Banner AECweb
menu-iconPortal AECweb

SIECON: Solução em gerenciamento integrado para Construtoras de Norte a Sul

DBI Empreendimentos e RD Engenharia, empresas do Rio de Janeiro e de Manaus respectivamente, são exemplos de qualidade no suporte e abrangência nacional alcançadas pela POLIVIEW



Estudo de Caso: SIECON / DBI Empreendimentos / RD Engenharia

SIECON: Solução em gerenciamento integrado para Construtoras de Norte a Sul

Contratante: DBI Empreendimentos / RD Engenharia
Fornecedor – Poliview
Nome do Produto – SIECON SP7

CLIENTES

SIECON: Solução em gerenciamento integrado para Construtoras de Norte a Sul

DBI Empreendimentos – Especializada em obras de porte residencial, tem forte atuação no Rio de Janeiro – RJ.

RD Engenharia – Desde 1995 no mercado, a empresa se estabeleceu no Norte do Brasil – mais precisamente em Manaus – onde já executou mais de um milhão de m² nos mais diversos setores.

DESAFIO

Planejamento, confiabilidade dos dados, informações em tempo real e integração de todos os setores da empresa. Seria possível obter todos esses resultados sem um ERP especializado nos segmentos de Engenharia Civil, Construção e Incorporação?

Para Marcus Paulo Dias Baptista, sócio presidente da DBI Empreendimentos do Rio de Janeiro, a gestão dos principais processos de uma obra fica muito comprometida sem um sistema capaz de fornecer um serviço especializado nessa área de atuação.

 “Hoje eu afirmo: é impossível gerenciar uma empresa sem um ERP. Não há mais como fazer o acompanhamento apenas com planilhas ou a partir de um sistema de informação via e-mail, e sem um banco de dados integrado. Afinal, como obter eficiência nos processos sem ter a integridade das informações?”, comenta.

Abrangência

Atualmente há muitos softwares locais genéricos no mercado, mas que não oferecem um nível completo de serviços, funcionalidades e suporte. Essa necessidade fica clara na opinião de Claudinéia Monteiro, responsável pelo departamento financeiro da RD Engenharia, de Manaus.

“Aqui no Amazonas utilizávamos um sistema local que atendia mais a parte financeira, mas quando precisávamos fazer a contabilidade, por exemplo, era preciso recorrer a uma alternativa terceirizada. Ou seja, digamos que o produto atendia apenas 20% dos nossos negócios. Buscávamos um ERP que fornecesse módulos capazes de abranger todos os demais departamentos da empresa, porque os outros são muito mais limitados, obrigando-nos a executar outras funções em paralelo”, comenta.

SOLUÇÃO

SIECON, Sistema Integrado Especializado em Construção, é um ERP diferenciado, pois é modelado e desenvolvido pela empresa POLIVIEW exclusivamente para atender os segmentos de Engenharia Civil, Construção e Incorporação, proporcionando gestão segura, maior produtividade e redução de risco nas tomadas de decisão.

“O que é de grande importância – e que nos satisfaz – é o fato de termos um contato imediato com tudo o que se passa em uma determinada obra, como compra de materiais, cotações, aprovação dos orçamentos e tudo que envolve a parte de suprimentos. SIECON permite que o cronograma da obra flua de forma muito mais organizada e rápida”, destaca Claudinéia, da RD Engenharia.

A profissional explica, ainda, que após a obra, a contabilidade tem  acompanhamento real do financeiro que controla o que foi pago, condições de fornecedores e eventuais juros. As  áreas de suprimentos, engenharia e coordenadoria também ficam cientes de tudo.

“Além de nos fornecer o cadastro diverso de fornecedores, empreendimentos, empresas e plano financeiro no geral, SIECON possibilita a visualização de todo o fluxo de caixa. Utilizamos, também, o CRM para atender o segmento imobiliário e fiscal”, complementa.

Marcus Paulo, da DBI, também ressalta os benefícios que o ERP proporciona para sua empresa. “Esta é uma ferramenta imprescindível para a gestão de controladoria da DBI, porque atende todas as nossas necessidades. Com o SIECON ganhamos maior capacidade para gerenciar várias incorporadoras com pouca mão de obra de controladoria; integralidade das informações; propriedades de dados; agilidade na confecção de relatórios gerenciais; sistema contábil seguro e prático para lançamentos; e muito mais”, ressalta.

Suporte

A atuação do SIECON nas empresas vai muito além da diversidade de recursos que fornece. A POLIVIEW disponibiliza um suporte online que organiza chamados e audita informações para maior segurança e praticidade do cliente.

Daniel Veluk, responsável pelo departamento financeiro da DBI, conta os benefícios que este serviço proporciona ao seu dia a dia. “Eu consigo acionar o suporte de qualquer lugar e a qualquer momento. E o melhor: tenho o acompanhamento completo da minha solicitação, o que facilita a cobrança de um resultado mais eficiente”.

Geralmente, os suportes ou treinamentos locais demandam muito mais tempo, custo e burocracia. Já a utilização online do suporte da POLIVIEW é gratuita e prática.

“É tudo muito simples. Posso fazer a minha requisição até mesmo com um celular 3G. E se for algum problema mais urgente, aciono a equipe do suporte pelo Skype. Ou seja, de qualquer forma eu tenho um canal direto com o atendente do suporte o que, com certeza, gera uma resolução muito mais rápida para eventuais problemas”, afirma Daniel.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

Atualmente utilizado por mais de 9.000 usuários e 500 empresas em todo país, o SIECON, Sistema Integrado Especializado em Construção, é um ERP (Enterprise Resource Planning), modelado e desenvolvido pela POLIVIEW, exclusivamente para atender os segmentos de Engenharia Civil, Construção e Incorporação. Abrange desde a Análise de Viabilidade Econômica e Financeira do Empreendimento, passando pelas áreas de Engenharia, Suprimentos, Finanças, Comercial e Contábil-Fiscal, CRM, Recursos Humanos, Business Intelligence, Qualidade, Gestão de Frotas, entre outros, sendo viável às empresas de pequeno, médio e grande porte.

A solução é totalmente integrada e pode ser comercializada por módulos, de acordo com a necessidade ou porte da Empresa. Uma das principais vantagens do SIECON para esse setor é a integração online e em tempo real de filiais e canteiros de obras com o escritório central. O resultado é a obtenção de eficiência com redução de custos e riscos operacionais.

O sistema também proporciona segurança, gerando senhas de acesso, conferências eletrônicas, alçadas de aprovação e uma série de controles cruzados.

Conceito de Customização Coletiva

As constantes implementações no sistema SIECON, denominadas Customizações Coletivas, com base nas demandas dos  mais de 500 clientes, garantem a atualização constante do projeto de informatização de sua empresa, dentro das melhores práticas de mercado, sem custo adicional.

Clique para obter catálogo e outras informações deste produto.

Veja mais produtos da POLIVIEW disponíveis no Canal de Especificação Online.
Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

SIECON

Estudos de Casos