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Obra do Floripa Airport com construção leve reduz custos e prazos

Construído em 7 meses, o aeroporto usou os produtos da Saint-Gobain, que também ajudaram o empreendimento a obter a certificação LEED de sustentabilidade

Com 35 mil m², o Floripa Airport é o aeroporto internacional de Florianópolis (SC), concedido ao Zurich Airport Group.

O local possui toda a infraestrutura necessária para esse tipo de empreendimento: áreas administrativas, salas de embarque e desembarque (doméstico e internacional), lojas, praça de alimentação, terraço panorâmico e espaço para eventos.

Desafios

A construtora Racional Engenharia e a Idea Sistemas — que atua no segmento de construção a seco — enfrentaram diversos desafios para entregar o aeroporto, tais como:

  • Executar o serviço dentro de um prazo escasso (apenas sete meses);
  • Fazer a obra com acabamento de alto padrão;
  • Adequar a estrutura para suportar os fortes ventos da região;
  • Utilizar materiais de ótimo custo-benefício e dentro do orçamento.

Nova especificação de produtos

Embora o projeto original tivesse estabelecido a especificação dos materiais de uma determinada marca, não existia um portfólio tão vasto à disposição, capaz de atender aos requisitos da obra. Também era necessário contar com um parceiro que prestasse suporte técnico full time, apoiando nas diferentes frentes — da especificação à execução.

Fachada do Floripa Airport iluminada pelo sol

Legenda: O Floripa Airport recebeu na fachada ventilada a placa cimentícia Brasilit (Foto: Divulgação/Idea Sistemas)

Saint-Gobain como solução

“Durante a fase de concorrência, eu fiz uma nova especificação com todos os produtos da Saint-Gobain”, comenta Levi Simões, owner da Idea Sistemas. Ele lembra da parceria duradoura com o grupo (desde 2002) e da ampla cartela de produtos, que atenderia todas as necessidades prévias da obra.

Aplicação na fachada ventilada

O sistema de fachada leve com placa cimentícia da Brasilit foi aplicada e trouxe: alto desempenho térmico e acústico, excelente impermeabilização, leveza e durabilidade.

Além disso, com esse sistema de vedação, a obra obteve maior controle dos gastos e economia com prazo de entrega e custo total (em até 6%). Afinal, a utilização do material não exigiu tantas viagens de empilhadeiras (otimizou o tempo de logística em até 90%). Sem dizer na redução de entulho.

Outras soluções para fachadas também foram utilizadas, como a Placa Glasroc X da Placo — uma chapa de gesso revestida em ambas as faces com véu de vidro e aditivos. Isso garantiu resistência às intempéries, como umidade, raios UV e mofo.

Aplicação nas divisórias internas

Para as divisórias internas do Floripa Airport, a solução escolhida foi a Placa Resistente ao Fogo (RF) da Placo.

Com espessura de 12,5 mm, a placa proporcionou resistência ao fogo (de acordo com os requisitos dos bombeiros), devido ao uso do gesso aditivado entre duas lâminas de cartão. Além disso, é um produto atóxico.

Aplicação no teto

No teto da edificação, foi instalado o forro removível em gesso Gyprex Clean da Ecophon. Com acabamento em vinil branco (na face aparente) e revestimento com película de alumínio (no verso), o produto garante maior resistência e durabilidade contra goteiras e impurezas provenientes do entreforro, além de fácil manutenção, ótimo acabamento, instalação rápida e limpa, assim como excelente custo-benefício.

Outras aplicações

O Aeroporto de Florianópolis contou, ainda, com as placas ST e RU e a argamassa cimentícia Placoplast Basecoat (ambas da Placo ), além da lã de vidro Wallfelt da Isover.

Interior do aeroporto vazio, com estruturas de obra

Legenda: As divisórias internas do Floripa Airport receberam a Placa Resistente ao Fogo (RF) da Placo (Foto: Divulgação/Idea Sistemas)

Resultados

As soluções da Saint-Gobain possibilitaram uma execução dentro do prazo, com segurança, excelente custo-benefício e resistência em qualquer condição climática (principalmente diante dos fortes ventos da região), além de acabamento de alto padrão.

Além disso, a empresa fez todo o acompanhamento da instalação dos produtos junto com a Idea Sistemas, garantindo a execução correta.

"O acompanhamento técnico da Saint-Gobain faz muita diferença para uma obra desse porte", comenta Levi.

Floripa Aiport rodeado por lago, pedestres e carros

Legenda: O Floripa Airport recebeu a certificação LEED (Foto: Divulgação/ Idea Sistemas)

Economia

Essas não foram as únicas vantagens que os produtos da Saint-Gobain trouxeram.

Uma das partes mais importantes para o projeto era que as soluções empregadas não ultrapassassem o orçamento estipulado. E os produtos não só garantiram isso, mas também grande economia na obra.

"Conseguimos gerar economia com a mudança de especificação no projeto estrutural e a adequação das especificações das placas, sem perder qualidade ou comprometer o prazo de execução”, afirma Simões.

Sustentabilidade

A obra também recebeu a certificação LEED de sustentabilidade. A economia circular ligada aos produtos e a diminuição da emissão de CO² (1/5 em comparação com as obras de alvenaria) contribuíram para a creditação.

Obra vendedora do Prêmio TOP

O Floripa Airport foi vencedor da 4ª edição do Troféu de Obras Placo, premiação que reconhece os melhores instaladores do sistema de construção a seco, na categoria "Não Residencial".

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