Galpão da Amazon ganha isolamento térmico e acústico especial

O Facefelt, da Isover, foi a escolha de isolamento térmico para o novo Galpão da multinacional Amazon, em São João de Meriti (RJ)

Galpão da Amazon, em São João de Meriti
O Galpão da Amazon, em São João de Meriti, demandou transferência de calor que considerasse o fator R5 (Foto: Roberto Afetian)

Ocupado pela Amazon, o Galpão Logístico B500 tem 30.880 m2 de extensão e foi executado em São João de Meriti (RJ). Com localização privilegiada – na margem da rodovia Presidente Dutra, que liga os estados de São Paulo e Rio de Janeiro –, a edificação integra um grande condomínio que, atualmente, está em expansão e será composto por cinco galpões (com área total de cerca de 198 mil m2).

O empreendimento foi desenvolvido – e é administrado – pela Prologis, líder mundial no segmento de condomínios logísticos de alto padrão. O projeto arquitetônico é assinado pelo escritório Bacco Arquitetos, que tem mais de 29 anos de experiência em centros de distribuição. Já a obra, executada entre setembro de 2020 e fevereiro de 2021, foi responsabilidade da construtora Diase (com suporte da Stahdach Construções para montagem e instalação da cobertura).

DESAFIO

A cobertura do galpão deveria suportar uma transferência de calor que considerasse o fator R5 — no Brasil, normalmente, é R1.4. “Por isso, foi necessário consultar o departamento técnico da Isover em busca do isolamento que atendesse à demanda”, conta o engenheiro Wellington Roberto Assis, gerente de Negócios da Marko Sistemas Metálicos, fabricante exclusiva do sistema Roll-on (utilizado na obra) e especializada em coberturas para grandes vãos.

Galpão da Amazon, em São João de Meriti
A cobertura, executada com o sistema metálico Roll-on, recebeu a solução Facefelt (Foto: Roberto Afetian)

SOLUÇÃO

A solução empregada para satisfazer o rigoroso nível de transferência de calor foi um sistema composto por manta de lã de vidro com 210 mm de espessura, que utiliza duas camadas de isolamento térmico de 105 mm cada. Trata-se do produto Facefelt, desenvolvido para o tratamento térmico e acústico de edificações com um único pavimento. Seu uso dispensa a necessidade de aplicação de materiais de acabamento interno.

De acordo com Assis, a Isover foi a escolha mais adequada para o projeto, devido à longa parceria técnica entre a empresa e a Marko. “Os conhecimentos compartilhados entre as duas equipes foram determinantes para encontrarmos rapidamente a solução para o desafio do isolamento térmico da cobertura”, conta o engenheiro, explicando que o isolante Facefelt foi instalado de maneira bastante simples, exigindo poucas alterações no sistema de cobertura Roll-on. “A aplicação decorreu de maneira praticamente idêntica àquela comumente adotada nos projetos convencionais, sem nenhum impacto negativo no cronograma”, diz.

Galpão da Amazon, em São João de Meriti
Facefelt foi instalado de maneira simples, exigindo poucas alterações no sistema de cobertura Roll-on (Foto: Roberto Afetian)

FACEFELT

O sistema de isolamento Facefelt, da Isover, tem excelente desempenho térmico e acústico. Além de tornar os ambientes internos mais agradáveis, auxilia na redução do consumo de energia, pois diminui a necessidade de usar equipamentos de climatização. Fácil de instalar, evita desperdícios durante a obra. É constituído por materiais resistentes que minimizam a propagação de chamas em caso de incêndio.

É indicado para isolar coberturas de empreendimentos de um único pavimento, principalmente os que têm grandes dimensões, como: galpões logísticos, hipermercados, indústrias e shopping centers. Também pode ser usado em obras de menor porte.

Descrição da Obra

Local: São João de Meriti (RJ)
Data: Setembro de 2020 a fevereiro de 2021
Projeto arquitetônico: Bacco Arquitetos
Execução: Diase
Fornecedor: Isover
Produto: Facefelt

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Optima Piso

Download de catálogo

Decorsound

Download de catálogo

Wallfelt

Download de catálogo

Midfelt Isover

Estudos de Casos

Informativos Técnicos