Glasroc X suporta temperaturas de até 80°C e possui baixa absorção

A placa de gesso da Placo possui alto desempenho e pode ser usada em fachadas expostas às intempéries e ambientes internos com elevado índice de umidade. Descubra mais sobre o produto e tire suas principais dúvidas

Glasroc X, da Placo, pode ficar exposta a intempéries por no máximo um ano, desde que utilizado todo

Glasroc X, da Placo, pode ficar exposta a intempéries por no máximo um ano, desde que utilizado todo

Por conta da agressividade de ambientes externos, a maioria das placas de gesso é limitada ao uso interno. Porém, a Placo (do grupo Saint-Gobain) desenvolveu a Placa Glasroc X, altamente resistente e própria para ser utilizada em áreas externas.

Revestida com véu de vidro e aditivos especiais que garantem proteção contra intempéries e raios UV, a Glasroc X proporciona maior produtividade, flexibilidade e facilidade na instalação. O produto é recomendado para diferentes aplicações: fachadas, beirais, muros, varandas, terraços, vestiários, cozinhas industriais, piscinas cobertas e outros espaços.

Que saber mais sobre a Glasroc X da Placo? Confira abaixo e tire suas dúvidas!

A placa suporta temperaturas de até quantos graus Celsius (°C)?

Glasroc X foi produzida levando em consideração as condições climáticas do Brasil e, por isso, suporta até 80°C com o sistema completo (perfis de Light Steel Frame, lã de vidro da Isover, placas de gesso acartonado, membrana hidrófuga Tyvek HomeWrap, malha GRX, Placoplast Basecoat e revestimento decorativo).

Existe algum risco para as instalações de fachadas que utilizam o Basecoat (argamassa cimentícia para revestimento) sobre a placa de gesso Glasroc X, sem o painel de isolamento térmico externo?

Não existe! Diferentes países da América e da Europa começaram a utilizar esse método após diversos estudos e testes.

Por ter composição de gesso, a placa possui alta absorção de água?

O produto da Placo é feito com alta tecnologia e aditivos especiais em seu núcleo que repelem a água. Além disso, utiliza como revestimento da placa um véu de fibra de vidro que reforça sua resistência mecânica e a torna incombustível, garantindo alta resistência à umidade e raios UV.

A placa possui ainda uma absorção de superfície de 45 g/m² a 90 g/m², garantindo que – mesmo em caso de fissuração da argamassa – a água não entre em contato com o núcleo de gesso.

Duas imagens de sobrado. A da direita a casa está revestida pela placa Glasroc X da Placo e na da esquerda a casa com revestimentoO produto é resistente contra mofo, raios UV, umidade e outras intempéries (Fotos: Divulgação/Placo)

A placa Glasroc X da Placo pode ficar exposta por quanto tempo?

As placas podem ficar expostas a intempéries por até um ano. Dentro desse prazo, deve ser executado o tratamento de juntas e a camada de cobertura superficial com Placoplast Basecoat e malha de juntas e superfície Placo.

Glasroc X somente pode ser utilizada como revestimento de tijolos, fachada cerâmica ventilada ou sistema EIFS (EPS ou XPS)?

Não! Além do Brasil, os Estados Unidos e países da Europa recomendam a utilização da placa com o sistema DAFS (acabamento aplicado direto sobre o produto).

De quem é a responsabilidade da garantia de performance da solução e dos produtos?

A Placo do Brasil garante a performance dos produtos ofertados ao mercado, mas o instalador tem a responsabilidade de aplicar corretamente o sistema (seguindo as recomendações do fabricante), sendo obrigatório o uso de todos os componentes do sistema recomendados e validados pela empresa.

Glasroc X pode ser instalada em grandes obras?

A placa Glasroc X da Placo tem espaço em projetos de grande relevância, pois garante maior produtividade, flexibilidade e facilidade nas instalações. A aplicação pode acontecer tanto em ambientes externos com exposição direta a intempéries, quanto em áreas internas.

Quais normas o produto segue?

No Brasil:

  • NBR 15575 – Edificações Habitacionais – Desempenho;
  • NBR 16831 – Chapas de Gesso Diferenciadas para Drywall;
  • RTA IPT 158022-205 – Desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para validação da placa Glasroc X para aplicação em fachadas.

Já internacionalmente, segue:

  • ASTM C1177 – Standard Specification for Glass Mat Gypsum Substrate for Use as Sheathing;
  • ASTM C473 – Standard Test Methods for Physical Testing of Gypsum Panel Products;
  • EN 15283 – Gypsum boards with fibrous reinforcement - Definitions, requirements and test methods.
Mercado da obra

Produtos Relacionados

MAIORES INFORMAÇÕES

Catálogos para download

VER MAIS CATALOGOS
Download de catálogo

Cantoneira CR2

Download de catálogo

Montante (M48, M70, M90)

Download de catálogo

Perfil F530

Download de catálogo

Rodapé de Impermeabilização

Estudos de Casos

Informativos Técnicos