Fundada em 1850 e localizada em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, a Fazendo Alta Conquista trabalha com monoculturas.
Voltados para a criação de frango de corte, os 14 galpões aviários são climatizados e possuem uma área útil de 2,9 mil m² cada um. Além disso, ocupam uma propriedade rural de 40 mil m² de extensão.
Segundo Luciana Dalmagro, produtora rural da Fazenda Alta Conquista, um dos grandes desafios dos aviários é, justamente, a climatização. Afinal, os pintinhos precisam de uma alta temperatura nos galpões, em torno de 30°C. Já os frangos adultos necessitam de temperaturas mais baixas para performarem bem.
"Sem o isolamento, fica difícil e mais caro manter ou retirar o calor", comenta Dalmagro.
Por ser uma atividade com alto custo de produção, é necessário economizar em insumos, como energia elétrica, gás, água, pellet e lenha.
"Para vocês terem uma ideia, a energia elétrica corresponde a cerca de 18% da cesta do custo operacional desta atividade no campo. Sem falar que quanto melhor o controle térmico do ambiente, mais racional e otimizado é o uso da água, com menor desperdício também", complementa.
Segundo os estudos da Universidade da Georgia (referência na avicultura), a perda de calor em um forro simples e sem isolamento é até oito vezes maior do que em um forro com isolamento de 10 cm de lã de vidro (UGA, 2018).
Assim, a solução empregada para cumprir às rigorosas necessidades térmicas da fazenda foi a Lã de Vidro Midfelt Agro da Isover – empresa do grupo Saint-Gobain e referência em isolamento termoacústico e sustentabilidade.
"Eu escolho empresas que estejam alinhadas com corretas políticas de sustentabilidade, como é o caso da Isover. Além disso, a inovação em tecnologia com foco principal em construções eficientes faz parte do DNA da empresa. Isso é exatamente o que nós – do agronegócio – precisamos no momento: eficiência e sustentabilidade por meio de corretas tecnologias, com um time preparado tecnicamente”, comenta a produtora rural.
Dessa maneira, a Lã de Vidro Midfelt Agro Isover foi utilizada no forro de um aviário novo e em três aviários já existentes na Fazenda Alta Conquista que necessitavam atualizar o nível tecnológico de construção.
Com alto conforto termoacústico, composição 100% em vidro reciclável e segurança em caso de incêndio (é incombustível e não goteja ou emite gases tóxicos quando queimada), a lã de vidro ajudou a fazenda em três principais pontos:
• Melhora de resultado zootécnico (conversões alimentares mais baixas e melhor peso);
• Economia de insumos, uma vez que o ambiente está melhor controlado;
• Sustentabilidade com maior eficiência, economia de insumos e baixa emissão de gases com efeito estufa (pela economia de ração e energia).
A Lã de Vidro Midfelt Agro é a solução ideal para telhados de ambientes com grandes metragens, como galpões, indústrias e supermercados. Resistente contra a proliferação de fungos e bactérias, tem excelente maleabilidade e resistência mecânica.
Simples e fácil de instalar (embora necessite de mão de obra certificada), é leve, não sobrecarrega a estrutura e é sustentável. Assim, otimiza recursos produtivos e aumenta o desempenho ambiental.
Local: Ribeirão Preto (SP)
Projeto: Fazenda Alta Conquista
Fornecedor: Isover
Produto: Lã de Vidro Midfelt Agro