
A produtividade na criação de frango se deve a um conjunto de fatores, entre eles a ambiência, a genética e a nutrição. A estrutura das instalações fornece um ambiente controlado, o que proporciona condições ideais para o desenvolvimento das aves, com baixo nível de estresse térmico e ganho de peso.
Com isso, o frango é mais produtivo e saudável.
Recentemente, o Brasil assumiu a segunda posição entre os maiores produtores mundiais de carne de frango. Em 2022, foram mais de 14,5 mil toneladas produzidas, sendo que 66,8% desse total é destinado ao mercado interno. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) / Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Por ser uma proteína leve, saudável, versátil e acessível, a carne de frango ganha cada vez mais protagonismo na mesa dos brasileiros. Em 2022, o consumo médio foi de 45,2 kg por habitante — aumento expressivo quando comparado com o número registrado em 1986, quando a média era de 10 kg.
Ideal para telhados de ambientes com grandes metragens, como galpões e espaços de ambiência animal, a Lã de Vidro Midfelt Agro é fácil de instalar (embora necessite de mão de obra certificada). Além disso, é leve, não sobrecarrega a estrutura e é sustentável — afinal, é composta de 80% de material reciclado, além de colaborar com a economia de insumos e a baixa emissão de gases do efeito estufa (pela redução no consumo de ração e energia).
Resistente contra a proliferação de fungos e bactérias, tem excelente maleabilidade e resistência mecânica. Todas essas características ajudam na otimização de recursos produtivos e aumentam o desempenho ambiental.
Local: Ribeirão Preto (SP)
Início dos estudos: 01/07/2022
Término dos estudos (previsão): 31/07/2023
Projeto: Fazenda Alta Conquista
Fornecedor: Isover
Produto: Lã de Vidro Midfelt Agro