Lã de vidro resolve isolamento térmico de granja

Núcleo Genético Gênesis usou o Midfelt Agro, da Isover. A solução de isolamento de coberturas agilizou a instalação e diminuiu gastos em construções do mercado agro

Foto aérea dos galpões e do terreno da granja de genética suínaMidfelt Agro foi utilizado em todos os forros da granja (Foto: Matheus Lüdtke)

 Localizado em Paranavaí (PR), o Núcleo Genético Gênesis, do Agroceres-PIC, é a maior granja do segmento de genética suína na América Latina.

A granja tem mais de 70 mil m² e possui:

  • 22 galpões para gestação, maternidade, creche e recrias dos suínos – todos climatizados e interconectados por corredores;
  • Barreiras sanitárias;
  • Lavador de caminhões;
  • Fábrica de ração exclusiva;
  • Outras áreas de apoio.

No começo de 2023, cerca de 900 animais de elite chegaram à granja diretamente de Ohio (EUA). A estimativa é que os primeiros animais tratados no Núcleo Genético Gênesis cheguem ao mercado no final do primeiro trimestre de 2024.

Desafios na fase da construção

Para a granja de genética suína funcionar corretamente, as etapas construtivas dos galpões passaram por alguns desafios.

Matheus Lüdtke, Gerente de Obras do Grupo Conceito Brasil – empresa responsável pela construção da granja – comenta que cada parte dos galpões (cobertura, forro e paredes) precisava obter uma intensidade de isolamento térmico diferente.

“Era necessário, por exemplo, garantir o equilíbrio entre a temperatura armazenada no forro e as temperaturas que entram e saem do barracão ", explica o profissional.

Além disso, os materiais utilizados nos espaços precisavam ser seguros, resistentes e eficientes.

Outra exigência era com relação ao prazo – tanto de entrega dos produtos, quanto de instalação – para receber os animais no período estabelecido.

Galpões brancos da granja de genética suína vistos de cimaO Núcleo Genético Gênesis tem mais de 70 mil m² (Foto: Matheus Lüdtke)

 A solução encontrada

A equipe do Grupo Conceito Brasil decidiu utilizar o feltro de lã de vidro Midfelt Agro, da Isover, empresa do grupo Saint-Gobain, em todos os forros da granja.

O produto é desenvolvido especialmente para o mercado agro. E garantiu diversas vantagens, tais como:

  • Alto isolamento térmico (ajudou na economia de energia);
  • Baixo impacto ambiental;
  • Proteção contra o fogo (incombustível);
  • Segurança para a saúde (antibacteriano);
  • Leveza;
  • Alta durabilidade;
  • Resistência térmica (aproximadamente 2.6 (m².K)/W, ou seja, Fator R15).
Interior do galpão aviário com lã de vidro Mildfelt Agro no forroMidfelt Agro ajudou na economia de energia ao controlar a temperatura dos galpões (Foto: Matheus Lüdtke)

A aplicação

Fácil de aplicar – e com mão de obra treinada da Isover – foi possível instalar a lã de vidro Midfelt Agro nos forros com bastante rapidez. Cada galpão da granja, que tinha aproximadamente 2,3 mil m², foi concluído a cada 7 dias.

"Para atender aos requisitos de resistência térmica, foi necessário fazer a aplicação de duas camadas do Midfelt Agro de 100 mm. Os rolos foram aplicados em paralelo e com emendas transpassadas, evitando 'vazios' no isolamento térmico. Além disso, a praticidade na instalação favoreceu o andamento da obra e o cumprimento do prazo de execução solicitado pelo cliente", finaliza Lüdtke.

Leia também: Estudo avalia desempenho térmico de aviários com lã de vidro

Ficha da obra

Local: Paranavaí (PR)

Período: Início: julho de 2021 | Término: fevereiro de 2023

Projeto: Núcleo Genético Gênesis

Fornecedor: Isover

Produto: Lã de Vidro Midfelt Agro

Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Optima Piso

Download de catálogo

Decorsound

Download de catálogo

Wallfelt

Download de catálogo

Midfelt Isover

Estudos de Casos

Informativos Técnicos