menu-iconPortal AECweb

Drywall é destaque em projeto de alto padrão

Placo Habito, Chapa 4pro e outros produtos da Placo estão em diversas partes de edifício, garantindo flexibilidade, acústica e resistência a cargas de fixação

Edifício Copenhagen em obras
O Edifício Copenhagen tem 180 m de altura (Foto: Divulgação/Placo)

Quem transita pela avenida Atlântica, na região central de Balneário Camboriú (SC), dificilmente deixa de notar as obras do Edifício Copenhagen. O esguio prédio destaca-se dos vizinhos pela sua altura de 180 metros. De frente para o mar, o empreendimento residencial de alto padrão começou a ser construído em 2017 pela incorporadora Cechinel. A expectativa é que a entrega dos apartamentos aconteça em agosto de 2022.

Distribuídas em 52 pavimentos, as 41 unidades terão tamanhos que variam de 232 m² a 680 m² — resultando em 23.970 m² de área total. O projeto tem, ainda, outro diferencial importante: o aproveitamento do sistema drywall em diversos espaços de todos os andares.

DESAFIO

Uma das principais preocupações na etapa de especificação dos materiais era se o drywall seria capaz de atender aos requisitos de conforto acústico e resistência mecânica. Havia também a necessidade de o sistema proporcionar liberdade para que os futuros moradores fixassem objetos nas paredes sem nenhum problema. Tudo isso sem deixar de lado a estética, que precisava manter a sintonia com o alto padrão do projeto. Outras exigências eram que o produto tivesse execução rápida e gerasse poucos resíduos.

SOLUÇÃO

De acordo com Luiz Dalsasso Neto, engenheiro civil da Cechinel, a escolha pelo drywall se mostrou acertada. As soluções de construção a seco empregadas foram fornecidas pela Placo, integrante do Grupo Saint-Gobain. Para garantir a qualidade do sistema, a empresa desenvolveu protótipos e realizou testes em conjunto com os responsáveis pelo projeto.

A Placo foi selecionada para participar da obra por ter sido a única que ofereceu uma chapa de gesso que agrega isolamento acústico e resistência contra impactos, além de possibilitar a fixação de cargas. Essa é a Placa Habito, utilizada nas paredes internas dos apartamentos. Já os forros das unidades habitacionais receberam a Chapa 4pro (com bordas rebaixadas).

As vantagens do drywall não ficaram restritas aos ambientes privativos. Isso porque os produtos da Placo também estão nas áreas comuns, espaços de lazer e lobby, assim como no fechamento da garagem e nos shafts externos. Para a execução dos sistemas, a empresa forneceu outras soluções de seu catálogo, como a Massa Placojoint PR2 e a Massa Placomix. Já o Grupo Saint-Gobain ampliou a sua participação no projeto com produtos como a lã de vidro e o sistema Optima Piso (ambos da Isover).

“Escolhemos o Grupo Saint-Gobain pela qualidade técnica, atendimento, ampla variedade de materiais e sistemas compatíveis com o nosso padrão”, enumera Dalsasso, informando que o tempo de execução do sistema drywall variou de acordo com a unidade, pois cada uma tinha seu próprio grau de dificuldade por conta do tamanho e da personalização. Além da qualidade, o engenheiro enumera como principais vantagens do sistema a rapidez na instalação, a obra limpa, a facilidade na estocagem e a praticidade no retrabalho (modificações de projeto).

“Provamos que é sim possível executar uma obra de altíssimo padrão com o drywall. Quebramos paradigmas culturais relacionados ao sistema (ineficiência acústica, impossibilidade de fixação de móveis, entre outros) e desmitificamos o fato de que o produto pode ser usado apenas em habitações populares”, ressalta Dalsasso, destacando que empilhar tijolos é algo do passado. “Assim como outros setores produtivos, a construção tem que inovar. Não dá mais para empilhar tijolos e quebrar grande parte das paredes em seguida para a passagem de sistemas elétricos e hidráulicos, gerando assim caminhões de entulho”, opina.

DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

A Placa Habito reduz a propagação de ruídos em até 50% e garante resistência a impactos 9 vezes superior se comparada às peças convencionais. Extremamente forte, suporta fixação de cargas de até 100 kg por ponto fixado direto na chapa (com bucha basculante de braço metálico) ou 35 kg por ponto com parafuso de madeira 5x50 sem o uso de bucha (parafusado direto na placa). Em ambos os casos, são cargas rente a parede e sem a utilização de reforços.

Ideal para paredes, forros e divisórias, o produto pesa 12 Kg/m² e tem espessura de 12,5 mm, largura de 1.200 mm e comprimento de 2.000 mm. Além disso, apresenta resistência ao fogo em conformidade com a classificação II-A da IT-10 do Corpo de Bombeiros de São Paulo.

Descrição da Obra
Local: Balneário Camboriú (SC)
Data: 2017 a 2022
Execução: Incorporadora Cechinel
Fornecedor: Placo
Produtos: Placa Habito | Chapa 4pro | Massa Placojoint PR2 | Massa Placomix

Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Montante (M48, M70, M90)

Download de catálogo

Perfil F530

Download de catálogo

Rodapé de Impermeabilização

Download de catálogo

Guia (G48, G70, G90)

Estudos de Casos

Informativos Técnicos