Localizado na zona oeste de São Paulo e próximo a importantes centros comerciais, culturais e de lazer, o bairro planejado Jardim das Perdizes tem área de 250 mil m² que abriga 32 torres, entre residenciais e mistos, todos cercados por mais de 50 mil m² de área verde.
O empreendimento destaca-se por sua infraestrutura completa, que prioriza conforto, segurança e bem-estar aos moradores e frequentadores, além de instalações totalmente voltadas à preservação do meio ambiente. São 2,2 mil árvores de mais de 40 espécies, iluminação LED, fiação subterrânea e pavimentação com 100% de permeabilidade.
Também conta com recursos que buscam a interatividade entre os usuários, como pista de cooper, ciclovia, playground, bancos para descanso/leitura e área de lazer para a terceira idade.
Em um projeto de grandes proporções como o Jardim das Perdizes, um dos principais objetivos construtivos é aumentar a produtividade com redução de custos e mão de obra. Nesse sentido, a busca por tecnologias diferenciadas no mercado torna-se uma prioridade, a exemplo do que aconteceu no Recanto Jacarandá – W218 –, edifício que faz parte do bairro planejado.
Ao se definir o revestimento externo do prédio, existia uma clara preocupação não apenas com a qualidade do acabamento, mas também com a logística de abastecimento dos materiais e com o próprio canteiro (o processo deveria gerar o menor impacto possível e não atrasar as etapas de aplicação).
Assim, o sistema de argamassa projetada foi escolhido como o mais adequado para a obra do Recanto Jacarandá. Em razão de sua aplicação mecânica e uniforme, o método melhora a produtividade desta etapa da obra, garante mais qualidade ao acabamento e aumenta a eficácia da aderência da argamassa à superfície de aplicação.
Em teste realizado pela Votorantim Cimentos durante oito semanas, percebeu-se que o fornecimento da argamassa a granel (por meio de silos) traria resultados mais eficazes do que a distribuição ensacada. Enquanto com a primeira opção foram despendidas 18 horas trabalhadas indiretas – o que contempla, praticamente, a pressurização para a subida do material no pavimento –, a segunda levou 179 horas trabalhadas indiretas, considerando o transporte vertical de sacos até os pavimentos. De acordo com o gerente de desenvolvimento técnico de mercado da Votorantim Cimentos, Marcus Israel Coimbra, o principal benefício do fornecimento a granel é a economia no transporte do material – principalmente o vertical – e no processo de mistura e aplicação mecanizada das argamassas.
"Com o silo, a produtividade é muito maior. Ele é locado na obra estrategicamente de modo a atender as fachadas nas quais a argamassa deverá ser aplicada. A mistura do pó com a água é feita somente no andar por meio de um misturador mecânico que fica próximo ao local da aplicação. Na sequência, a argamassa é bombeada, transportada por mangotes e projetada na parede por um profissional treinado a partir de um bico pressurizado. Com a argamassa ainda fluída, inicia-se o processo de acabamento com a ‘régua H’, ferramenta utilizada para remover o excesso de material, deixando a superfície lisa e bem próxima da espessura final. O desempeno (acabamento) da argamassa é realizado de forma tradicional com o uso de desempenadeira. Vale destacar que o excesso de argamassa removida com a ‘régua H’ retorna ao sistema, ajudando a reduzir de forma considerável as perdas", explica Coimbra.
Foram 1.144,79 m² de argamassa projetada pelo fornecimento a granel em revestimento externo nas fachadas do edifício. “A equipe da Votorantim Cimentos ajudou a definir o melhor local para a instalação do equipamento (interferindo o mínimo possível no canteiro), no dimensionamento e no treinamento das equipes de projeção do empreiteiro, no acompanhamento da rotina de abastecimento e nas visitas técnicas semanais, verificando a qualidade da operação", ressalta Coimbra.
A Votorantim Cimentos oferece o Sistema Matrix para a aplicação de uma linha completa de argamassas com uso de silo. Trata-se de uma solução ideal para obras verticais, tendo em vista a considerável economia de espaço no canteiro, tempo e mão de obra no transporte vertical. Garante, também, maior produtividade, redução de perdas e mão de obra no processo de mistura e aplicação (este último no sistema de argamassa projetada).
Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb