menu-iconPortal AECweb

Concreto autoadensável é solução ágil e econômica para o Residencial Allegro

Material se destacou pelo excelente acabamento em comparação ao concreto convencional, além de apresentar fissuração por retração muito menor

Residencial Allegro
CCA tem alta fluidez e evita patologias ligadas à retração e à separação dos componentes do concreto (foto: divulgação/Votorantim Cimentos)


Concebido próximo aos principais pontos comerciais da cidade de Jundiaí (SP), como bancos, supermercados e escolas, o Residencial Allegro tem uma torre única com 17 andares (térreo garden, 14 pavimentos tipo e dois pavimentos). No total, compreende 126 unidades de 77,90 m² e 122 m².

Com área construída de 5,5 mil m², o edifício possui infraestrutura completa e diferentes itens de lazer, como piscinas (adulta e infantil), deck molhado, solarium, salões de festas e de jogos, sala de ginástica, brinquedoteca, playground, churrasqueira e quadra poliesportiva.

DESAFIO

A qualidade do concreto é determinante para o sucesso de qualquer obra. Ciente disso, a Construtora F A Oliva buscou no mercado uma empresa com capacidade técnica para produzir e fornecer a solução adequada para a execução do empreendimento. A exigência era por um concreto que se destacasse pelo acabamento e aplicação – simples, rápida e com o menor custo de mão de obra.

SOLUÇÃO

A escolha foi o concreto autoadensável (CAA), um material cimentício que se molda nas fôrmas, preenchendo cada espaço exclusivamente pela ação da gravidade, sem a necessidade de qualquer método de compactação ou adensamento mecânico. Dessa forma, reúne três propriedades: alta fluidez, elevada coesão (para que a mistura escoe intacta entre as barras de aço e as fôrmas) e grande resistência à segregação.

“A alta fluidez do CAA é obtida pela utilização de aditivos de última geração à base de policarboxilatos, o que diminui a demanda de água no concreto. Por isso, é possível evitar uma série de patologias ligadas à retração e à separação dos componentes do concreto, entre elas o aparecimento de bicheiras – devido à ocorrência de segregação –, manchas ou fissuras superficiais – por conta da excessiva exsudação”, explica Marcus Israel Coimbra, gerente de desenvolvimento técnico de mercado da Votorantim Cimentos.

Em um teste realizado na concretagem de meio andar tipo (36 m³) do edifício, foi possível constatar os benefícios do CAA em comparação ao concreto convencional (CC). A análise consistiu nas atividades de fôrma, lançamento de concreto, vibração, sarrafeamento e acabamento, fiscalização geral e de instalações.

A aplicação do CAA com a fôrma de madeira, por exemplo, resultou em duas horas e cinco minutos de trabalho com 37,5 homens por hora. Esses números foram obtidos em razão da característica deste concreto, que dispensa algumas etapas, como a vibração.
Em contrapartida, a utilização do CC com a fôrma de madeira realizou-se em três horas e 35 minutos, sendo necessária mão de obra maior (aproximadamente 82,4 homens por hora).

“O uso do CAA resulta em acabamentos arquitetônicos que não seriam possíveis com o uso de CC. Além disso, as propriedades que definem o concreto como autoadensável também garantem outras vantagens, como a redução de mão de obra no canteiro durante a concretagem, otimização do tempo necessário para a aplicação e o adensamento do concreto, e diminuição do nível de ruído – já que elimina o adensamento mecânico. Também permite a concretagem de peças com alta densidade de armadura e de seções reduzidas”, ressalta Coimbra.

Quanto ao acabamento das lajes do empreendimento, foi possível observar que a face superior dispensou o contrapiso, enquanto a face inferior possibilitou o acabamento direto com estucagem e pintura. Além disso, teve fissuração por retração muito menor em comparação ao uso do CC.

DESCRIÇÃO DO SERVIÇO

O concreto autoadensável (CAA) é desenvolvido com aditivos superplastificantes, que proporcionam maior facilidade de bombeamento, excelente homogeneidade, resistência e durabilidade. Essas características permitem que o concreto preencha todos os espaços da fôrma sem a necessidade de intervenções. Também dispensa o uso de vibrador, não segrega nem aprisiona o ar em excesso. A Engemix – empresa que pertence ao negócio de concreto da Votorantim Cimentos – ficou responsável por desenvolver e fornecer este concreto para a obra do Residencial Allegro.

Veja mais produtos deste fornecedor disponíveis no Portal AECweb

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

1203 (7 MPA) Assentamento de Vedação e...

Download de catálogo

1204 (10 MPA) Assentamento de Vedação...

Download de catálogo

1205 (14 MPA) Assentamento de Vedação...

Download de catálogo

2101 Revestimento Interno – Matrix

Estudos de Casos

Informativos Técnicos