A cadeia produtiva da construção civil é uma das maiores consumidoras de matérias-primas naturais, sendo responsável por aproximadamente 20 a 50% do total de recursos naturais consumidos pela sociedade.
O Brasil produz cerca de 54 milhões de pneus por ano, sendo que cerca de um terço é exportado para outros países e o restante é utilizado em veículos nacionais. Após a utilização, os pneus sem uso são jogados em aterros sanitários, lixões, beiras de estradas, rios, entre outros locais abertos. Já que são biodegradáveis, os pneus acarretam graves problemas ao ambiente, facilitando a reprodução de insetos e roedores, além de obstruir e poluir os canais dos rios.
PRODUTO SUSTENTÁVEL
Para ajudar a evitar esses males ao meio ambiente, a Engemix - em parceria com o Instituto Via Viva - pensou numa maneira de criar uma nova linha de concreto, a fim de oferecer vantagens técnicas e inovadoras para aplicação em diferentes áreas da construção civil, além de colaborar efetivamente com o meio ambiente oferecendo inúmeras vantagens sociais, ambientais e econômicas.
Desta iniciativa surgiu o Concreto Ecológico, no qual parte das britas é substituída por agregados provenientes da trituração de pneus inservíveis, e qualquer outro material de borracha que tenha chegado ao final do seu ciclo de vida, o que ajuda a minimizar os impactos até hoje sofridos pela natureza.
O Concreto Ecológico permite utilização máxima de 30% de brita de borracha, produzida a partir de pneus triturados. A proporção muda conforme a aplicação. A mistura leva em média 15 pneus de caminhão por m³, uma proporção indicada para calçadas com 5 cm de espessura. Uma barreira de contenção, por exemplo, pode consumir cerca de 6,4 pneus de caminhão para cada m³ de concreto ecológico.
FORMAS E APLICAÇÕES
O Concreto Ecológico, primeiramente, foi criado para ser usado nas barreiras rodoviárias, pois absorve melhor o impacto, reduzindo os ferimentos provocados nos passageiros em caso de colisão.
Além disso, pode ser aplicado com um ótimo desempenho em peças como pisos, calçadas, sarjetas, dormentes, isolamento termo-acústico, placas de concreto, entre outras.
Abaixo, mais algumas possibilidades de uso e vantagens:
Pisos e Pavimentos Rústicos: têm características antiderrapante, pois as borrachas ficam aparentes na superfície do piso. Aplicação adequada para calçadas e estacionamentos;
Pisos e Pavimentos Lisos: no acabamento liso, as borrachas que substituem a brita não ficam aparentes na superfície, sendo uma opção para quem deseja utilizar o material;